quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Inaugurada a 5º Semana do Turismo


Realizou-se na noite da última terça-feira (27), no dia Mundial do Turismo, o inicio da 5° Semana do Turismo de São Lourenço do Sul, com a palestra “Atendimento Padronizado x Atendimento Personalizado em meios de hospedagem e restaurantes”, com o palestrante, professor da PUCRS, Denis Bohnenberger. O evento contou com um grande publico, entre estudantes do PLANSEQ, I.E.E Dr. Walter Thoferhn, representantes da rede hoteleira, dos bares e restaurantes e o público em geral.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Secretário de Turismo se reúne com representantes de indústria de estofados



Na tarde desta sexta-feira (16) foi realizado um encontro, na Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, no qual o Secretário, Gilmar Pinheiro, se reuniu com representantes da Indústria de estofados Sulandês, da cidade de Farroupilha, com o objetivo de tratar da expansão de uma filial da empresa em São Lourenço do Sul.

Na ocasião estiveram presentes o diretor, José Paulo Custodio, a gerente administrativa, Ana Paula Custodio e o gerente industrial, Alberto Gasparin. Foram realizadas entrevistas com seis candidatos para um treinamento de três meses na indústria em Farroupilha com o intuito de qualificar a mão-de-obra local. Essa é mais uma iniciativa da Prefeitura Municipal, através da SMTIC, para o desenvolvimento e a geração de empregos e renda no município.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

V Semana do Turismo

Aberta as inscrições para a oficina de fotografia

Palestra do Empreendedor Individual



Projeto Superar junto com a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio realizou ontem (13) de setembro no bairro Navegantes a Palestra do Empreendedor Individual. Na ocasião os participantes puderam tirar suas dúvidas sobre como formalizar seu negócio, de forma simples, rápida e barata, garantindo seus direitos e exercendo a cidadania.
Durante o mês de outubro estarão acontecendo palestras nos bairros: Medianeira (04), Nova Esperança (13) e Santa Terezinha (18).
Você que quer se formalizar venha até a “Sala do Empreendedor” na Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio. Informações pelo telefone (53)3251-9527.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Palestra sobre o Empreendedor Individual retorna ao Bairro Navegantes


Palestra sobre o Empreendedor Individual retorna ao Bairro Navegantes, nesta terça-feira (13), às 19h no salão da Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes.

O Empreendedor Individual vem mudando a vida de muitos brasileiros. É a chance que o trabalhador autônomo tem de formalizar seu negócio de maneira mais simples e rápida, garantindo seus direitos e exercendo a cidadania.

Vale lembrar que o movimento do Empreendedor Individual é uma Política Pública Nacional de inclusão previdenciária, inclusão social e de empreendedorismo. Uma parceira entre Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio (SMTIC), junto ao Projeto Superar São Lourenço do Sul – SEBRAE e ACI/CDL. Maiores informações na SMTIC, ou pelo telefone: 3251-9527.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Cavalgada Cultural do Chasque Farroupilha resgatou o histórico do Caminho Farroupilha em São Lourenço do Sul


Neste domingo (04), chegou em São Lourenço do Sul, a cavalgada Cultural Chasque do Caminho Farroupilha. A cavalgada tem por objetivo percorrer a região da Costa Doce, seguindo o mesmo trajeto que os farroupilhas percorreram nos tempos da Revolução, fazendo o resgate histórico do Caminho Farroupilha.

Os cavaleiros que saíram na terça (30), de Guaíba, em frente a casa Gomes Jardim, onde Bento Gonçalves viveu seus últimos momentos. Em seguida, partiram em direção a Região Sul do Estado, passando pela Barra do Ribeiro, Tapes, Arambaré, onde ocorreu o desembarque dos Imperiais na Revolução, Camaquã, onde está enterrada Caetana, esposa de Bento Gonçalves, pelo Cemitério do Cordeiro, onde por muitos anos ficou enterrado o corpo de Bento Gonçalves, Cristal, onde Bento teve sua estância.

Ao chegar em São Lourenço do Sul, dirigiram-se à estância Casa Nova, hoje propriedade de Paulo Régio Brauner, que foi residência da irmã de Bento, que serviu como refúgio para as mulheres farroupilhas. A estância, localizada no Boqueirão, tinha uma visão privilegiada de todo o território que hoje é o município de São Lourenço do Sul. Ana Gonçalves, foi quem doou as terras onde foi construída a Igreja Imaculada Conceição do Boqueirão, e é no altar desta, que se encontram os seus restos mortais. Paulo Brauner quer que dona Ana e a estância sejam reconhecidas, pelo seu simbolismo histórico e a relevância que a propriedade teve para a Revolução Farroupilha.

Na passagem por São Lourenço do Sul, houve apresentação musical das Gêmeas de Pelotas, Francine e Franciele, de apenas 16 anos, juntamente com Carlinho Botelho, que no próximo dia 2 de outubro estarão lançando um CD da 2° Mostra de Cantores de Pelotas.

Carlos Gonçalves, presidente Associação dos Cavaleiros da Costa Doce, ressalta o resgate histórico que é feito com a cavalgada e a reativação do roteiro turístico Caminho Farroupilha na região, baseado na cultura do gaúcho. A iniciativa busca gerar novos empreendimentos e geração de empregos, assim como, aumentar a auto-estima da população.

Na manhã desta segunda (05), a cavalgada partiu para Canguçu e está programada para chegar a Piratini no dia 09, onde serão a guarda do Governador do Estado e todo o secretariado. No dia 10 de setembro será realizada a promoção dos pontos turísticos e históricos da região da Costa Doce e no dia 11 será entregue ao Governador do Estado, um chasque com as reinvidicações de todas as cidades que fazem parte da Costa Doce.

Conselho Municipal de Turismo realizou reunião na ACI


Aconteceu na tarde de quarta-feira (31), na Associação Comercial e Industrial de São Lourenço do Sul, a reunião do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).


Na reunião, o Secretário da Fazenda, Paulo Fumagalli, explanou sobre a os dados da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2012 e a arrecadação do ICMS no município, além de informar sobre situação das obras de reestruturação da praia da Barrinha e pontes no interior.

Ainda foram apresentados os resultados da pesquisa feita pelo Instituto Técnico de Pesquisa e Acessoria da UCPEL (ITEPA), realizada na alta temporada de verão e nos meses de baixa temporada. A pesquisa, coordenada pelo professor Erli Massaú, revelou que o turismo em São Lourenço do Sul tem representatividade de 16,53% do PIB da economia do Município.

O SEBRAE-RS, representado por Jussara Argoud e Fabrício Sanches Burket, anunciou a primeira Rodada de Negócios de São Lourenço do Sul, que será realizada no Hotel das Figueiras, no dia 28 de setembro. O evento será realizado em parceria com a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e a ACI/CDL-SLS.

Oficina de Gestão para Empreendedores Individuais



Aconteceu na última terça-feira (30), na sede da ACI, a “Oficina de Gestão” para os Empreendedores Individuais de São Lourenço do Sul, uma parceira entre Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio junto ao Projeto Superar São Lourenço do Sul – SEBRAE e ACI/CDL.

Os Empreendedores Individuais estão sendo orientados e assessorados com cursos e planejamentos de negócios com vistas a capacitar, tornando-os mais aptos a manterem e desenvolverem as suas atividades.

Desta forma possibilitando o crescimento como empreendedor, com todo esse apoio e o fato de estarem no mercado de forma legal, as chances de crescer e prosperar e o que hoje é apenas um pequeno negócio amanhã poderá ser uma média e até uma grande empresa. Os grandes empresários não nasceram grandes, eles começaram pequenos e foram crescendo aos poucos, de modo sustentável.