segunda-feira, 31 de outubro de 2011

28° Reponte da Canção poderá receber apresentação da OSPA




O 28° Reponte da Canção – A mão que toca o ouvido e o coração – festival nativista que ocorrerá em São Lourenço do Sul nos dias 8, 9, 10 e 11 de março de 2012, poderá receber apresentação da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre – OSPA.



O Maestro Tiago Flores, acompanhado do Diretor Superintende João Gastão Tellier Flores e do coordenador de Teatro da OSPA e representante da secretaria de estado da Cultura Éder da Silva, receberam na manhã desta quinta-feira, 27, em Porto Alegre, comitiva lourenciana formada pelo secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio Gilmar Pinheiro, Silvestre Klering representando a Comissão Artística, Produtor Cultural Daniel Bender e o chefe de gabinete do Deputado Federal Henrique Fontana, Zelmute Marten, para debater a possibilidade.





O palco de 18X13m do Galpão Crioulo do Camping Municipal de São Lourenço do Sul possui acústica, som e infraestrutura perfeitas para receber a orquestra. Na programação do Maestro está a interpretação de canções como Céu, sol, sul, Querência amada, Semeadura, Vento Negro, Merceditas, Hino Riograndense e ópera.



“A data está reservada, queremos estar em São Lourenço do Sul, é a nossa linha de trabalho, participar do Reponte está plenamente em consonância com nosso foco, estar onde a OSPA nunca esteve”, frisou Tiago Flores. Sérgio Rojas será convidado a participar da apresentação.



O 28° Reponte da Canção terá a seguinte programação: 08/03 – 20° Pérola em Canto com show de Jairo Lambari; 09/03 – Apresentação das concorrentes e shows com Adão Quevedo no Projeto Artistas Lourencianos e Mulita; 10/03 – Concorrentes e shows com Renato Teixeira e Cristiano Quevedo; 11/03 – Finalistas, apresentação da OSPA e premiações. Em paralelo ocorrerão o 7° Encontro Estadual de Invernadas São Lourenço em Dança, Feira de Economia Popular e Solidária, Shows na Praça da Alimentação e Roteiros Turísticos.



A edição de 2012 do festival ocorrerá em meio a emoção pelo marco de 1 ano da enxurrada que devastou São Lourenço do Sul, razão pela qual a realização do 28º Reponte da Canção dar-se-á em homenagem às vítimas deste triste episódio da história do município.



No mesmo dia foi celebrada parceira entre o município de São Lourenço do Sul e a CORAG para realização do festival. A empresa vai confeccionar os materiais gráficos, publicitários e terá presença através de estande no evento. O Diretor Administrativo Andrew Carvalho Pinto, manifestou a satisfação da empresa em participar do Reponte, renomado festival de música nativista do estado.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

2ª Feira do Empreendedor acontece paralelamente à 32ª Feira do Livro


A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (SMTIC), em parceria com a ACI/CDL e SEBRAE-RS, realizará a 2º edição da Feira do Empreendedor, de 01 à 06 de novembro, na Praça Central Dedê Serpa. O evento, que acontece paralelamente à 32ª Feira do Livro, tem como objetivo unir a cultura ao empreendedorismo, estimulando o público ao conhecimento através da leitura e ações de empreendedorismo.

A abertura ocorrerá na terça-feira (01), com a palestra “Oportunidade e Inovação - Uma nova abordagem de empreendedorismo”, ministrada pelo consultor Cláudio Forner. A palestra será realizada no Clube Comercial, às 19h30min.

Serão desenvolvidas diversas ações durante a feira, entre as quais, palestras, apresentação de cases de sucesso do município, a Sala do Empreendedor, que disponibilizará orientações e o cadastro do Empreendedor Individual, o Banco do Povo, com informações sobre microcrédito orientado, o Sebrae, com o Projeto Superar São Lourenço, assessorias e consultorias e o atendimento do Banrisul. Participe!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Mercopar em Caxias do Sul



A Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, em parceria com a ACI e o SEBRAE realizaram uma excursão para a “Missão Empresarial a Mercopar” – Feira de subcontratação e Inovação Industrial – realizada em Caxias do Sul na terça-feira (18), onde vários empresários lourencianos tiveram a oportunidade de conhecer novas tecnologias industriais dos setores de automação industrial, borracha, eletroeletrônico, metalmecânico, plásticos e serviços industriais.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, juntamente com a comissão artística do Reponte da Canção, divulgam o Regulamento e a Ficha de Inscrição para o 28º Reponte e 20º Pérola Encanto.

28º Reponte da Canção

20º Pérola Encanto

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Estande da Costa Doce no MIRCamp

Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de São Lourenço do Sul no estande da Costa Doce


Com o objetivo de divulgar a Região Costa Doce, a AD Costa Doce esteve presente com seu estande na 10° edição do MIRCamp/Expomotors, realizado no Centro de Eventos de Pelotas. Realizado de 12 à 16 de outubro, o evento destinado ao setor de 2 e 4 rodas do Estado do Rio Grande do Sul.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Aconteceu em Pelotas a 1º Conferencia Regional do Turismo da Costa Doce


Aconteceu em Pelotas durante toda a quarta-feira (05), no salão de eventos do Parque do Sesi, a 1º Conferencia Regional do Turismo da Costa Doce – “O Turismo como Oportunidade para o Desenvolvimento do Rio Grande do Sul”. A conferencia contou com a presença de várias autoridades, entre elas, a Secretária de Turismo do Estado, Abgail Pereira, o Secretário de Segurança Pública do Estado, Airton Michels, e o Secretário de Turismo Indústria de São Lourenço do Sul, Gilmar Pinheiro.
Na ocasião foi assinado, entre o Secretário de Segurança Pública, a Secretária de Turismo do Estado e o Secretário de Turismo, Indústria e Comércio de São Lourenço do Sul. o Termo de Cooperação Técnica que cria o Policiamento Turístico no Rio Grande do Sul, que começará a ser implantado primeiramente na região Sul do Estado, abrangendo três municípios, Pelotas, Rio Grande e São Lourenço do Sul. Serão capacitados, inicialmente, 120 policiais, entre civis e militares, para receber os turistas. O projeto, tem como objetivo preparar a região para a Copa do Mundo de 2014, visando criar, formar e qualificar uma força especializada no atendimento ao turista.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

5ª Semana do Turismo atingiu o seu principal objetivo


Um grande público compareceu e prestigiou os eventos promovidos pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, em comemoração à 5ª Semana do Turismo de São Lourenço do Sul. Fizeram parte da programação as palestras “Atendimento Padronizado x Atendimento Personalizado em meios de hospedagem e restaurantes” e “Possibilidades e Desafios do Desenvolvimento do turismo em áreas naturais”, assim como a Oficina de Fotografia, Mesa Redonda “Turismo como indutor do desenvolvimento local” e o ainda o FAMTOUR Caminho Pomerano.

A 5ª Semana do Turismo atingiu o seu principal objetivo, incentivando o turismo em São Lourenço do Sul e despertando a participação da comunidade local.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Abertura oficial da semana da micro e pequena empresa



Na tarde desta segunda-feira (03), foi realizada a abertura oficial da semana da micro e pequena empresa. A abertura da semana contou com a presença da primeira dama do município, Regina Bauer, o Secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Gilmar Pinheiro, o presidente da ACI/CDL, Leonhard Jepsen, a vice-presidente regional da federasul, Rejane Iuppen, a gerente regional do Sebrae, Rosane Ribeiro, o gestor de Projeto Superar São Lourenço, Fabrício Burkert, a diretora do Departamento de Indústria e Comércio, Doris Klasen, e a agente de microcrédito, Marilda Beatriz da Silva. Na ocasião foi cadastrada mais uma empreendedora individual, Gilvanini Coelho. A semana da micro e pequena empresa, vai até o dia 7 de outubro.



O estande está localizado ao lado do Prédio central da Prefeitura Municipal. Você que é empreendedor individual, venha visitar o estande e conheça as vantagens de formalizar seu pequeno negócio. A semana da micro e pequena empresa é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio em parceira com o Sebrae-Projeto superar São Lourenço.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

FAMTOUR Caminho Pomerano foi sucesso dentro da 5ª Semana de Turismo do município


Na tarde da última quarta-feira (28), realizou-se dentro das comemorações da 5º Semana do Turismo de São Lourenço do Sul, organizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio (SMTIC), o FAMTOUR Caminho Pomerano. O roteiro de turismo rural contou com a presença de em torno 40 pessoas, entre representantes de Agências de Turismo da região metropolitana, imprensa local e regional.


Os visitantes poderam vivenciar de perto a cultura alemã-pomerana. No sítio Flajoke conheceram a figura da noiva de preto e do convidador, degustaram o tradicional maischnap’s bebida típica pomerana elaborada a base de destilados e ervas, além de poder apreciar o artesanato e trabalhos manuais que a família produz.

Na Casa das Cucas Pomeranas, conheceram a história da culinária pomerana com explicação da vivência das famílias que estão a gerações habitando a região, explicações sobre o método de fabricação da tradicional cuca pomerana e a degustação do produto.

Na Heiden Haus, conheceram a coleção de relógios, mini carros antigos, bonecas, louças, além de degustar o licor de butiá. O almoço foi no Restaurante Pomerano Frischtick Haus, propriedade de Inês Klug, onde também há a mandala de ervas medicinais com a explicação dos benefícios para a saúde, além do porão da casa da família onde se pode comprar o famoso travesseiro aromático e o artesanato em palha de milho.

Na propriedade da Família Klasen conheceram a demonstração da atividade produtiva, as criações de gansos, cabritos, além de visitar a agroindústria de queijo artesanal. Na Casa da Schimier, puderam adquirir a Schimier, e conhecer os pomares de frutas da propriedade.

Logo após o termino do Roteiro, participaram da Rodada de Negócios do Turismo que foi realizada no Hotel das Figueiras.

Semana da Micro e Pequena Empresa começa hoje

De 03 a 07 de outubro, das 9h às 18h, será realizada a Semana da Micro e Pequena Empresa ao lado da Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul - Rua Alfredo Born, Nº 202, no Centro - com atendimentos, legalização, assessorias e registro do empreendedor individual e informações sobre o microcrédito do Banco do Povo. Esta ação é uma parceria da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e do SEBRAE.

Em São Lourenço do Sul, desde o ano de 2009 foi instituída a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que regulariza o tratamento diferenciado, simplificado e de incentivo para Microempresas (ME), Empresas Pequeno Porte (EPP) e Microempreendedor Individual (MEI).

A abertura oficial da Semana da Micro e Pequena Empresa ocorrerá no dia 03 de outubro às 15h. Participe!