terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Equipe da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio esteve em Arroio Grande


A equipe da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e o Secretário Gilmar Pinheiro, estiveram no sábado (25), presentes no Desfile das Escolas de Samba Campeãs do Carnaval 2012 de Arroio Grande. Na foto, a equipe da Secretaria de Turismo, juntamente com o Prefeito de Arroio Grande e seus secretários.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Lançamento oficial do 28º Reponte da Canção

Lançamento oficial do 28º Reponte da Canção acontece nesta quarta-feira


O festival de musica nativista de São Lourenço do Sul já tem diversas atrações confirmadas

Na quarta-feira (29), a comissão organizadora, juntamente com a Prefeitura Municipal, Tabla Produções Artísticas, financiadores, patrocinadores e apoiadores, estarão realizando o lançamento do 28º Reponte da Canção, Um dos maiores festivais de música nativista do Estado, e do CD e DVD da 27ª edição do evento. O lançamento acontece no Novo Bar do Marinho, localizado na Rua Sarmento Leite, 964, no Bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre , a partir das 19h30min.

No sábado (25), durante a 13ª Interiorização do Estado, foi realizado um almoço no restaurante Casa Nostra, quando foi divulgado o 28º Reponte da Canção. Estiveram presentes diversas autoridades, entre elas o Prefeito Municipal José Nunes, o Vice-Prefeito Daniel Raupp, o Governador Tarso Genro e Secretários do Estado. Na ocasião, o músico Robledo Martins apresentou canções nativistas.

O 28º Reponte – “A mão que toca o ouvido e o coração” acontece de 08 a 11 de março, no Galpão Crioulo do Camping Municipal, em São Lourenço do Sul. Entre as atrações já confirmadas está o show nacional de Renato Teixeira, além de Jairo Lambari Fernandes, Adão Quevedo, Mulita, César Oliveira & Rogério Mello, Cristiano Quevedo, Grupo Querência e Os Fagundes. Paralelamente serão realizados o 7º Encontro Estadual de Invernadas – “São Lourenço em Dança” e a 8ª Feira de Economia Solidária. O tradicional evento tem se aprimorado a cada edição e recebe artistas de diversas partes do Estado.

No dia 08 de fevereiro foram divulgadas as composições selecionadas, entre mais de 600 trabalhos inscritos. Para o 28º Reponte foram selecionadas sete composições na linha livre e sete na linha campeira. Para o 20º Pérola Em Canto foram selecionadas cinco composições em linha livre e cinco na linha campeira, entre as quais duas serão selecionadas para participar do 28º Reponte.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

São Lourenço do Sul encerra o Carnaval Mais Quente da Costa Doce


São Lourenço do Sul apresentou nas quatro noites de folia um dos maiores espetáculos dos últimos anos. A abertura oficial foi celebrada na noite de sábado (18), com o desfile da Corte do Carnaval 2012, que este ano encantou a todos com a fantasia Arcanjos da Superação, confeccionada nas cores da bandeira municipal.

Neste ano as quatro escolas de samba, mesmo com as dificuldades enfrentadas em 2011, surpreenderam o público com o luxo e glamour de suas fantasias. A Escola de Samba Estação Primeira do Cruzeiro foi a campeã deste ano, com o samba-enredo “A Trajetória de Um Líder – Beto Grill: Um Homem Com a Garra de Um Leão”. A apuração dos votos foi acompanhada pelos integrantes das entidades na manhã de segunda-feira (20), em um processo transparente. A segunda colocada foi a Escola de Samba Unidos da Lomba. A Associação Recreativa e Cultural de Samba Vai Vai ficou em terceiro lugar, seguida pela Sociedade Recreativa XV de Novembro que ocupou a quarta colocação. A entrega da premiação foi realizada na noite de segunda-feira.

Durante as quatro noites de Carnaval, os foliões puderam deixar suas cadeiras na avenida. A segurança é um dos principais atrativos do Carnaval mais quente da Costa Doce. Este ano a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio preparou além do esquema de segurança também uma estrutura completa com camarotes, praça de alimentação, luz e sonorização. Marcado também pela participação popular, aproximadamente 60 mil pessoas participaram da festa.

Outro atrativo do Carnaval lourenciano é a irreverência e bom humor do desfile de carros humorísticos, que apresentam sátiras sobre assuntos do cotidiano. Nesta edição do Carnaval, dezessete carros passaram pela passarela do samba. Na tarde de segunda-feira (20), os carros humorísticos também desfilaram pela orla da praia. As rainhas e duquesinhas dos clubes sociais também encantaram o público com a riqueza de detalhes de suas fantasias.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Funiconamento da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio

Devido a realização do Carnaval na cidade de São Lourenço do Sul, a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, retomará suas atividades normais na quinta-feira (23).

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

São Lourenço do Sul se prepara para o Carnaval mais quente da Costa Doce

A festa mais popular do país está chegando e São Lourenço do Sul já conta com uma extensa programação que promete fazer a alegria dos foliões. O Carnaval na Terra de Todas as Paisagens será comemorado de 18 à 21 de fevereiro. Durante os quatro dias de folia escolas de samba, carros alegóricos e blocos burlescos passarão pela passarela do samba.

As comemorações tiveram início com a escolha da corte de 2012, em uma animada festa promovida no Largo Laura Abreu, pela Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, no dia 28 de janeiro. A Rainha Lidiane Soares, assim como a 1ª Princesa Thaís Mendes Alves e a 2ª Princesa Thyfany Centeno da Silva, acompanhadas pelo Rei Momo Michel Nunes prometem encantar a todos com a simpatia, beleza e samba no pé lourencianos neste Carnaval.



A Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, responsável pela realização do evento, vem preparando através de empresas contratadas a estrutura de sonorização, camarotes, arquibancadas, os palcos e decoração, assim como um eficiente esquema de segurança. “O Carnaval de São Lourenço do Sul é conhecido pela sua segurança, o pessoal pode levar a sua cadeira de praia para a passarela do samba pela manhã, e quando chegar, as 21 horas da noite, a cadeira ainda estará lá.” – declara o Secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio Gilmar Pinheiro.

A cidade, que recebe um grande número de turistas nesta época do ano, conta com uma grande variedade hotéis, pousadas, casas disponíveis para aluguel, assim como o Camping Municipal, onde é possível acampar com uma completa infra-estrutura, além de uma extensa variedade de restaurantes e lancherias.



Sempre em busca de inovação, neste ano o desfile das escolas de samba e dos carros dos clubes sociais acontece no sábado (18) e na segunda-feira (20). Devido a reivindicações, o desfile que acontecia tradicionalmente no domingo e na terça-feira teve a data alterada. Serão quatro escolas de samba do município na passarela nos dias de folia, os ensaios estão em ritmo acelerado.



A abertura oficial acontece no sábado (18) a partir das 21h30min, com a corte municipal e os carros dos clubes sociais. Em seguida desfilam a Associação Recreativa e Cultural de Samba Vai-Vai com o samba-enredo “Através das Belezas do Jardim do Éden e da Criação da Humanidade: A Vai-Vai Retrata a Força e a Magia dos Elementos Naturais”, a Escola de Samba Unidos da Lomba com o samba-enredo “O Poder da Sedução de Adão e Eva a Um Paraíso Chamado Brasil”, a Sociedade Recreativa XV de Novembro com o samba-enredo “A História do Perfume – Poder e Sedução” e a Escola de Samba Estação Primeira do Cruzeiro com o samba enredo “A Trajetória de Um Líder – Beto Grill: Um Homem Com a Garra de Um Leão”.



O irreverente desfile dos carros humorísticos e dos blocos burlescos, um diferencial da participação popular no carnaval lourenciano acontecerá nas noites de domingo (19) e terça-feira (21). Na tarde de segunda-feira (20), os carros humorísticos também desfilam pela orla da praia, a partir das 16 horas.

O Secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio Gilmar Pinheiro salienta o potencial turístico do município e a importância do evento para a geração de renda. “Estamos sempre trabalhando em busca do crescimento, pois se o Carnaval de São Lourenço cresce, isso se reflete no comércio, na rede hoteleira, nos restaurantes, fomentando a economia.” – afirma o Secretário, otimista e na expectativa pela festa que este ano evidencia a superação lourenciana.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

2ª Festa do Peixe incentiva o consumo do pescado de forma criativa em São Lourenço do Sul



Em São Lourenço do Sul o final de semana foi marcado por muita alegria e descontração, além de um variado cardápio à base de pescado na 2ª Festa do Peixe – “Peixe no prato é saúde na mesa”. O evento aconteceu nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, consolidando São Lourenço do Sul como referência em gastronomia do peixe. Durante os três dias um grande número de pessoas compareceu ao Camping Municipal, prestigiando o evento.



A abertura oficial da 2ª Festa do Peixe aconteceu na tarde de sexta-feira (10). Além da gastronomia, também se destacaram as atrações musicais. Na noite de sexta-feira (10), a Banda Estação 5 subiu ao palco.



No sábado (11), foi a vez do Grupo Kendyrya animar os presentes. Flávio Souza embalou o almoço de domingo (12), com canções nativistas.



À noite a Banda Rota Luminosa agradou a todos os gostos, com seu variado repertório.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, juntamente com a EMATER promoveram degustação e receitas com carpa. No quiosque do Ministério da Pesca, os presentes puderam contar com orientação e encaminhamentos de documentos dos pescadores. Além de mostra de peixes vivos, vindos de tanques do Programa de Piscicultura de Sentinela do Sul e mostra de alevinos e peixes ornamentais (aquários), durante a realização do evento também foram distribuídos livros de receitas de gastronomia do pescado (Ministério da Pesca). A Erva Mate Valério promoveu uma mateada.

O Banco do Povo – Programa Municipal de Microcrédito esteve prestando informações relativas às linhas de produtos que contemplam o segmento de pesca. A Coordenadoria de Cultura, com um espaço de arte e recreação, promoveu atividades como desenho e pintura, hora do conto, pintura no rosto e biblioteca móvel.



Entre as iguarias a base de peixe comercializadas durante o evento, destacou-se a variedade de opções. Além dos pratos tradicionais, como tainha e anchova na taquara, pastel de siri, pastel de camarão, bolinho de peixe com batata e estrogonofe de camarão, quem compareceu ao evento também pôde experimentar o doce de peixe.

Segundo o diretor do Departamento de Economia Solidária Cláudio Nei Almeida a 2ª edição do evento superou a todas as expectativas, incentivando o consumo de peixe de forma diversificada e valorizando a criatividade na hora do preparo dos pratos. A 3ª Festa do Peixe já tem data marcada e acontece nos dias 24, 25 e 26 de janeiro de 2013.

Com o objetivo de incentivar o consumo de pescado, estimular a atividade pesqueira, assim como promover uma valorização do cooperativismo, do turismo e da gastronomia, a 2ª Festa do Peixe foi realizada pela Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul, através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Departamento de Economia Solidária, Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e Secretaria de Desenvolvimento Rural, juntamente com a COOPESCA, JAPESCA e EMATER.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

"Passeio sobre Rodas" aconteceu neste sábado


Na manhã do último sábado (11), foi realizado pelo SESC, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e Secretaria Educação, Cultura e Desporto, o passeio ciclístico, “Passeio sobre Rodas”. Cerca de 150 pessoas participaram do passeio, que percorreu toda a orla da praia. Os participantes do passeio, além de ganharem um kit, com camiseta e boné, concorreram a vários brindes oferecidos pelo comercio local. O Estação Verão Sesc segue até 26 de fevereiro, em São Lourenço do Sul, com ações gratuitas e abertas a toda a comunidade nas áreas de saúde, lazer, esporte e educação. Recreação, ginástica, caminhada, entre outras atividades são algumas das opções à disposição dos veranistas. Empréstimo de material esportivo e guarda sol também são opções, diariamente, das 8h às 19h, na Casa do Sesc, na Praia das Nereidas.

Confira os dias e horários das atividades do Sesc em São Lourenço do Sul:

- De segunda a sexta-feira, às 8h, Caminhada Orientada.
- Segundas, terças e quartas-feiras, às 18h45, Ginástica.
- Quintas e sextas-feiras, às 18h45, Aula de Dança.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Festival Cultural de Verão


Neste final de semana o Festival Cultural de Verão acontecerá em paralelo à 2º Festa do Peixe, no Camping Municipal. Na sexta (10), o show começa a partir das 22h, com a Banda Estação 5. No sábado (11) a animação do show fica por conta do Grupo Kendyrya, a partir das 22h. No domingo o show é da Banda Rota Luminosa, a partir das 18h.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

São Lourenço do Sul realiza a 2ª Festa do Peixe neste final de semana


São Lourenço do Sul se prepara para a 2ª Festa do Peixe – “Peixe no prato é saúde na mesa”, que acontece de 10 a 12 de fevereiro, no Camping Municipal, com entrada gratuita. Com o objetivo de incentivar o consumo de pescado, estimulando a atividade pesqueira, assim como uma valorização do cooperativismo, do turismo e da gastronomia.

Entre as atrações, destacam-se a gastronomia, com pratos variados à base de peixe, praça de alimentação, shows musicais, comercialização de artesanato de pescadores. O diretor do Departamento de Economia Solidária Claudio Nei Almeida ressalta a importância da realização do evento para a economia do município, valorizando a pesca artesanal e o potencial turístico da Terra de Todas as Paisagens.

Uma variada gastronomia com iguarias a base de peixe, entre elas tainha e anchova na taquara, pastel de siri, pastel de peixe, pastel de camarão, linguiça, bolinho de peixe, torta fria, pizzas de peixe, peixe à portuguesa, salada de peixe, vatapá, bobó de camarão, camarão a baiana, strogonoff de camarão, peixe frito, iscas, peixe escabeche, acarajé, ensopado de peixe com batata doce e aipim e piram, farofa com peixe assado, doce de peixe, panelinha recheada de peixe, lasanha de peixe, filé de peixe gratinado, será servida na Praça de Alimentação a partir das 11h30min.

Paralelamente ocorre a distribuição de livros de receitas de gastronomia do pescado (Ministério da Pesca), mostra de peixes vivos, vindos de tanques do Programa de Piscicultura de Sentinela do Sul, degustação e receitas com carpa realizados pela SMDR juntamente com a EMATER, aquicultores de São Lourenço do Sul e Cristal, mostra de alevinos e peixes ornamentais (aquários), quiosque do Ministério da Pesca com orientações e encaminhamentos de documentos dos pescadores, além de Mateada com Erva Mate Valério.

Na tarde de sexta-feira (10), o Banco do Povo – Programa Municipal de Microcrédito estará prestando informações relativas às linhas de produtos que contemplam o seguimento da pesca, das 14 às 18 horas.

A Coordenadoria de Cultura também estará presente no evento, com um espaço de arte e recreação, promovendo atividades como desenho e pintura, hora do conto, pintura no rosto e biblioteca móvel.

Serão realizadas ainda oficinas de artesanato em escamas de peixe, confecção de redes, lançamento de tarrafas. Na noite de sexta-feira (10), a Banda Estação 5 promete agitar a todos os presentes. No sábado (11), a animação fica a cargo do Grupo Kendyrya. Flávio Souza embalará o almoço de domingo (12), com canções nativistas. A tarde, a partir das 18h show com a banda Rota Luminosa.

A abertura oficial do evento, promovido pela Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul, através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Departamento de Economia Solidária, Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e Secretaria de Desenvolvimento Rural, juntamente com a COOPESCA, JAPESCA, EMATER, acontece às 18 horas de sexta-feira (10).

Estação Verão SESC promove passeio ciclístico


Em São Lourenço do Sul além das belas praias, e roteiros turísticos incomparáveis, os visitantes podem aproveitar as atividades esportivas diárias junto ao quiosque da Estação Verão do SESC em parceria com a Prefeitura Municipal através da Coordenadoria de Desporto. Destacam-se, entre as atividades promovidas no local, as aulas de ginástica, dança, caminhada, hidroginástica, natação, vôlei, futebol, frescobol, empréstimos de livros para leitura no local, recreação com o xadrez e pega varetas gigantes, empréstimos de material esportivo e guarda sol.

Promovido pelo SESC/RS em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto e Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, neste sábado (11) será realizado um passeio ciclístico, a partir das 10h. A saída será em frente ao quiosque do SESC, na Praia das Nereidas. As primeiras 100 inscrições têm direito a um kit, contendo boné e camiseta do projeto. Para se inscrever basta doar 1 kg de alimento não perecível. Os participantes concorrem à uma bicicleta e também a diversos brindes.

A Casa de Verão do SESC conta ainda com um ponto de informações turísticas do município em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Divulgado o resultado dos classificados para o 28º Reponte e 20º Pérola Em Canto


A Comissão Organizadora do 28º Reponte – “A mão que toca o ouvido e o coração” divulgou na tarde desta quarta-feira (08) o resultado das composições classificadas para a 28ª edição do evento, que é um dos maiores festivais de música nativista do RS.

A triagem aconteceu na terça (07) e quarta-feira (08), quando os jurados tiveram a difícil tarefa de escolher entre mais de 600 trabalhos inscritos. Também foram selecionadas as composições para o 20º Pérola Em Canto, que acontece no dia 08 de março, paralelamente ao 28º Reponte. As composições da linha livre foram analisadas pelos jurados Adriana Sperandir, Gilberto Oliveira e Andrigo Xavier. José Carlos Batista de Deus, Osmar Carvalho e Nilton Ferreira foram os responsáveis por analisar as composições que concorreram na linha campeira. Entre as composições que farão parte do 20º Pérola Em Canto, duas são escolhidas para participar do 28º Reponte.

Confira as composições classificadas:

28º Reponte - Linha Livre http://www.saolourencodosul.rs.gov.br/arquivos/28reponte_Livre.pdf

28º Reponte - Linha Campeira
http://www.saolourencodosul.rs.gov.br/arquivos/28reponte_Campeira.pdf

20º Pérola - Linha Livre
http://www.saolourencodosul.rs.gov.br/arquivos/20perola_Livre.pdf

20° Pérola - Linha Campeira
http://www.saolourencodosul.rs.gov.br/arquivos/20perola_Campeira.pdf





A Comissão Organizadora do 28º Reponte informou que os responsáveis pelas composições classificadas receberão por e-mail o formulário de autorização e demais informações.

O tradicional evento lourenciano, acontece de 08 a 11 de março, no Galpão Crioulo do Camping Municipal. O show nacional de Renato Teixeira, além de Jairo Lambari Fernandes, Adão Quevedo, Mulita, César Oliveira & Rogério Mello, Cristiano Quevedo, Grupo Querência e Os Fagundes compõe as atrações já confirmadas para a 28ª Edição do Reponte. Paralelamente acontecem a 8ª Feira de Economia Solidária e o 7º Encontro Estadual de Invernadas – “São Lourenço em Dança”.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

As atrações do Festival Cultural de Verão continuam atraindo milhares de pessoas para o Largo da Cruz.



Mais um final de semana com atrações culturais movimentaram o “verão mais quente da Costa Doce”. Sábado durante todo o dia, foi realizado em parceria com a CORSAN, o projeto Estação das Águas, que trouxe a nossa cidade, peças teatrais e shows, com a Banda Rout e Banda Trem da Vaneira. Durante a noite, em uma parceria do Jepsen Supermercados e Prefeitura Municipal, o show ficou por conta da banda GeDeO do Forro, que levou um grande público ao Largo Laura Abreu. Devido ao mau tempo, o show de domingo, com a Banda Estação 5, foi transferido para uma data posterior.

Começam os preparativos para o 28º Reponte da Canção


A Comissão Organizadora e Artística, juntamente com os jurados do 28º Reponte da Canção, estão preparando as composições para a triagem que acontecerá nos dias 7 e 8 de fevereiro. Na linha livre os jurados, Adriana Sperandir, Gilberto Oliveira e Andrigo Xavier, terão a missão de avaliar quase que 350 músicas. Já para a linha campeira, os jurados, José Carlos Batista de Deus, Osmar Carvalho e Nilton Ferreira, analisaram mais de 300 composições. A divulgação das músicas classificadas deve ocorrer na noite da quarta-feira (08)
A 28ª edição do Reponte acontece de 08 a 11 de março de 2012
nas dependências do Galpão Crioulo do Camping Municipal.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

O Festival Cultural de Verão continua movimento o veraneio de São Lourenço do Sul


Na quarta-feira (01), no Largo Laura Abreu, uma parceria entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e o Supermercado Guanabara, trouxeram a São Lourenço, o espetáculo Eletro Cirque, do Grupo Sincronia, de Pelotas.

Confira a programação deste final de semana do Festival Cultural de Verão:

03/02- Largo Laura Abreu - 22h - Roda Cine - Filme: Antes que o Mundo Acabe

04/02 - Praia das Nereidas (próximo a casa do SESC) Projeto Estação das águas (CORSAN):
11h: Grupo Aquarela com a peça: “Alice e os Naturebas”
15h: Peça teatral: “Farra de Clown”
16h: A divina comédia com a performance: “Bonecos de Pau”
17h: Banda ROUT
18h: Banda Trem da Vaneira e Mistura Universitária.
21h: Banda G.D.O do Forro - Largo Laura Abreu, em parceria com Jepsen
Supermercados.
05/02 - Largo Laura Abreu, 21h: Show com a Banda Estação 5.