segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A luta pelo programa BNDES Automático PER


Juntos, a Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul e o mandato do Deputado Federal Henrique Fontana, lutaram muito para conquistar o programa BNDES Automático PER – Programa Especial de Recuperação visando atender as micro e pequenas empresas atingidas pela catástrofe de 10 março.

Tudo começou logo após a enxurrada, quando o Superintendente do Banco do Brasil no Rio Grande do Sul, em visita ao nosso município, falou ao Vice-Prefeito Daniel Raupp que no episódio da enchente do Rio de Janeiro, o BNDES havia disponibilizado esta linha de crédito especial. No mesmo momento, Daniel Raupp, atento na busca de soluções às mazelas deste triste acontecimento entrou em contato com o nosso mandato e iniciamos o trabalho.

Nas agendas que realizamos em Brasília logo após a tragédia, visitamos a estrutura do BNDES na capital federal onde fomos recebidos pela Sra. Ilge Iglesias Assessora da Presidência e teve início nossa movimentação até esta última semana, quando o programa entrou em operação na agência local do Banco do Brasil.

O programa estava parado, pois havia sido implementado exclusivamente para atender o Rio de Janeiro e o Espírito Santo. Foi-nos informado que teríamos que aprovar uma lei na Câmara dos Deputados para retomar o funcionamento do BNDES Automático PER.
Em muitos momentos tivemos dúvidas e incertezas, ao mesmo tempo em que tínhamos a convicção de que era imprescindível dar uma resposta a comunidade lourenciana, que necessitava, legitimamente, de ações concretas na área de crédito para recuperação da economia local, urbana e rural.

Foram muitos os obstáculos a vencer, mas seguimos firmes na luta até que, em 25 de maio de 2011, a Câmara Federal aprovou a Lei 12.409 que possibilitou a equalização de juros e a disponibilidade de créditos para o BNDES colocar o programa novamente em operação. A partir desta aprovação da Câmara seriam também necessárias a votação no Senado, a sanção da Presidência da República e a regulamentação pela secretaria do Tesouro nacional – STN no ministério da Fazenda. Neste momento, a atuação do Deputado Henrique Fontana com o secretário Nacional do Tesouro Arno Augustin e a Presidência da República, foi decisiva.

Este período foi longo e difícil. Havia inclusive dúvidas se a regulamentação dependeria ou não de designação do ministério da Integração Nacional em publicar os municípios do país que teriam ou não direito a este programa. Fomos novamente a Brasília, reuniões, telefonemas, e-mail’s, contatos, avanços e retrocessos, incertezas, dúvidas e determinação em transformar o programa em realidade. Reunimos-nos na Superintendência do Banco do Brasil em Porto Alegre com os Srs. Joni Roberto Maron Agente de DRS e Jefferson C. P. Amando Superintendente Regional de Governo para tratar do tema e buscar informações sobre os detalhes da operação.

Foram muitas idas e vindas. Além do Vice-Prefeito Daniel Raupp, Prefeito José Nunes e de toda equipe da administração municipal, do mandato do Deputado Federal Henrique Fontana, da nossa competente gerente Vera Rejane Viegas Damé do Banco do Brasil local e da superintendência estadual, precisamos agradecer ainda a Sra. Ilge Iglesias Assessora da Presidência do BNDES, ao Sr. Lindenberg de Lima Bezerra Assessor Econômico da secretaria do Tesouro Nacional e a toda nossa comunidade.

Felizmente hoje o Programa BNDES Automático PER está em operação na agência do Banco do Brasil de São Lourenço do Sul. São diversos micro e pequenas empresários urbanas e rurais dos segmentos de turismo, indústria, comércio, agricultura e serviços que poderão ser beneficiados, atenuado os prejuízos com a enxurrada de março que somam mais de R$ 16 milhões de reais.

Esperamos que tudo transcorra bem, que todos sejam muito bem atendidos. Por fim, agradecemos mais uma vez à comunidade lourenciana, que demonstrou confiança em nosso trabalho e disposição para conosco seguir construindo uma São Lourenço do Sul ainda mais forte e melhor!

Zelmute Marten
Jornalista - Mtb 12345
Chefe de Gabinete - Deputado Federal Henrique Fontana - PT/RS

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Secretário de Turismo Indústria e Comércio se reúne em Porto Alegre com o Secretário de Obras do Estado


Na manhã da última quinta-feira (24), o Secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Gilmar Pinheiro, juntamente com a coordenadora do Camping Municipal Marina Carvalho e o assessor parlamentar do Deputado Federal Henrique Fontana, Zelmute Oliveira, estiveram reunidos com o Secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano do Estado do Rio Grande do Sul, Luiz Carlos Busato. O assunto em pauta, foi a agilidade para a aprovação do Projeto de Reestruturação do Camping de São Lourenço do Sul.
Tal solicitação se deve em virtude da enxurrada de março último, a qual danificou a infraestrutura do camping local. O secretário Busato, se comprometeu com a agilização do projeto, para que na próxima temporada de verão o Camping Municipal esteja em funcionamento, atraindo cada vez mais campistas.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

São Lourenço do Sul no 23° Festival de Turismo de Gramado


Com o objetivo de divulgar o Município de São Lourenço do Sul, o
estande da Costa Doce esteve presente no Festival de Gramado, que
reúne um grande número de pessoas que buscam a concretização de
negócios e parcerias. O evento foi realizado de 17 à 20 de novembro no
Serra Park.

O Festuris, é voltado especialmente para profissionais do trade
turístico, recebe empresas, delegações oficiais e profissionais de
mais de 30 países, além de contar com mais de 14 mil pessoas, entre
visitantes e profissionais da área.

São Lourenço do Sul ocupou dois espaços importantes dentro do
Festival, com a Secretaria de Turismo do Estado e outro estande com o
SEBRAE-RS.

Durante o evento, vários contatos foram feitos com agencias de
turismo, bem como a integração entre as regiões turísticas do Estado.
O Secretário de Turismo de São Lourenço do Sul, Gilmar Pinheiro
encaminhou junto a Secretário de Estado Abigail Pereira um conjunto de
projetos e ações para São Lourenço e Região da COSTA DOCE.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Reunião do Comitê Gestor



Aconteceu na terça-feira (08) mais um encontro do Comitê Gestor. Na ocasião foram debatidos diversos assuntos, como, portaria de nomeação do Agente de Desenvolvimento local, o diagnóstico da Lei Geral, o andamento das ações do plano de ação e compras Governamentais.
O encontro contou com a presença de representantes da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e Secretaria da Fazenda; Vice-presidente Regional Federasul, Delegado Local do Conselho Regional de Contabilidade, Presidente da Associação Comercial e Industrial - ACI e Câmara de Dirigentes e o Consultor do Sebrae-RS.
Com os resultados do diagnóstico do PDL, o SEBRAE está preparando uma publicação sobre os avanços de cada município dentro do PDL – Plano de Desenvolvimento Local da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Centro Público de Economia Solidária


Desde 2005, está instituído o Programa Municipal de Economia solidária, que visa o apoio a grupos já existentes no município para atuar, agregando e organizando pessoas excluídas do mercado formal ou em fase de necessidade organizacional. Para proporcionar mais renda e trabalho para os grupos de Economia Solidária, a partir do próximo dia 15 de novembro, o Centro Público da Economia Solidária, localizado no parque Recanto da Ilha, estará aberto todos os dias, das 10:00 às 20:00hrs. Oferecendo, além do artesanato feito por grupos e produtos das agroindústrias, um cardápio a base de peixe, além de lanches e bebidas em geral. Aos domingos e feriados, será feita sob encomenda, Tainha assada. A coordenação do centro público será feita pelo grupo da ECOSOL “Artes e Sabores”. O Centro Público, é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (053) 9146-7034, com Ana Roberta Fagundes.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

7ª Encontro de Invernadas "São Lourenço em Dança



O Encontro de invernadas “São Lourenço em Dança”, nasceu na esteira do Reponte da Canção. Um encontro que reúne Invernadas de todo o Estado do Rio Grande do Sul, e hoje figura como um dos grandes encontros do gênero.
Estão abertas as inscrições para o 7º Encontro Estadual de Invernadas“São Lourenço em Dança” que ocorrerá paralelamente ao 28º Reponte da Canção nos dias 08, 09, 10 e 11 de março de 2012, no Galpão Crioulo do Camping Municipal de São Lourenço do Sul.
O 7º Encontro Estadual de Invernadas “São Lourenço em Dança”acontecerá nos dias 10 (sábado) e 11 (domingo) de março de 2012, informações e inscrições na Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, pelo telefone (053) 3251-9519.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

2ª Moda São Lourenço aconteceu no último sábado


A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, juntamente com a ACI/CDL e numa realização de André Guerra Produções, realizaram na noite do último sábado, 05 de novembro, no Galpão Crioulo do Camping Municipal a 2ª Edição do Moda São Lourenço. Um grande público prestigiou o evento, onde modelos Lourencianos e Pelotenses levaram para a passarela o Lançamento da Coleção Primavera/Verão 2012
que tomará conta das ruas de São Lourenço na próxima estação.

2ª Feira do Empreendedor



Aconteceu, paralelamente a 32ª Feira do Livro, a 2ª Feira do Empreendedor, que foi uma organização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, em parceria com o Sebrae-RS e patrocínio do Banrisul. A feira contou com expositores locais, expondo e comercializando seus produtos. Estiveram presentes, os seguintes empreendimentos: Sílvia Chocolates artesanais, Coopar, Esquadrias Emak, Kölher Implementos Agrícolas e Economia Solidária. Estiveram atendendo ao público o Banrisul, o Projeto Superar São Lourenço, do Sebrae, Banco do Povo e Sala do Empreendedor, realizando atendimentos e cadastros.





quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Abertura da 2ª Feira do Empreendedor



Na noite da última terça-feira (1ª), o salão do Clube Comercial, recebeu um enorme público para a palestra “Oportunidade e Inovação – Uma nova abordagem de empreendedorismo”, ministrada pelo consultor Cláudio Forner, que foi conselheiro de Roberto Justos e João Doria Júnior, no programa da Rede Record, “O Aprendiz”. A palestra deu início a 2ª Feira do Empreendedor, que realiza-se paralelamente a 32ª Feira do Livro. A palestra foi realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio e Sebrae/RS com o apoio da ACI.