sexta-feira, 29 de junho de 2012

Seminário de Produção Associada ao Turismo

Um grupo de 20 lourencianos, que fazem parte do trade do turismo de São Lourenço do Sul, estiveram na última segunda-feira (25) em Porto Alegre, participando do “Seminário de Produção Associada ao Turismo”. O evento discutiu a importância estratégica da Produção Associada ao Turismo, como ferramenta de acesso a mercados, para o aumento da competitividade dos destinos turísticos e inclusão de pequenos negócios na economia local.

O evento foi realizado pelo Sebrae e contou com a parceria, em nossa cidade, da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Oficina Empreendedor Individual “Prepare-se, você é um empresário”

Seguindo a série de atividades ligadas ao empreendedorismo na cidade de São Lourenço do Sul, o SEBRAE, juntamente com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e ACI/CDL, irá promover mais uma oficina para Empreendedores Individuais com o tema “Prepare-se, você é um Empresário”. A oficina acontece no dia 03 de julho na ACI, a partir das 19h.

As inscrições podem ser realizadas na Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, na rua Senador Pinheiro Machado, 169, ou pelo telefone 3251-9597.

Aconteceu mais um “Conversando sobre o Turismo”

Aconteceu na última terça-feira (26), junto a Pousada Velho Estaleiro, mais um encontro do programa “Conversando sobre o Turismo”. O encontro, que chegou nesta terça-feira a sua terceira edição, tem como o objetivo de abrir espaço para o diálogo entre os agentes envolvidos no turismo de São Lourenço do Sul.

O encontro contou com a presença de vários pessoas, tanto do setor público como também do setor privado, que contribuíram com seus relatos e vivencias do turismo.

O programa é realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, e acontece na última terça de cada mês.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Sebrae na Rua

Seguindo a série de atividades ligadas ao empreendedorismo na cidade de São Lourenço do Sul, o SEBRAE, juntamente com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e ACI/CDL, irá promover mais uma edição do “SEBRAE na Rua”.


Serão oferecidas consultorias, assessorias e orientações para estimular a economia local. A tenda do SEBRAE estará localizada no calçadão da Rua Alfredo Born, em frente a agência local do Banrisul, do dia 2 ao dia 6 de junho, das 9h às 17h.


Durante a semana serão oferecidos diversos serviços através da Sala do Empreendedor, como o registro de empreendedor individual e orientação empresarial. Também o Banco do Povo estará oferecendo suas linhas de microcrédito, através dos parceiros Caixa Econômica Federal e Barinsul.

Lei Geral

Em 2009 foi instituída a Lei 3.097 – Lei Geral Municipal do Micro Empreendedor Individual, da Microempresa e Pequena Empresa que regula o tratamento jurídico diferenciado, simplificado e favorecido. No qual também foi criado a Sala do Empreendedor. Um local no município onde o empreendedor pode encontrar informações e processos centralizados sobre abertura de empresas, crédito do Banco do Povo, alvará e, sobretudo, informações sobre o Empreendedor Individual. A sala do Empreendedor, possui profissionais devidamente capacitados para, também, realizar a formalização dos trabalhadores autônomos como Empreendedores Individuais, com o objetivo de orientar os empreendedores, simplificando os procedimentos de registro de empresas no município. Até o mês de junho de 2012 consta abertura de 98 novos empreendimentos na Sala do Empreendedor, que se encontra junto ao Departamento Indústria e Comércio, empreendimentos com faturamento bruto de R$ 60.000,00 ano. A Sala conta com a Agente de Desenvolvimento Local que se caracteriza pelo exercício de articulação das ações públicas para a promoção do desenvolvimento local e territorial.

A Sala do Empreendedor, em parceria com ACI/CDL e SEBRAE realiza palestras nos bairros do município, cursos e oficinas. Desta forma os empreendedores depois de serem formalizados continuam tendo assessorias, orientações e acompanhamento de acordo com suas necessidades.

A criação do Comitê Gestor conta com finalidade de acompanhar a regulamentação e a implementação do estatuto nacional da microempresa e da Empresa de Pequeno Porte no Município, promovendo medidas de integração e coordenação entre os órgãos públicos e privados interessados. Compõem o Comitê Gestor São Lourenço do Sul, Decreto nº 3.333 são do Poder Executivo secretarias: Turismo, Indústria e Comércio; Planejamento e Meio Ambiente; Educação, Cultura e Desporto; Saúde e Bem-Estar Social e Fazenda.

Representantes dos segmentos da sociedade: Conselho Regional de Contabilidade; ACI e Federasul.

Nos anos de 2010 e 2011 junto ao Comitê Gestor tivemos a parceria do SEBRAE/RS, no qual foi desenvolvido o PDL – Programa de Desenvolvimento Local com base na Lei Geral que buscou potencializar a implantação da Lei Geral das MPES nos municípios, contribuindo decisivamente para a melhoria do ambiente de negócios para as pequenas empresas. Para isso, o Sebrae capacitou agentes, fomentou a criação de comitês gestores, aplicou diagnósticos para verificar o nível de implantação das leis. Reuniões de monitoramento do PDL, para acompanhamento do plano de ação, foram realizadas mensalmente.

Em 2012 em parceria com SEBRAE será desenvolvido o Projeto Territórios da Cidadania desenvolvimento de 04 pontos principais da Lei Geral: Compras Governamentais; Desburocratização; Agente de Desenvolvimento e Empreendedor Individual.

A Lei Geral capítulo VII – Do Acesso aos Mercados

Art. 26. Nas contratações públicas de bens, serviços e obras do Município, deverá ser concedido tratamento favorecido, diferenciado e simplificado para as microempresas e empresas de pequeno porte nos termos do disposto da Lei Complementar Federal nº 123 de 2006.

Nas Compras Governamentais do Município num total de 100%, em média 80% são MPES, onde 40% são empresas Lourencianas.

COMPRAS GOVERNAMENTAIS

Atendendo os dispositivos da Lei Complementar 123/2006 regulamentada pelo Município através da Lei 3.097/2009, estão sendo identificadas oportunidades no Setor de Compras do Município nas quais estão sendo divulgadas através do site da Prefeitura Municipal na forma de editais nas quais, qualquer empresa possa participar.

O acesso ao site ao edital são gratuitos, para participação de MEI, ME, EPP e demais empresas está no mural no setor compras do município. Através dos benefícios nos quais MEI, ME e EPP ambos podem apresentar regularidade fiscal para o dia e ainda podem participar da situação do empate ficto. Convidamos as empresas interessadas em fornecer para o Município que se dirijam ao Setor de Compras e Licitações da Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul para maiores esclarecimentos.

A Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul em parceria com SEBRAE/RS e ACI estarão realizando no período de 03 a 06 de Setembro, ao empresariado local, o curso de Compras Governamentais - como fornecer para administração Pública e como reduzir os riscos.

Maiores informações Sala do Empreendedor pelo telefone 3251-9597 ou com ACI/CDL pelo telefone 3251-3332.

3º Encontro “Conversando sobre o Turismo”

Dando continuidade ao projeto “Conversando sobre o Turismo” a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, promove no próximo dia 26 de junho o 3º encontro, que terá como tema o “A importância das opções de lazer para um destino turístico”.

O encontro tem como objetivo, abrir espaço de diálogo entre os agentes envolvidos no Turismo de São Lourenço do Sul sobre diversos aspectos. O programa “Conversando sobre o turismo”, abordará um tema específico por mês, incluindo relatos de participação do público e do privado.

O próximo encontro será realizado na próxima terça-feira (26), às 18 horas na Pousada Velho Estaleiro, na Alameda Mano Serpa, 40.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Reunião do Comitê Gestor


Aconteceu na terça-feira (12), mais um encontro do Comitê Gestor. Na ocasião foi debatido assuntos, como o “Territórios da Cidadania” um Projeto em parceria com SEBRAE que está aperfeiçoando quatro pontos principais da Lei Geral: compras governamentais; desburocratização; agente de desenvolvimento e empreendedor individual. Outro ponto discutido foi a 3ª Feira do Empreendedor, que será realizada de 14 a 18 de novembro onde irá proporcionar, aos empresários e empreendedores locais e regionais, um local onde possam expor seus produtos e serviços. A feira será uma parceria da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, SEBRAE e ACI/CDL.

O encontro contou com a presença de representantes da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, Presidente da Associação Comercial e Industrial – ACI, Diretor Executivo da ACI, consultor do SEBRAE-RS e o gestor do Projeto Superar São Lourenço do Sul.

O Comitê Gestor de São Lourenço do Sul tem a finalidade de acompanhar a regulamentação e a implementação do estatuto nacional da microempresa e da Empresa de Pequeno Porte no Município, promovendo medidas de integração e coordenação entre os órgãos públicos e privados interessados.

Workshop das potencialidades turísticas da Costa Doce


Foi realizado na tarde da última quarta-feira (13), no auditório de administração, no Centro de Eventos, junto a Fenadoce, na cidade de Pelotas o workshop “Potencialidades Turísticos da Costa Doce”. O evento foi uma parceria da Agencia de Desenvolvimento da Costa Doce (AD Costa Doce) juntamente com a Associação dos Municípios da Zona Sul (AzonaSul) e contou com a participação dos municípios de Rio Grande, Pelotas, Camaquã, Turuçu, Canguçu, Guaíba e São Lourenço do Sul., que puderam expor ao público presente as potencialidades turísticas de suas regiões.

O Presidente da AD Costa Doce, e Secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Gilmar Pinheiro, explanou sobre as potencialidades e os atrativos turísticos de São Lourenço do Sul.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Seminário de prestação de contas do Departamento de Economia Solidária


Aconteceu na tarde da última quarta-feira (13), no Ponto de Cultura, o seminário de prestação de contas do Programa Municipal de Economia Solidária, no período de 2008 a 2011. O evento atraiu cerca de cem pessoas no auditório do Ponto de Cultura.

Instituído em 2005, o programa de Economia Solidária, tem como objetivo de gerar trabalho e renda, através de apoio aos grupos já existentes no município. O programa está inserido nas estratégias de desenvolvimento econômico do município, que busca a criação de instrumentos de fomento a organização de cooperativas ou associações, com principio de auto-gestão administrativa e funcional.

Os atores principais são os empreendedores solidários e a enorme escala de consumidores envolvidos neste processo, cabendo à Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio (SMTIC), o papel de apoio e fomento, através do Departamento de Economia Solidária (Ecosol). Entre grupos, cooperativas e associações, são 13 atores envolvidos no processo.

Através do Departamento, foram captados R$ 1.557.712,20 de recursos, e o valor total da receita gerada de 2008 a 2011, R$ 3.790.225,48.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Grupos de economia solidária são capacitados em São Lourenço do Sul

O Projeto Superar São Lourenço está desenvolvendo ações de qualificação e capacitação com os grupos de economia solidária do município, em parceria com a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio. O objetivo é preparar e qualificá-los para o verão de 2013, época em que a cidade recebe um substancial número de turistas.

O Programa de Economia Solidária de São Lourenço do Sul visa a apoiar iniciativas de geração de trabalho e renda por meio da organização de pessoas excluídas do mercado formal de trabalho ou em fase de necessidade de organização coletiva, buscando a sua inserção em um determinado setor produtivo ou econômico. “O Sebrae/RS está preocupado com políticas que tenham o foco nas pessoas, e não necessariamente na renda, e por isso valorizamos o cooperativismo e o associativismo”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch.

Para fomentar o empreendedorismo no município, o Sebrae/RS promove até o final do ano cursos e consultorias relacionados a turismo, Empreendedor Individual (EI), artesanato, criadores de ovinos e agroindústrias. Para maiores informações, os interessados devem procurar a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de São Lourenço do Sul, onde fica o setor da economia solidária do município.

Ao apoiar os grupos de economia solidária, a iniciativa promove o desenvolvimento e, ao mesmo tempo, contribui para o aprimoramento do turismo na região, como argumenta o gestor do Projeto Superar no Sebrae/RS, Fabrício Burkert: “Quem participa dos grupos da economia solidária são pequenos produtores da agricultura familiar e prestadores de serviço que, de alguma forma, estão ligados ao turismo, assim como os grupos do artesanato, comércio ambulante, gastronomia, pescadores”

Confira a seguir a programação:

Turismo

• Técnicas de Vendas: 18 à 22 de junho
• Criatividade em gestão: 23 à 27 de julho
• Aprender a Empreender: 13 à 17 de agosto
• Análise e Planejamento Financeiro: 26 à 30 de novembro
• Consultorias tecnológicas Sebraetec
• Consultorias e assessorias em Turismo

Empreendedor Individual:

• SEI Comprar - 21 de junho
• SEI Empreender - 25 de julho
• SEI Unir forçar para melhorar - 22 de agosto
• SEI Planejar - 12 de setembro
• SEI Administrar - 17 de outubro
• Oficina Elaborando um Plano de Negócio - 13 e 14 de novembro

Artesanato:

Curso Prático de Criação de coleção e Produção no Artesanato 18 a 22 Junho
Curso Prático de Criação de coleção e Produção no Artesanato 25 a 29 Junho
Consultorias e assessorias de Artesanato
Consultorias tecnológicas Sebraetec

Criadores de Ovinos:

Curso de Custos de produção na empresa Rural Mês de Maio
Consultorias tecnológicas Sebraetec
Consultorias em Agronegócios

Agroindústrias:

Consultorias em Agronegócios
Consultorias tecnológicas Sebraetec


Programa Superar São Lourenço

O projeto foi desenvolvido pelo Sebrae/RS com o objetivo de apoiar os empresários na reestruturação de seus negócios e fomentar o surgimento de outras empresas em São Lourenço do Sul, município atingido por fortes chuvas em março de 2011. Até o final do ano passado, foram investidos 25% do total de R$ 1 milhão destinados ao Projeto. Para este ano, está previsto o investimento do restante dos recursos na continuidade das ações que tiveram sucesso, como assessorias e consultorias, formalização, abertura de empresas, missões empresariais, rodadas de negócio, entre outras.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

São Lourenço do Sul na Fenadoce


Com o objetivo de divulgar as potencialidades turísticas da cidade de São Lourenço do Sul, a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, esteve na quarta-feira (06) e no sábado (09), junto ao estande da Secretaria de Turismo do Estado (SETUR) em parceria com a Agência de Desenvolvimento da Costa Doce (AD Costa Doce) na 20º edição da Fenadoce, no município de Pelotas. Houve a degustação de produtos do Caminho Pomerano e a presença das cortes do Motorista e Colono e as tituladas da Südoktoberfest, fazendo a divulgação de suas festas, que acontecem no segundo semestre deste ano.

A feira acontece até o dia 17 de junho. A estimativa é de que 320 mil pessoas circulem pelo Centro Internacional de Eventos nos 19 dias de feira. O estande da SETUR conta com diversos materiais de divulgação da Costa Doce e do município.


sexta-feira, 8 de junho de 2012

Reunião nos CORREIOS


O mandato do deputado federal Henrique Fontana, através do chefe de gabinete Zelmute Marten, esteve reunido nesta quarta-feira 6, com o coordenador regional de Negócios dos CORREIOS no Rio Grande do Sul Rogério Saraiva de Azambuja e com a sub-gerente de Atendimento Denise Vasconcelos, em atenção a nota publicada no Jornal O Lourenciano sobre a lotação de funcionários do órgão na agência de São Lourenço do Sul.

Ao longo dos últimos dez anos os CORREIOS têm ocupado posição de destaque no cenário nacional, é uma das empresas públicas do governo federal que geram divisas ao país e apoiam a promoção dos seus funcionários em políticas de cargos, carreiras e salários de forma organizada. Disponibiliza ao seu quadro auxílios como Assistência Médica e Odontológica completa extensiva aos familiares, formação profissional e educacional tais como pagamentos de cursos de graduação, pós-graduação e doutorado para seus servidores.

No quadro da agência dos CORREIOS de São Lourenço do Sul, segundo a carga de trabalho da unidade, hoje atuam três caixas de atendimento completas, há um servidor lotado no INSS que presta servidores internos da agência, oito carteiros, um supervisor de operações, um tesoureiro e um gerente, “ocasiões pontuais de excesso de trabalho podem ocorrer, mas a agência vem atuando com todos os índices e metas de trabalho sendo alcançadas com satisfação, nosso papel é ser parceiro de toda comunidade lourenciana”, destaca Rogério Azambuja.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

1º Seminário de Microcrédito apresentou linhas de crédito do Banco do Povo



A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (SMTIC), realizou o 1º Seminário de Microcrédito, na quinta-feira (31), no salão paroquial da Igreja Matriz. O seminário teve como objetivo apresentar as linhas de crédito do Banco do Povo, que atua em convênio com a Caixa Econômica Federal, Banrisul e CRESOL. O microcrédito é destinado a pessoas físicas e jurídicas interessadas em abrir, ampliar ou obter capital de giro para um pequeno negócio.

Durante o evento foi lançado o Programa Gaúcho de Microcrédito pelo gerente comercial do microcrédito do Banrisul Regional, Roberto Zimmer. O Programa de Microcrédito da Caixa Econômica Federal foi apresentado pela a gerente local da Caixa Jussara Severo.

Na ocasião foi feita a entrega do cheque do Banrisul aos três primeiros tomadores do Programa Gaúcho de Microcrédito. Ainda foram ouvidos os depoimentos de beneficiados.

Segundo o Secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio Gilmar Pinheiro, as parcerias são fundamentais para a abertura de novas linhas de créditos. “As políticas públicas são mais eficazes quando existem parcerias, como é o caso da Prefeitura Municipal com o Cresol, Banrisul e Caixa.” – declara Pinheiro.

O Banco do Povo oferece empréstimos de R$300 à R$ 15 mil com juros de 0,64% ao mês. Destinada a empreendedores formais e informais, com faturamento anual de até R$ 120 mil, a iniciativa é referência em políticas públicas voltadas ao desenvolvimento local. Desde dezembro de 2011, o Banco do Povo opera com o Programa Crescer, da CEF, que é uma linha de crédito para capital de giro e/ou investimento fixo de até R$ 15 mil.

Atualmente constam 143 projetos de microcrédito pelo Banco do Povo, totalizando R$ 392.243,68 liberados. O atendimento do Banco do Povo acontece junto à SMTIC, localizada na Rua Senador Pinheiro Machado, 169, de segunda à sexta-feira, das 08h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min.

Costa Doce no lançamento do Plano de Desenvolvimento do Turismo do Rio Grande do Sul


O Prefeito de São Lourenço do Sul José Nunes, acompanhado do Presidente da AD Costa Doce Gilmar Pinheiro e o chefe de gabinete do deputado federal Henrique Fontana Zelmute Marten, integraram a representação da região turística da Costa Doce, no lançamento do Plano de Desenvolvimento do Turismo do Rio Grande do Sul, no Palácio Piratini. Na oportunidade, trataram da implantação de um Centro de Eventos no município com o diretor de Mercados Internacionais da EMBRATUR Marcelo Pedroso.


A secretária de estado do Turismo Abgail Pereira, destacou a importância da Costa Doce no cenário turístico estadual, nosso estado possui a Serra como destino consolidado e destinos em consolidação, como a região da Costa Doce, os atrativos da Costa Doce e a sua organização, tem colocado o turismo como vetor de desenvolvimento regional, destacou Abgail Pereira.


O Plano de Desenvolvimento do Turismo do Rio Grande do Sul possui os seguintes eixos estratégicos e desafios: Gestão descentralizada e participativa; Planejamento e avaliação; Desenvolvimento regional; Desenvolvimento social; Promoção da Diversidade e a acessibilidade; Tradição e cultura do Rio Grande do Sul; Produtos do Rio Grande do Sul; Competitividade, empreendedorismo e inovação; Rio Grande do Sul para os gaúchos, para os brasileiros e para o mundo e Sustentabilidade.

Foram definidos e apresentados os seguintes Desafios - 1: Implantar o sistema de Gestão do Turismo no Rio Grande do Sul; 2: Preparar o Rio Grande do Sul para captar e realizar grandes eventos; 3: Aumentar a competitividade das regiões turísticas do Rio Grande do Sul; 4: Posicionar o produto turístico Rio Grande do Sul no mercado nacional e internacional; 5: Fomentar o empreendedorismo, a inovação e a qualificação dos serviços turísticos


A AD Costa Doce foi representada ainda pela secretária de Turismo e Cultura de Guaíba Claudia Mara Borges, diretora do departamento de Cultura e Turismo de Dom Feliciano Luciana Novinski Rembovski, superintendente de Turismo de Pelotas Fábio Castro Neves, Presidente da Associação dos Cavaleiros da Cavalgada Cultural da Costa Doce Carlos Gonçalves e a Corte da 20° FENADOCE: Rainha Melissa Diana Cezar da Silva e as Princesas Cibele Carina de Souza e Jéssica Hammes Barz.


O Policial Civil de São Lourenço do Sul Renato Barreto recebeu das mãos do governador Tarso Genro e da secretária de Turismo Abgail Pereira, homenagem pelo seu qualificado trabalho na integração entre a segurança pública e o turismo no estado.