quarta-feira, 31 de março de 2010

Arquivo de Março - 2010

Debate, decisões e deliberações este foi o foco principal da 1ª Conferencia de Economia Solidária em São Lourenço do Sul - 31/03/2010


Um local aberto para opiniões, expressões e deliberações futuras para a Economia Solidária de São Lourenço do Sul, isso foi o que a 1ª Conferencia da EPS proporcionou nesta última quinta-feira (25), ao expressivo público que se fez presente no auditório da escola municipal Marina Vargas.

A conferencia que teve como tema, “Economia Solidária como Estratégia e Política de Desenvolvimento Local” iniciou pela parte da manhã com a formação da mesa oficial que contou com a presença do Vice-Prefeito, Daniel Raupp, do Secretário de Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Zelmute Oliveira, do Presidente da Câmara de Vereadores, Amilton Strelow, do Presidente da Associação Industrial e Comercial, Leonard Iepsen e do Pastor da IECLB, Arthur Presser.

Gilmar Pinheiro - Coordenador de Cultura do Municipio, Renato Dela Veccia - Professor de Ciência Política da UCPEL, Zelmute Oliveira - Secretário de Turismo, Indústria e Comércio e Reinaldo Tilmman. Professor da Escola de Direito da UCPEL

Na ocasião o secretário Zelmute Oliveira, falou sobre a importância da Economia Solidária como uma política pública de combate ao desemprego e a pobreza. “A Economia Solidária vem ganhando espaço e visibilidade como uma questão mundial nos dias atuais. A linha de debate que vem sendo construída traz como referencia uma economia solidária que servirá como principal forma de combate ao desemprego. Estamos chegando ao fim da imagem cotidiana do tradicional emprego formal, aquele que configura por anos a realidade da mesmice com hora certa de chegada e de saída do local de trabalho. Esta nova construção de emprego vem de encontro com a economia solidária que permite do jovem ao aposentado a visão de formalizar empreendimentos sólidos através do trabalho realizado em parceira e com solidariedade mutua. Conseguimos aqui em São Lourenço trazer esta nova visão de desenvolvimento de emprego e renda. Através da atual Administração que construiu um governo onde todos têm voz ativa de decisão constitui-se assim uma nova realidade através do apoio na construção de um Departamento que cuide especificamente da Economia Solidária em São Lourenço”, ressaltou o secretário.

Após a abertura oficial foi aberto o trabalho, com as apresentações dos dois primeiros eixos-temáticos, “As configurações do Mundo do Trabalho”, ministrado pelo professor da Escola de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), Reinaldo Tillmann e o eixo “Limites e Perspectivas da Economia Solidária” , palestrado pelo Professor de Ciência Política da UCPEL, Renato Della Vechia.

Na parte da tarde foi a vez da apresentação do terceiro eixo-temático que foi “A política de Economia Solidária em São Lourenço do Sul”, ministrado pelo secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Zelmute Oliveira. Em seguida foi realizado um debate em grupos que deliberou em cima do que foram apresentados e discutidos nos três eixos-temáticos, os novos rumos da Economia Solidária em São Lourenço e as ações que devem ser apresentadas nas conferencias, Regional, Estadual e Nacional, que acontecem até junho desse ano.



São Lourenço do Sul realiza a 1ª Conferência Municipal de Economia Solidária - 23/03/2010

Economia Solidária com Estratégia e Política de Desenvolvimento Local, este será o tema abordado na 1ª Conferência Municipal de Economia Solidária, que será realizada no próximo dia 25 de março, às 8h 30min no auditório da E.M.E.F. Marina Vargas em São Lourenço do Sul.
A Conferência Municipal faz parte da linha de debates que integra a Conferência Estadual que tratará o “direito às formas de organização econômica baseada no trabalho associado, na propriedade coletiva, na cooperação e na autogestão, reafirmando a economia solidária como estratégia e política de desenvolvimento”, que acontece no dia 24 de abril em Porto Alegre.

O objetivo central é formalizar através dessas discussões e debates as linhas de ações que serão tratadas na II Conferência Nacional de Economia Solidária (CONAES), que tem como tema este ano, “Pelo direito de Produzir e Viver em Cooperação de Maneira Sustentável”. A CONAE, também abordará os temas das contribuições livres das conferências Estaduais, que se agruparam na temática principal que é a “Economia Solidária como estratégia e política de desenvolvimento (sustentável, solidário e includente)”.

A Economia Solidária este ano também faz parte da Campanha da Fraternidade, que esta trazendo o tema “Economia e Vida” e trabalhando como lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24c).

Economia Solidária em São Lourenço do Sul, cinco anos valorizando o trabalho de grupos organizados no Município

O Programa Municipal de Economia Solidária foi instituído em 2005, através de lei municipal Nº 2689 , com o objetivo de gerar trabalho e renda através de apoio aos grupos já existentes no município.

Hoje a programa atende mais de 15 grupos, totalizando uma geração de renda no valor de R$ 1.518.383,81, desde sua criação. O Programa Municipal de Economia Solidária tem um departamento próprio e é subordinado a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de São Lourenço do Sul.

Maiores informações sobre o evento podem ser adquiridas pelo fone: (53) 3251.9530.

Confira programação da 1ª Conferência Municipal de Economia Solidária:

8:30 h – Credenciamento.

Exposição dos produtos dos Grupos de Economia Solidária.

9:30 h – Abertura oficial pelas autoridades:

10:00 h – As Novas Configurações do Mundo do Trabalho.

Palestrante: 1- Reinaldo Tillmann, Professor Escola de Direito UCPEL.

2- Comunidade Católica, Iclb.

10:30 h – Cofee Brack

10:45 h – Limites e Perspectivas da Economia Solidária.

Palestrante: 1- Renato Della Vechia-Professor de Ciência Política na CPEL.

13:30 h – A Política de Economia Solidária em São Lourenço do Sul

– Princípios e Diretrizes de Economia Solidária em São Lourenço do Sul.

14:00 h – Trabalho em Grupo.

15:30 h – Relato e encaminhamento das propostas do trabalho em grupo

17:00 h – Encaminhamento e orientação do texto base para 2ª Conferência Regional.

18:00 h – Encerramento


Pesquisa Marcas de Quem Decide 2010 aponta São Lourenço do Sul como 5° município do Estado na preferência do empresariado - 23/03/2010

Na foto o secretário Zelmute Oliveira com o Presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis –  José Reinaldo Ritter

A Pesquisa Marcas de Quem Decide 2010, promovida pelo Jornal do Comércio e QualiData Pesquisas e Conhecimento Estratégico, aponta São Lourenço do Sul como 5° município na preferência do empresariado do Rio Grande do Sul na categoria Destino Turístico Estadual.

O certificado de reconhecimento foi entregue nesta terça-feira 9, em solenidade realizada no Hotel Plaza São Rafael em Porto Alegre. Na ocasião o secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio Zelmute Oliveira recebeu a distinção pelo município.

Esta pesquisa é realizada há 12 anos e certifica as melhores marcas do Estado em diversas categorias. Gramado, Canela, Bento Gonçalves, Torres e São Lourenço do Sul são os apontados na preferência do turismo gaúcho. Para Zelmute Oliveira, a distinção é resultado de um esforço coletivo, “nosso governo, em parceria com o setor privado e a comunidade local são os protagonistas desta conquista. Nossa meta de longo prazo é consolidar São Lourenço do Sul como o município de melhor qualidade de vida no Rio Grande do Sul, trabalhando o turismo de forma associada a outros arranjos produtivos, diversificando a nossa economia e projetando uma perspectiva ascendente de geração de emprego, renda e inclusão social”, enfatizou.


Chega ao fim a 26ª edição do maior evento nativista do estado, o Reponte da Canção - 23/03/2010



Mais uma edição que chega ao fim, mais um ano de repleto sucesso, essas foram às conotações que o 26º Reponte da Canção consolidou em 2010. Considerado como um dos principais Festivais Nativistas do Rio Grande do Sul encerrou mais uma edição, repleto de tradição representando a cultura gaúcha.

Vinte e seis anos de festival, centenas de músicos, instrumentistas, artistas de todo o Rio Grande e do grande pampa mantendo viva a chama da tradição. Neste palco brotaram temas símbolos de nosso povo, novas expressões surgiram. O gaúcho viu-se por inteiro, da serra ao litoral, passando pela campanha, ultrapassando fronteiras.

Nos últimos dias vimos um espetáculo maduro, estruturado, sólido, houve uma maior integração entre as programações externa e interna ao galpão, o que permitiu aos visitantes poder participar de todo o evento. A Feira de Economia Solidária ganhou um espaço, voltado para o galpão, a fim de valorizar os empreendimentos e facilitar a comercialização.

Muita emoção na Premiação das composições vencedoras do 26º Reponte da Canção

Emoção, este foi o sentimento que não faltou durante a premiação das músicas vendedoras na 26ª edição do Reponte da Canção. O processo que selecionou as 16 composições que competiram no festival fizeram com que os jurados, tivessem muito trabalho durante a árdua etapa de selecionar quem seriam as canções vencedoras do Festival. A premiação teve inicio no final da noite deste último domingo (14) e encerrou mais uma edição do maior evento nativista do Estado do Rio Grande do Sul, o Reponte da Canção, que contou este ano com um grande público presente.

Público escolhe Música e Jurados

Em uma demonstração de democracia e exercício da participação popular o evento proporcionou ao público a escolha da composição mais popular e dos nomes que irão compor o corpo de jurados do 27º Reponte da Canção em 2010.

Conheça a comissão julgadora do 27º Reponte da Canção

Linha Campeira: Lista Número 4

Composta pelos seguintes integrantes: Arabi Rodrigues, Robledo Martins e Alaor Madruga.

Linha Livre: Lista Número 2

Composta pelos seguintes integrantes: Sérgio Napp; Maria Conceição e João Bosco Ayala.

Conheça aqui as classificadas do 26º Reponte da Canção:
LINHA CAMPEIRA

Foto: Rafael Grigoletti

1º Lugar – Troféu Seival: Os Meus Oveiros Andantes

Letra: Lisandro Amaral, Música: Lisandro Amaral e Guilherme Collares

2º Lugar – Troféu Estância do Salso: Seu Espinho e Flor de Tuna (Uma Fábula de Amor no Campo) Toada

Letra: Gujo Teixeira, Música: Cristian Camargo

Melhor Poesia – Troféu Lanceiros Negros: Seu Espinho e Flor de Tuna (Uma Fábula de Amor no Campo) Toada

Letra: Gujo Teixeira, Música: Cristian Camargo

LINHA LIVRE

Foto: Rafael Grigoletti

1º Lugar – Troféu Seival: Essas Casas

Letra: Álvaro Barcellos, Música: Marco Aurelio Vasconcellos

2º Lugar – Troféu Estância do Salso: Navio Negreiro

Letra: Chico Saga, Música: Mário Tressoldi e Nilton Junior

Melhor Poesia – Troféu Lanceiros Negros: Navio Negreiro

Letra: Chico Saga, Música: Mário Tressoldi e Nilton Junior

Composição Mais Popular: Composição Tropeiro das Águas

Letra/ Música: Celino Leite

Melhor Instrumentista- Troféu Ernani Ferreira: Guilherme Collares da composição “Os meus oveiros andantes”.

Melhor Intérprete – Troféu César Passarinho: Robledo Martins, interpretando a música “Ponto Final de ser Ausente”.

Melhor Arranjo Instrumental – Troféu Lagoa dos Patos: Os Meus Oveiros Andantes

Letra: Lisandro Amaral, Música: Lisandro Amaral e Guilherme Collares

Melhor Melodia – Troféu Noel Guarany: Os Meus Oveiros Andantes

Letra: Lisandro Amaral, Música: Lisandro Amaral e Guilherme Collares

Troféu Raízes Homenagem a pessoa ou entidade que destacam-se na história do festival: Funcionária Joice Kaul

O 26º Reponte da Canção foi realizado pela Prefeitura Municipal, através da Casa de Cultura tendo como apoiadores a Agencia de Desenvolvimento do Turismo na Costa Doce- AD Costa Doce, a Adetur, Associação, Comercial e Industrial de São Lourenço do Sul (ACI), Brasil Sensacional e Agência Yaih. SESC-RS. Patrocinadores Ministério do Turismo, Lei de Incentivo a Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul, Caixa Econômica Federal, PETROBRAS, Lei Rouanet – Ministério da Cultura, Arroz Guin, Grupo CEEE, CORSAN, Banrisul e Supermercado Guanabara.


O acontecimento do 26° Reponte da Canção - 23/03/2010

O acontecimento do 26° Reponte da Canção expressa plenamente as conquistas promovidas pelo Governo de Todos de São Lourenço do Sul. Simboliza os resultados das transformações que vem sendo construídas desde 2005 com o protagonismo da participação popular. O evento está consolidado entre os principais festivais nativistas do Rio Grande do Sul, inserido numa estratégia de promoção e valorização da cultura, integrada ao fomento do desenvolvimento local. Sua realização dinamiza negócios de empreendimentos turísticos, oportuniza a comercialização de produtos dos empreendimentos de economia solidária e da agricultura familiar, e promove a terra de todas as paisagens para o Brasil, Uruguai e Argentina, além de possuir uma cobertura de imprensa acompanhada no mundo inteiro. O sentido essencial destas conquistas deve-se ao fato de o festival ter vivenciado um período de extremo declínio. Uma crise organizacional que levou ao caos e a desordem. Aspectos derivados da falência administrativa estabelecida até 2004. As principais características deste período foram a ausência de políticas públicas, hegemonia política nutrida pelo apadrinhamento sem critérios públicos, inexistência de procedimentos de gestão, falta de iniciativa, endividamento da máquina pública, perseguições aos servidores públicos e declínio da autoestima da sociedade em razão das baixas perspectivas populares. As edições do 21° ao 26° Reponte da Canção são exemplos clássicos do novo momento inaugurado pelo Governo do Prefeito José Nunes e do Vice-Prefeito Daniel Raupp. Desde o princípio, o atual Governo pautou-se pela busca incansável de soluções para os problemas do município. Através do planejamento estratégico interno e de uma qualificada e respeitosa interface com todos os setores da sociedade local, foram sendo definidos e executados programas que estão melhorando a qualidade de vida da população. Os investimentos públicos e privados foram ampliados e a economia foi dinamizada. Aumentou a eficiência, estabelecendo um novo estágio de confiança das pessoas sobre o seu futuro. Sendo estimuladas a autonomia e a emancipação da sociedade. Os avanços promovidos no Reponte, novamente enfatizam e conotam este momento de otimismo e de promoção das potencialidades locais. A transparência e a austeridade foram sendo percebidas por todos como sinal deste novo tempo. A cultura foi priorizada. Os elementos relacionados à identidade de constituição do povo gaúcho ganharam força. A cada ano novos avanços foram sendo agregados. O debate permanente da Comissão Organizadora nutriu a crítica, a autocrítica e o aperfeiçoamento focado na qualidade e na competitividade. Os novos padrões de relacionamentos com jurados e artistas comprovaram ser possível realizar um evento desta magnitude sem nenhum tipo de tratativa inescrupulosa. Uma nova lógica entrou em curso, priorizando o diálogo e o estabelecimento de competências coletivas. Entre os condutores, um grupo de apaixonados pela arte sempre atuou de forma voluntária. A Comissão Artística formada em 2005, inicialmente foi composta por Joice Kaul, Mauro Rosa, Maurício Raupp, Noé Cezar e Silvestre Klering e, mesmo com o distanciamento do segundo integrante nos anos seguintes, continuou firme e forte, sendo hoje integrada ainda por Arthur Martinez. Aqui cabe destacar e agradecer a inteligência e a capacidade da turismóloga Vivian Moura com a criação do Encontro Estadual de Invernadas São Lourenço em Dança. E os papéis insubstituíveis desempenhados por todos os funcionários públicos municipais e membros do Governo. Os agradecimentos cabem ainda aos patrocinadores, parlamentares, órgãos de comunicação, entidades e todos que de alguma forma colaboraram com este feito. Hoje é momento de transição. Em 2010 teremos a responsabilidade de decidir os futuros do estado e do país. Circunstância histórica em que o Reponte da Canção deve servir de inspiração sobre a forma de como se pode atuar na esfera pública. Estilo que valoriza as iniciativas das pessoas de bem. Estímulo à priorização do turismo e da cultura, integrados a outros arranjos produtivos, promovendo inclusão social e oportunidade de evolução através da construção coletiva. Neste instante está demonstrado que os melhores resultados são possíveis e passam pela qualidade e pela decisão dos que desejam fazer diferença para construir um mundo melhor. Aos músicos, artistas, poetas, intérpretes, agentes ou produtores culturais, empresários, trabalhadores, jornalistas, gestores, autoridades e ao público em geral, reforçamos nossos compromissos com os princípios transformadores da atividade cultural. Nosso intuito é seguir melhorando o país, buscando um estado indutor e representações que interajam efetivamente com todos os complexos desafios de cada localidade. Perseguir a ampliação permanente das conquistas ligadas a aceleração do crescimento e do fortalecimento constante e equilibrado de acontecimentos como o 26° Reponte da Canção – A mão que toca o ouvido e o coração. Participe desta construção!
Zelmute Oliveira Jornalista

5º Encontro Estadual de Invernadas “São Lourenço em Dança”, sucesso consolidado no 26º Reponte da Canção - 23/03/2010

Foto: Rafel Grigoletti

O Encontro Estadual de Invernadas “São Lourenço em Dança” mais uma vez consolidou-se como uma das principais atrações do Reponte da Canção.

Em sua 5ª edição, e reconhecido a nível estadual, o Encontro trouxe 55 invernadas, que representaram 43 entidades tradicionalistas dos Estado.

Apresentando-se em cinco categorias; Mirinzinha, Mirim, Juvenil, Adulta e Chirú.

Cerca de 17 municípios apresentaram suas invernadas artísticas neste sábado dia (13) a no domingo (14), no palco externo do Festival.

Para a fundadora do Centro de Pesquisas Folclóricas do município de Pelotas, Zola Teixeira, é uma gratificação fazer parte do Encontro de Invernadas São Lourenço em Dança, pelo quinto ano consecutivo. “Participo do Encontro desde sua primeira edição e não poderia deixar de prestigiar mais este ano, pois este é um evento que cultiva a cultura do nosso estado através da valorização das gerações mais novas”, ressalta Dona Zola.

Já para o Patrão do CTG Sinuelo da cidade de Canguçu, Joaquim Nunes, poder estar participando do festival e do 5º Encontro de Invernadas é muito emocionante. “Estamos participando pela primeira vez do Reponte e do São Lourenço em Dança, e sinto gratificado por poder fazer parte deste Encontro de Invernadas, o Município de São Lourenço do Sul, esta de parabéns pela promoção de eventos que enaltecem a nossa cultura”, disse Joaquim.

A 26ª edição do Reponte da Canção e o 5º Encontro Estadual de Invernadas São Lourenço em Dança são uma realização da Prefeitura Municipal, através da Casa de Cultura tem como apoio a Agencia de Desenvolvimento do Turismo na Costa Doce- AD Costa Doce, a Adetur, Associação, Comercial e Industrial de São Lourenço do Sul, Brasil Sensacional e Agência Yaih. SESC-RS e conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, Lei de Incentivo a Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul, Caixa Econômica Federal, PETROBRAS, Ministério de Eletrobrás – Minas e Energia, Lei Rouanet – Ministério da Cultura, Arroz Guin, Grupo CEEE, CORSAN, Banrisul e Supermercado Guanabara.


Democracia consolida a escolha da Comissão Julgadora do 27º Reponte da Canção - 23/03/2010

Foto: Rafael Grigoletti

Democratização no maior festival nativista do Estado do Rio Grande do Sul. O Reponte da Canção desde 2009 vem valorizando e realizando o processo democrático na escolha da Comissão Julgadora do festival.
O processo que antes acontecia através de decisão da comissão artística do evento, agora passou a ser escolhido pela comunidade e por todos aqueles que prestigiam o Reponte da Canção, desde interpretes, músicos, visitantes e comunidade em geral. Este ano cinco listas foram selecionadas, com três nomes para linha Campeira e três para linha Livre, sendo um nome de cada região do estado.

Segundo o representante da Comissão Artística do 26º Reponte da Canção, Noé Cezar da Silva, a alteração da escolha da Comissão Julgadora, ter passado para a votação popular consolida um processo transparente e democrático de um evento reconhecido e renomado como o Reponte. “Nos preocupamos em priorizar um processo claro e coerente, para isso inserimos nas cinco listas um poeta – letrista, um músico e um interprete que nunca tivessem realizado nenhum tipo de trabalho em conjunto, para concretizarmos ainda mais a transparência da votação”, ressaltou Noé.

A votação para a escolha da comissão julgadora da 27ª edição do Reponte da Canção acorre no balcão de credenciamento dentro do Galpão do Camping Municipal, até o fim da noite de sábado (13) e terá a divulgação do resultado realizado no domingo (14), antes do anuncio das premiadas do 26º Reponte da Canção.


Reponte da Canção – segunda noite de Festival contou com a apresentação de oito composições - 23/03/2010

Foto: Rafael Grigoletti
A segunda noite do 26º Reponte da Canção contou com a apresentação de oito composições que subiram no palco para expor nas duas linhas do Festival, a Campeira e a Livre.
Além das apresentações a segunda noite contou também com o show de abertura com Sergio Rojas e o encerramento foi comandado pelo show de Taracón – Grupo Latino Americano. Logo após a festa continuou na praça de alimentação com a apresentação de Cristiano Quevedo.
Conheça as canções que subiram no palco na segunda noite do Festival:

Foto: Rafael Grigoletti

- O PARTO DA ARTE (Linha Livre)
- EU SOSU CANTOR (Linha Campeira)
- NO ME VALLAN A BUSCAR (Linha Livre)
- A MIM ME BASTA (Linha Campeira)
- ESSAS CASAS (Linha Livre)
- OS MEUS OVEIROS ANDANTES (Linha Campeira)
- PONTO FINAL DE SER AUSENTE (Linha Livre)
- SEU ESPINHO E FLOR DE TUNA (Linha Campeira)


Emoção e Tradicionalismo marcaram a primeira noite do Reponte da Canção - 23/03/2010


Foto: Rafael Grigoletti

Emoção e muito tradicionalismo, esses foram os marcos da primeira noite do maior Festival Nativista do Rio Grande do Sul. O Reponte da Canção que comemora seus 26 anos de história abriu as portas do evento na noite de sexta-feira (12), mostrando ao público, o porquê da sua consolidação como um dos mais respeitados festivais do Estado.

Foto: Rafel Grigoletti

Além de toda a emoção que o evento trouxe na sua primeira noite, também teve o sentimento transmitido pelas apresentações das canções concorrentes no 26º Reponte da Canção. Foram apresentadas oito composições sendo (03) na Linha Livre, (04) na linha Campeira e (01) na Linha Pérola Livre.
O show de encerramento ficou por conta do humor do Guri de Uruguaiana, que arrancou risos do público, após a festa continuou na Praça de Alimentação com Show Baile de Rui Biriva.

Fotos: Rafel Grigoletti

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal através da Casa de Cultura e conta com o como apoio a Adetur, Associação, Comercial e Industrial de São Lourenço do Sul, Brasil Sensacional e Agência Yaih. SESC-RS e conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, Lei de Incentivo a Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul, Caixa Econômica Federal, PETROBRAS, Ministério de Eletrobrás – Minas e Energia, Lei Rouanet – Ministério da Cultura, Arroz Guin, Grupo CEEE – Secretaria de Infraestrutura e Logística, CORSAN, Banrisul e Supermercado Guanabara.

Conheça as canções que subiram no palco na primeira noite do Festival:

- CANTORES DA PRAÇA (Linha Livre)

- A SOMBRA DE UM TAURA (Linha Capeira)

- NAVIO NEGREIRO (Linha Livre)
- DIVISA (Linha Campeira)
- GUITARRA QUERÊNCIA (Pérola Livre)

- EL VACIADOR (Linha Campeira)
- TROPEIRO DAS ÁGUAS (Linha Livre)
- POR MÃOS DE GUITARREIRO (Linha Campeira)


26º Reponte da Canção mais uma vez abre suas portas para a expressão da cultura gaúcha - 23/03/2010


Foto: Rafel Grigoletti 

A abertura oficial da 26ª edição do Reponte da Canção, que aconteceu na noite de sexta-feira (12), no Galpão Crioulo foi marcada por muita emoção, já que mais uma vez foi aberta a porta para a expressão da cultura gaúcha do Estado do Rio Grande do Sul e da integração Latino-Americana.

Na ocasião o Prefeito Municipal José Nunes, abriu o protocolo desejando a todos um ótimo festival e ressaltando a importância do evento para o Estado e para Região. “São Lourenço do Sul é um município pequeno, mas conseguimos construir através de muito esforço a elevação do festival a cada edição. O Reponte é sem duvida um dos principais promotores turísticos do Rio Grande do Sul, da nossa Metade Sul, da Região da Costa Doce e é efetivamente a integração da cultura Latina Americana com nossos paises vizinhos. Organizamos esta edição Festival, para cada um de vocês que prestigiam nosso evento. Desejamos que todos apreciem a música, a dança e que passem por momentos de aprimoramento da alma para que a apresentação destes trabalhos possa contribuir na elevação do espírito de cada um, fazendo com que consigamos a cada dia valorizar ainda mais o que é nosso, como o Reponte da Canção de São Lourenço do Sul”, disse José Nunes.

A mensagem na abertura do festival, também foi deixada pelo Vice-Prefeito, Daniel Raupp, que reforçou a importância da integração cultural com os países vizinhos, que a cada edição vem contribuindo na construção do Reponte da canção, caracterizado cada vez mais pela cultura gaúcha. “O Reponte, não é mais um festival, ele é um evento que traduz a integração cultural Latino Americana, do Brasil, do Rio Grande do Sul e de São Lourenço do Sul”, afirmou Raupp.
Além da abertura oficial, a primeira noite do 26º Reponte da Canção, também teve a tradicional Missa Crioula, que aconteceu no palco externo ao lado do Galpão Crioulo do Camping Municipal.
O evento é uma realização da Prefeitura Municipal através da Casa de Cultura e conta com o como apoio a Adetur, Associação, Comercial e Industrial de São Lourenço do Sul, Brasil Sensacional e Agência Yaih. SESC-RS e conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, Lei de Incentivo a Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul, Caixa Econômica Federal, PETROBRAS, Ministério de Eletrobrás – Minas e Energia, Lei Rouanet – Ministério da Cultura, Arroz Guin, Grupo CEEE – Secretaria de Infraestrutura e Logística, CORSAN, Banrisul e Supermercado Guanabara.

Confira as classificadas para o Reponte da Canção:
LINHA LIVRE:
Guitarra Querência (Milonga)
Letra: Allan Otto
Música: Andriego Von Laer.

LINHA CAMPEIRA:

A Mim Me Basta (Chamamé)
Letra: Lauri Lopes
Música: Cristiano Vieira

Confira também outras premiações:

Melhor Poesia:
Coplas de Sol e Lua (Milonga)
Letra: Mauro Ubiratan da Rosa
Música: Alaor Madruga

Melhor Arranjo Instrumental:
Guitarra Querência (Milonga)
Letra: Allan Otto
Música: Andriego Von Laer.


18º Pérola em Canto – 10 composições concorreram a duas vagas no 26º Reponte da Canção - 23/03/2010

FOTO RAFAEL GRIGOLETTI

À noite de quinta-feira (11) foi marcada pela consolidação da valorização das composições dos artistas locais de São Lourenço do Sul, através da 18ª edição do Pérola em Canto. Mais uma vez o evento esta sendo palco de grandes apresentações que concorreram pelas duas vagas para o 26º Reponte da Canção, que inicia amanhã e vai até domingo dia (14).

Este ano o Pérola em Canto, novamente retomou as edições anteriores sendo realizado juntamente com o Reponte da Canção. Dez canções foram selecionadas para concorrer no evento que exigiu categoricamente que somente músicos, poetas e compositores de São Lourenço do Sul, participassem do festival.

As canções foram apresentadas em duas linhas, cinco na Pérola Livre e cinco na linha Pérola Campeira. O 18º Pérola em Canto contou com o show de Aluísio Rockembach e teve como valor do ingresso 1 kg de alimento não perecível, arrecadado pelo Gabinete da Primeira Dama, que será entregue as famílias e entidades carentes do Município.

Evento mais uma vez consolida o valor dos artistas de São Lourenço do Sul

O que surpreende a cada edição do 18º Pérola em Canto é a valorização dos artistas locais e a oportunidade de alavancar a crescente qualidade das composições e o aperfeiçoamento dos músicos participantes.

A atuação dos jurados, provenientes de diversas regiões do Estado e representantes das mais diversas tendências, que utilizam os critérios estabelecidos no regulamento para avaliação das concorrentes, contribui,0 para que a cada edição hajam composições mais elaboradas tanto nas letras, como nos gêneros, nas músicas e nas interpretações. Dentro do espírito democrático e com transparência, o 18º Pérola em Canto vem se afirmando como o principal evento que cultiva e apresenta a cultura gaúcha local e a tradição do estado através do povo de São Lourenço do Sul.

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal através da Casa de Cultura e conta com o como apoio a Adetur, Associação, Comercial e Industrial de São Lourenço do Sul, Brasil Sensacional e Agência Yaih. SESC-RS e conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, Lei de Incentivo a Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul, Caixa Econômica Federal, PETROBRAS, Ministério de Eletrobrás – Minas e Energia, Lei Rouanet – Ministério da Cultura, Arroz Guin, Grupo CEEE – Secretaria de Infraestrutura e Logística, CORSAN, Banrisul e Supermercado Guanabara.

Confira as classificadas para o Reponte da Canção:

LINHA LIVRE:
Guitarra Querência (Milonga)
Letra: Allan Otto
Música: Andriego Von Laer.

LINHA CAMPEIRA
A Mim Me Basta (Chamamé)
Letra: Lauri Lopes
Música: Cristiano Vieira

Confira também outras premiações:

Melhor Poesia:
Coplas de Sol e Lua (Milonga)
Letra: Mauro Ubiratan da Rosa
Música: Alaor Madruga
Melhor Arranjo Instrumental:
Guitarra Querência (Milonga)
Letra: Allan Otto
Música: Andriego Von Laer.

Foto Crédito: Rafael Grigoletti


A mão que toca o ouvido e o coração - 05/03/2010



Há exatos 26 anos, no ano de 1985, acontecia em São Lourenço do Sul, a primeira edição do Reponte da Canção, festival que se tornaria mais tarde um dos principais eventos nativista do estado do Rio Grande do Sul.
Após o sucesso da primeira edição, foi construído o local que seria a sede da realização de todas as edições do festival, o Galpão Crioulo, construído de costaneiras e santa fé, situado no camping de São Lourenço do Sul.
O Reponte da Canção foi um dos poucos festivais do Estado que não teve interrupção, porém passou por algumas mudanças. Em suas últimas edições, a administração municipal fez investimentos que qualificaram o evento, entre elas, a abertura a artistas de paises vizinhos, o que enriqueceu o evento tonando-o uma mostra da musica lationamericana. Outra mudança significativa refere-se a captação de recursos através de projetos que garante a sustentabilidade do festival sem depender dos cofres públicos.

A partir da 17º edição a premiação divide-se em duas linhas: Campeira e Livre. Já na 22º edição o festival passou a receber também composições em língua espanhola, abrindo espaço para manifestações de todas as fronteiras do grande Pampa Gaúcho.

Considerado um dos mais conceituados Festivais pelo meio musical, traz a São Lourenço o melhor da música nativista e muitos visitantes que se encantam com as belezas naturais da Pérola da Lagoa.

São Lourenço em Dança

Foto: Edu Rickes
O 5º Encontro de Invernadas São Lourenço em Dança acontece paralelo ao Reponte da Canção e reúne mais de 70 grupos integrando invernadas e CTGs e fomentando um ambiente agradável e familiar a todas as pessoas que participam do evento.

O Encontro de Invernadas valoriza a arte e a dança folclórica do Rio Grande do Sul, representada num belíssimo espetáculo, fazendo do evento um dos maiores espetáculos de dança da América Latina. Os participantes do Encontro ficam acampados junto ao complexo do camping municipal.

Uma Cidade de Lona

O camping municipal, parque onde ocorre o Reponte da Canção foi revitalizado para as ultimas edições do Festival. Com uma nova imagem de acampamento, o camping reúne centenas de barracas e apreciadores da música nativista de diferentes paises da Grande Pampa. Hoje temos outra realidade, a área está organizada e preparada para receber os visitantes que participam ativamente da programação e proporcionam uma rica demonstração de diferentes culturas, sons e ritmos em uma cidade de lona.

Diversas Atrações

Além das diversas atrações no galpão crioulo do camping, o evento trará shows junto à praça de alimentação que esta sendo montada para o evento. A Economia Solidária vem este ano com 12 pirâmides montadas para a exposição dos artigos criados pelos grupos de EPS, também terão espaço para trabalhos de grupos de outros municípios do estado, como é o caso de Pelotas, campo Bom, Piratini entre outras cidades que estarão presentes no 26º Reponte da Canção.

Valores dos ingressos 26º Reponte da Canção:

Pacote para as três noites do evento – R$ 20,00
Ingresso Cadeira individual por noite – R$ 10,00
Ingresso por noite – R$ 5,00 sem pulseira
Ingresso três noites – pacote com pulseira R$ 12,00
Ingresso Mesa – R$ 300,00

Programação:



Quinta-feira – 11/03 – 18º Pérola em Canto

Galpão Crioulo

21:00H Abertura do Evento – Galpão Crioulo do Camping Municipal
Show de intervalo: Aluísio Rockembach
Premiação das concorrentes do 18º Pérola em Can

Sexta-feira – 12/03

Pirâmides de Eventos
19 h e 30 min Missa Crioula

Galpão Crioulo
20:30h Show de abertura Projeto Autores Lourencianos: José Fernando Saalfeld
Apresentação das Músicas Concorrentes ao 26º Reponte
Show de encerramento: Guri de Uruguaiana
Após encerramento das apresentações no Galpão segue a Programação na Praça de Alimentação com Show Baile: Rui Biriva

Sábado – 13/03

Pirâmide de Eventos
14:00h – 5º Encontro Estadual de Invernadas – São Lourenço em Dança

Galpão Crioulo
20:30h Show de abertura: Sérgio Rojas
Apresentação das Músicas Concorrentes ao 26º Reponte
Show de encerramento: Tarancón – Grupo Latino Americano
Após encerramento das apresentações no Galpão, segue a Programação na Praça de Alimentação com Show Baile: Cristiano Quevedo

Domingo – 14/03

Pirâmide de Eventos
10:00h – 5º Encontro Estadual de Invernadas “São Lourenço em Dança”

Galpão Crioulo
19:00h Apresentação das Músicas Finalistas
Show de intervalo: Cadica Danças e Ritmos
Premiação das concorrentes do 26º Reponte

Atividades Paralelas:
- Mateada Com Erva Mate Madrugada

Contato:
Secretaria Municipal de Turismo Indústria e Comércio
Fone: (53) 3251-9519
E mail: eventos@saolourencodosul.rs.gov.br
Site: www.saolourencodosul.rs.gov.br
São Lourenço do Sul – RS

1ª Mateada Cultural e Ecológica de SLS aconteceu no último domingo de fevereiro - 04/03/2010


No último dia 28 de fevereiro aconteceu a 1ª Mateada Cultural e Ecológica no Quiosque da Economia Solidária no Parque Recanto da Ilha. O evento proporcionou uma tarde com Shows com Flávio Souza e convidados locais e regionais. Além dos shows, houve também participação das Secretarias de Obras, Educação Cultura e Desporto, Planejamento e Meio Ambiente, Turismo Indústria e Comércio (Departamento de Economia Solidária), e Saúde. Através da Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul a Seplama realizou a distribuição de mudas de árvores para quem prestigiava a mateada, e a Secretaria de Obras juntamente com a Secretaria de Turismo auxiliou com o apoio logístico do evento. O Pelc, da Secretaria de Educação fez um passeio ecológico com moradores e turistas. Já a Secretaria de Saúde com a Equipe da Vigilância em Saúde e apoio da 3ª Coordenadoria Estadual de Saúde esteve presente no evento com trabalho de orientação e distribuição de Folders sobre a prevenção da Dengue, contando com a presença da Delegada da 3º CRS Kátia Hoffmann e Amilton Peres. Foram feitas também vistorias nos estabelecimentos que comercializam alimentos junto a orla da praia para atentá-los aos cuidados que devem ser tomados com os alimentos consumidos para que não apresentem riscos a saúde dos clientes. A mateada, realizada com a Erva Mate Valério teve a presença da Biblioteca Comunitária do Bairro Navegantes, que participou promovendo atividades de Leitura e práticas esportivas e apoio do comércio local para distribuição de brindes nos intervalos dos shows. A 1ª Mateada Cultural e Ecológica foi organizada e realizada por Flávio Souza juntamente com Mário de Uruguaiana, que agradecem as entidades e todos os artistas locais e regionais que abrilhantaram o evento cultural.


Estação Verão do SESC realiza entrega de alimentos ao Gabinete da 1ª Dama em São Lourenço do Sul - 01/03/2010

O Gabinete da 1ª Dama Municipal, Regina Bauer, recebeu na manhã do último sábado (27), 126 Kg de alimentos arrecadados em uma ação realizada pela Estação Verão do SESC em São Lourenço do Sul. A ação foi um passeio de bicicleta que contou com a participação de cerca de cem pessoas. Na ocasião foram distribuídos kits com água mineral, camisetas e bonés e no final do passeio foi realizado o sorteio de uma bicicleta entre os participantes da passeata. O sorteado que levou para casa uma bicicleta nova foi Fernando Borges de Lima. O passeio teve o apoio da Brigada Militar, Lojas Manlec e Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul.