terça-feira, 27 de julho de 2010

SMTIC na Festa do Colono e Motorista

     No último domingo, dia 25, estiveram presentes da Festa do Colono e Motorista na coxilha do Barão as equipes das secretarias de Turismo, Indústria e Comércio, de Saúde e Bem Estar Social, de Educação, Cultura e Desporto, de Planejamento e Meio Ambiente e o Programa de Economia Solidária, representando a Prefeitura Municipal.
     Um grande público esteve prestigiando a festa. Além da apresentação do Banco do Povo e do Departamento de Atração de Investimentos, o Departamento de Turismo pode mostrar como o turismo é trabalhado no município. Foi sorteada ainda uma cesta com produtos de São Lourenço do Sul entre os presentes na festa.


sexta-feira, 23 de julho de 2010

Festa do Colono e do Motorista

     No próximo domingo, dia 25 de julho, na Coxilha do Brarão, acontecerá a Festa do Colono e do Motorista. Dentro da programação estão: culto seguido da solenidade de abertura, almoço com sopa, mocotó, churrasco e saladas, coroação da corte do colono e do motorista e baile com as bandas Força Ativa e Santa Cruz.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Encontro sobre a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa

O Departamento de Atração de Investimentos da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (SMTIC) promoveu com o apoio do SEBRAE e ACI na tarde de segunda-feira (12) o Encontro Explicitando a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa n° 3.097-09.
O encontro deu início oficial ao Programa de Desenvolvimento Local baseado na Lei Geral (PDL-LGMPE).O consultor do SEBRAE Beto Boemeke ministrou a palestra sobre a estrutura do PDL-LGMPE para a sociedade o qual terá duração de 24 meses com o acompanhamento direto do consultor.
Na ocasião estavam presentes os secretários, ACI, ADETUR, Associações de bairros, representantes do Conselho Regional de Contabilidade, Caixa Econômica Federal, Silvia Chocolates Artesanais, COOPESCA, Santa Casa e o Comitê Gestor.
São Lourenço do Sul já possui a Lei Geral aprovada e implementada desde 2009, hoje 97,5% de todas as empresas no País são formadas por microempresas, empresas de pequeno porte e empreendedor individual. No Rio Grande do Sul as micro e pequenas empresas compõem 99,3% das empresas gerando mais de 45% dos empregos formais.


terça-feira, 13 de julho de 2010

1ª Mostra de Turismo Rural da Costa Doce

          Aconteceu no sábado, 10 de Julho, na Praça Dedê Serpa, juntamente com a Feira Livre, a 1ª Mostra de Turismo Rural da Costa Doce.


Seminário de Turismo

          A ensolarada sexta-feira, 09 de julho, foi escolhida pelo SEBRAE Pelotas para reunir no Café Pomerano (leia-se Elizete Jeske) os principais nomes do turismo da Costa Doce para um seminário.
          Enquanto apreciavam o variado buffet do café colonial os convidados ouviram atentamente as colocações de Henrique Feijó (Azonasul) sobre a sinalização turística da Costa Doce, da produtora cultural (responsável pelo museu histórico farroupilha) Beatriz Araújo, da coordenadora do curso de tecnologia em gestão de turismo da UCPel, Cristina Porciúncula e do presidente do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares, Jorge Curi Hallal.
          Ao final, a responsável pelo APL (Arranjo Produtivo Local) Turismo na Costa Doce apresentou os novos projetos do SEBRAE e comentou os casos de sucesso , entre eles o "Bichos do Mar de Dentro", o qual São Lourenço do Sul participa através do artasenato do Sítio Flajoke.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Programa CREDIMICRO

         Foi assinada a renovação do convênio Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul - Banco do Povo com a CAIXARS em Porto Alegre.
        O presente convênio tem por objeto estabelecer as bases para cooperação técnica e aporte de recursos financeiros, com a finalidade de, por meio do programa CREDIMICRO, da CAIXARS, promover o desenvolvimento econômico social, fomentando ações empreendedoras, fornecendo empréstimos que propiciem o aperfeiçoamento de capacidade gerencial e produtiva do microempreendedor do MUNICÍPIO, tornando seu empreendimento mais competitivo e produtivo e assegurando sua introdução, evolução e permanência no mercado.


terça-feira, 6 de julho de 2010

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Sinalização no Interior de São Lourenço do Sul

          Aconteceu na SMTIC uma reunião com o Secretário de Turismo, Gilmar Pinheiro, a Diretora de Turismo, Bruna Frio, o Secretário de Desenvolvimento Rural, Gilmar Lüdtke, a assessora administrativa, Marilanda Klumb Kath (Desenvolvimento Rural) e Lurdes Helena Schneid (SEPLAMA), onde decidiram sobre a sinalização do interior de São Lourenço do Sul. Foram selecionados os pontos do interior do município a serem sinalizados com as 300 placas que serão confeccionadas pelo arquiteto Mauro Fernando Noremberg Bohm.

Projeto Mãos Jovens visita a SMTIC

          Na quarta-feira, dia 30 de Junho, a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, recebeu a visita de jovens do CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) Esperança através do Projeto Mãos Jovens, acompanhados da assistente Social Cristiane e da estagiária de psicologia, Indria.
         Os alunos visitaram todos os departamentos da Secretaria, recebendo explicações e informações sobre o trabalho realizado.


Foto: Gilmar Majada - DECOM