segunda-feira, 16 de julho de 2012

Aconteceu a Cavalgada do Caminho Pomerano


Atraindo pessoas de várias partes do Estado e também do País, aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de julho o 10° Enduro Turístico da Família Costa Doce. Neste ano a Família percorreu o roteiro de turismo rural Caminho Pomerano, no interior do município de São Lourenço do Sul.

Foram cerca de 40 cavaleiros que percorreram o interior do município, passando pelos empreendimentos que compõem o roteiro, onde puderam, além de saber mais da história dos colonizadores alemãs-pomeranos, degustar de comidas e bebidas típicas desse povo.

A cavalgada foi uma realização da Associação de Cavaleiros da Costa Doce, e teve o apoio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio.

Palestra no Curso Técnico em Turismo e Eventos


Aconteceu na noite da última quinta-feira (12), no auditório do Instituto Estadual de Educação Dr. Walter Thofehrn, a palestra “Novas Tendências de Turismo”, com o consultor do município, Mauricio Schaidhauer. O público alvo da palestra foram os alunos do curso técnico de Turismo e Eventos da mesma instituição.

A palestra foi uma parceria da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio juntamente com o I.E.E Dr. Walter Thofehrn.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Cavalgada do Caminho Pomerano

Acontece nos dias 13, 14 e 15 de julho o 10° Enduro Turístico da Família Costa Doce, que este ano percorrer o Roteiro de turismo rural Caminho Pomerano. A cavalgada é uma realização da Associação de Cavaleiros da Costa Doce, e tem apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio.

A cavalgada que tem por objetivo apreciar o turismo rural, a cultura e a ecologia, fazendo a integração da cidade com o interior. Os cavaleiros passaram pelos empreendimentos do Caminho, onde conheceram a história do povo alemão-pomerano, e também desfrutarem de comidas e bebidas típicas deste povo.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Aconteceu mais um Sebrae na Rua


Aconteceu durante a semana passada, de 2 a 6 de julho, mais uma edição do Sebrae na Rua. Uma parceria do Projeto Juntos somos fortes – ACI (Associação Comercial e Industrial) e Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio.

Durante os cinco dias em que o estande esteve no centro da cidade, em frente a agência local do Banrisul, foram atendidas mais de 200 pessoas, as quais puderam tirar suas duvidas quanto a formalização do seu negocio com a Sala do Empreendedor, assim como também as linhas de microcrédito oferecidas pelo Banco do Povo. Foram também realizadas consultorias, assessorias e orientações para estimular a economia local.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Inscrições para o curso Criatividade em Gestão

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento local, integrado e sustentável, por meio da capacitação de empreendedores, estimular ações coletivas e contribuir para a geração de emprego e renda da comunidade local, o Sebrae-RS em parceria com a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, estão oferecendo para a população da cidade de São Lourenço do Sul, uma serie de cursos, para pessoas interessadas na criação e no desenvolvimento de empreendimentos coletivos.

No mês de julho, será a vez do curso: Criatividade em Gestão, que será realizado do dia 23 ao dia 27 do mês de julho, tem o objetivo de sensibilizar os participantes quanto a importância do pensamento criativo no contexto da mudança com vistas a busca de inovação na gestão. O curso será realizado na ACI, a partir das 19h.

As inscrições podem ser realizada até o dia 19, no Departamento de Turismo, na rua Senador Pinheiro Machado, 169, ou pelo telefone 3251-9519.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Consulta Popular acontece nesta quarta-feira (04)

Nesta quarta-feira, 4, os gaúchos participarão da construção do Orçamento do Rio Grande do Sul para 2013, com a votação de suas prioridades locais e regionais. A Participação Popular e Cidadã – Consulta Popular 2012, destinará R$ 12,9 milhões em recursos aos 14 municípios do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Sinos – COREDE/VS.

Na nossa cidade as urnas estarão espalhadas em vários pontos da cidade, das 9h às 18h, sendo que pela internet, o cidadão poderá votar até às 23h 59min.

Uma das novidades deste ano será a votação pelo celular. Por meio de aparelhos smartphones, será possível votar no ambiente virtual, da mesma forma que se faz pela internet, por intermédio do Portal da Participação. Já nos celulares que não possuem acesso à internet, haverá um sistema de votação por mensagem – SMS, com os códigos dos projetos, que também estarão disponíveis.

As demandas locais do nosso município são:

- Proposta de n° 02 – Desenvolvimento Econômico. Aquisição de um caminhão para a coleta seletiva do lixo.

- Proposta de n° 12 – Turismo, Esporte e Lazer. Que qualifica a promoção do desporte e lazer regional, e a campanha midiática de promoção do turismo na região Sul.

- Proposta de n° 13 – Desenvolvimento Social.

- Proposta de n° 14 – Fomento a geração de emprego, trabalho e renda e promoções sociais.

O eleitor também deverá escolher, duas demandas estratégicas regionais. As duas demandas que envolvem o município de São Lourenço do Sul, são:

- Proposta de n° 21 – Implantação de Distritos Industriais.

- Proposta de n° 24 – Ampliação de verbas para, de fato, a implementação do corpo de bombeiros em nossa cidade. Ou seja, a construção de um prédio para abrigar o Corpo de Bombeiros.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Vale do Caí terá Festival Nativista no mês de setembro

O 1º Raízes da Canção é uma realização do Grupo Progresso de Comunicação, com o apoio das Prefeituras de Montenegro e de São Sebastião do Caí e será realizado em duas etapas. O festival acontecerá em duas noites: a primeira será no Parque Centenário em São Sebastião do Caí, no dia 15 de setembro, e a segunda no Parque Centenário de Montenegro, no dia 16 de setembro.

O evento terá uma só linha de premiação, mas poderão participar tanto composições de linha campeira ,com composições que versem sobre os usos e costumes das lides do campo, representando as raízes da cultura gaúcha na letra, no ritmo e nos instrumentos utilizados, quanto de linha livre, também voltada para as manifestações da cultura regional gaúcha e grande pampa, mas com maior liberdade na escolha de temas, ritmos e instrumentos.

As inscrições poderão ser realizadas até 15 de julho na Secretaria Municipal de São Sebastião do Caí, com Jane Bohn, e na Biblioteca Pública Hélio Alves de Oliveira, em Montenegro. A triagem será realizada nos dias 20 e 21 de julho.

Cada composição inscrita deverá ser entregue num CD, com cinco cópias da letra, sem identificação dos autores. Composições identificadas ou gravadas em CD cuja leitura não seja possível serão desclassificadas.

Oito das composições classificadas serão apresentadas na noite de 15 de setembro e as demais oito na noite de 16 de setembro. Segundo a comissão organizadora, todos os concorrentes deverão apresentar-se no palco vestindo obrigatoriamente a indumentária típica do Rio Grande do Sul, sendo vedadas vestimentas ou adereços que contenham qualquer menção publicitária ou comercial.

Em Montenegro o Prefeito Municipal, Percival de Oliveira, já nomeou a comissão organizadora que está composta por Edson Maciel, Adriano Alves de Oliveira, Flávio Patrício Vargas e Estevão Carpes. Em São Sebastião do Caí a nomeação será feita nos próximos dias, segundo Ingrid Borchhardt.

O Regulamento e a Ficha de Inscrição podem ser buscadas no Portal JP News (www.oprogressoonline.com.br)

Sebrae na Rua


Está acontecendo nesta semana (02 à 06 de julho), no calçadão da rua Alfredo Born, em frente a agência local do Banrisul, mais uma edição do "Sebrae na Rua". A ação realizada pelo Sabrae, ACI, Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, oferece ao cidadão: Registro de Empreendedor Individual, Orientação Empresarial, Assessorias e Consultorias.

Estão presentes no estande a Sala do Empreendedor, que orienta à formalização e Banco do Povo, que oferece ao pequeno empreendedor, linhas de microcrédito.

O estande fica aberto das 9h às 17h, até a sexta-feira (06)