quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

São Lourenço do Sul prepara o Carnaval mais quente da Costa Doce




A oito dias da festa mais popular do país, São Lourenço do Sul se prepara para receber os foliões durante o Carnaval mais quente da Costa Doce. Durante os quatro dias de folia, a expectativa é receber visitantes de todo o Estado. De 09 a 12 de fevereiro, escolas de samba, carros alegóricos, carros humorísticos e blocos burlescos irão colorir a passarela do samba, na rua Mal. Floriano Peixoto. Os desfiles têm início às 21h30min.


As comemorações começaram com a escolha da corte, em uma animada festa promovida no Largo Laura Abreu, pela Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, no dia 13 de janeiro. A Rainha, Pâmela Vicente Nascente, 17, e as princesas Pâmela Borges, 17, e Andressa da Silva Soares, 19, irão representar o samba no pé e a beleza da mulher lourenciana na passarela do samba e nos bailes nos clubes sociais em 2013. Michel Nunes é o Rei Momo, pelo segundo ano consecutivo. A corte desfila abrindo oficialmente as comemorações na noite de sábado (09). 


Um dos diferenciais do Carnaval lourenciano é a participação popular através do desfile de carros humorísticos e blocos burlescos, que é realizado durante a noite de sábado (09) e segunda-feira (11). Com irreverência e bom humor, a comunidade expõe sátiras de situações cotidianas. Durante a tarde de segunda-feira (11), os carros também desfilam pela orla da praia, a partir das 16 horas. No último ano sete blocos burlescos e dezoito carros passaram pela passarela do samba animando os foliões. 

Neste ano, três escolas de samba irão desfilar: Sociedade Recreativa e Cultural XV de Novembro, Escola de Samba Unidos da Lomba e Escola de Samba Estação Primeira do Cruzeiro. A apuração dos resultados acontece na manhã de segunda-feira (11), a partir das 10h30min. 


O desfile das escolas de samba e rainhas e duquesinhas dos clubes sociais acontecem no domingo (10) e terça-feira (12). A Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, responsável pela realização do evento, vem preparando através de empresas contratadas a estrutura de sonorização, palcos, decoração, assim como um eficiente esquema de segurança, um dos pontos fortes da festa. Os foliões podem garantir um lugar na passarela do samba para acompanhar os desfiles deixando suas cadeiras no local pela manhã. 

A passarela também conta com arquibancadas e camarotes. Os camarotes para as quatro noites de folia estão disponíveis para reserva desde a segunda-feira (28), junto à Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio ou através do fone (053)3251-9597. Cada camarote tem capacidade para 20 pessoas.

Acontece a triagem para o 29° Reponte da Canção



Está acontecendo no dia de hoje (31) e se estende até esta sexta-feira (01), o processo de triagem das músicas que irão concorrer no 29° Reponte, e também no 21° Peróla em Canto.

A triagem acontece na sede na Associação Comercial e Industrial de São Lourenço do Sul (ACI). Na linha campeira, os jurados Agenor de Mello Coelho, Demétrio Xavier e Everson Maré, avaliaram cerca de 300 músicas para o Reponte e cerca de 30 músicas para o Pérola em Canto. Silvio Aymone Genro, Loma e Gil soares, avaliaram mais de 300 composições para o Reponte e cerca de 40 múscas na linha manifestação regional.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Triagem de composições do 29º Reponte acontece esta semana




Festival acontece de 08 a 10 de março em São Lourenço do Sul


Na próxima quinta (31) e sexta-feira (01), será realizada a triagem das composições para o 29º Reponte da Canção. Os jurados têm a tarefa de escolher quatorze composições, entre aproximadamente 700 inscritas, sete na linha manifestação regional e sete na linha campeira. O 29º Reponte acontece de 08 a 10 de março no Galpão Crioulo do Camping Municipal, em São Lourenço do Sul.

Também serão selecionadas cinco composições em cada linha para o 21º Pérola Em Canto, evento que revela os talentos locais. Nesta edição, o Pérola recebeu aproximadamente 60 inscrições.

As composições da linha manifestação regional serão escolhidas por Silvio Genro, Loma Pereira e Gil Soares. Os responsáveis pela seleção na linha campeira são Agenor de Mello Coelho, Demétrio Xavier e Everson Maré. As inscrições para o festival encerraram na quarta-feira (23). Nesta edição, os compositores puderam inscrever composições para as duas linhas.

No Reponte serão premiados o 1º e 2º lugar, assim como a composição mais popular nas linhas campeira e manifestação regional. A comissão julgadora também irá entregar os troféus de melhor instrumentista do festival, melhor intérprete do festival, melhor poesia (campeira e livre), melhor arranjo instrumental, melhor melodia, melhor tema litorâneo e melhor tema ambiental. As composições classificadas em 1º lugar no Pérola Em Canto irão se apresentar no 29º Reponte.

Jair Rodrigues, Jorge Guedes, Tchê Guri, Luiz Marenco, Maiquel Filho e Tambo do Bando são as atrações confirmadas para esta edição do festival. O 29º Reponte é realizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, sob coordenação da Comissão Organizadora.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Governador Tarso Genro lança internet grátis na praia e anuncia investimentos para o município




O Governador Tarso Genro, acompanhado de secretários de Estado, esteve em São Lourenço do Sul na manhã de sábado (19), inaugurando o telecentro e sinal de internet wi-fi na Praia das Nereidas. O projeto faz parte do Programa Verão Numa Boa Mais Digital, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom) e a Companhia de Processamento de Dados do RS (Procergs).


O telecentro está instalado junto à Estação Verão do SESC na Praia das Nereidas e conta com cinco computadores para acesso gratuito à internet. Os interessados em utilizar o serviço devem comparecer ao telecentro para fazer o cadastro de um usuário e senha. O sinal tem alcance de um raio de 300 metros da Estação Verão.

Durante a solenidade de lançamento, também foram anunciados investimentos na reforma do Camping Municipal, na sinalização náutica do Rio São Lourenço e no Programa Luz Para Todos. Segundo o governador, o Pólo Naval, investimentos em energia eólica e duplicação da BR116, valorizam a Metade Sul, promovendo um desenvolvimento equilibrado, deixando para trás o estigma de região subdesenvolvida do Estado.

A Secretária do Turismo Abgail Pereira anunciou a liberação de R$ 107.500,00 (cento e sete mil e quinhentos reais), na segunda-feira (21), para a reforma e qualificação do Camping Municipal. O Secretário de Infraestrutura e Logística Caleb de Oliveira garantiu investimentos para a sinalização do Arroio São Lourenço. “Nos próximos 90 dias está prevista a recuperação total da sinalização náutica, mediante aquisição de novos equipamentos e recuperação das embarcações do serviço.” – afirmou o Secretário.

Segundo o Secretário, foi encaminhada a licitação para a conclusão do asfaltamento do dos oito quilômetros restantes da ERS265. A obra é uma reivindicação antiga da comunidade lourenciana que utiliza a via para o transporte e escoamento da produção. Na ocasião foi anunciada ainda a construção do alimentador 06, através do Programa Luz Para Todos, totalizando um investimento de R$ 426 mil. O alimentador abastecerá as localidades de Passo do Coqueiro, Faxinal, Picada Formosa, Picada Socorro 1 e 2, Pinheiros, Santa Isabel e Vila Moraes, beneficiando mais de 1,9 mil famílias.

Para o prefeito Daniel Raupp, a presença do governador Tarso Genro demonstra a visão que o Governo do Estado tem da importância de São Lourenço do Sul no cenário turístico gaúcho e brasileiro. “São Lourenço do Sul deixou de se tornar uma promessa turística para tornar-se uma realidade promissora, geradora de renda, emprego e desenvolvimento econômico e social.” – afirmou o prefeito.

Para Raupp o saldo da visita do governador foi muito positivo, pois foi possível desacomodar pautas importantíssimas que se encontravam estagnadas, como a licitação da ERS 265 e o alimentador 06, reivindicações antigas da comunidade que irão beneficiar a zona rural do município.

Quem foi conferir a visita do governador e a solenidade de lançamento do Programa Verão Numa Boa Mais Digital pode aproveitar uma intensa programação. A Blitz Caravana Lilás esteve orientando os veranistas ao enfrentamento à violência contra a mulher. O projeto de educação ambiental “Estação das Águas”, parceria entre a Corsan e Banrisul, a distribuição de mudas nativas pelo Horto Florestal, da Secretaria de Meio Ambiente, a aplicação da pesquisa de opinião estadual para identificar as demandas das regiões litorâneas também fizeram parte da programação. A E. E. E. F. Monsenhor Gautsch participou do projeto Escola Aberta para a Cidadania. A Brigada Militar e a Polícia Civil estiveram presentes, com os tradicionais projetos sociais, como Operação Golfinho.

Durante a visita a Secretária de Comunicação e Inclusão Digital (Secom), Vera Spolidoro, o Secretário de Infraestrutura e Logística, Caleb de Oliveira, a Secretária de Turismo, Abgail Pereira, o titular do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Rio Grande do Sul (CDES), Marcelo Daneris, o presidente da Corsan, Arnaldo Dutra, o coordenador do programa Verão numa Boa, Rodrigo Oliveira, o chefe de gabinete do governador, Ricardo Zamora, o coordenador da Defesa Civil, coronel Oscar Moiano, e o diretor da Procergs, Rosalino Melo estiveram acompanhando o governador, além de autoridades municipais.

São Lourenço do Sul escolhe representantes para o Garota Verão 2013






São Lourenço do Sul escolheu durante a noite de sábado (19), durante a etapa local, suas duas representantes para a 31ª edição do Garota Verão. Tamires Duarte, 18 anos, representando a Praia das Nereidas e Gabriele Scolmeister, 17 anos, irão disputar a etapa regional, que acontece no dia 03 de fevereiro na Praia do Laranjal, em Pelotas.

Quatro candidatas disputaram o título de Garota Verão Praia das Nereidas e cinco concorreram à faixa de Garota Verão São Lourenço do Sul. As torcidas estiveram animadas desde cedo, prestigiando suas candidatas. O concurso organizado pela RBSTV conta com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio.

Shows gratuitos prometem movimentar o final de semana em São Lourenço do Sul




O último final de semana de janeiro promete uma mistura de ritmos durante os shows do Festival Cultural de Verão, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio. Na sexta-feira (25), o show fica por conta de Thiago Nogueira e Banda, a partir das 22 horas.

No sábado dia (26), através de uma iniciativa da Corsan e Banrisul, Tenente Cascavel e Neto Fagundes sobem ao palco. Neto Fagundes, um dos mais conhecidos intérpretes da música gaúcha, começa o show a partir das 18 horas. A partir das 20 horas, Tenente Cascavel, grupo de rock formado por ex-integrantes das bandas TNT e Os Cascavelletes, começa a tocar a partir das 20 horas. Os shows acontecem no Largo Laura Abreu.

No último final de semana, Portal do Som e João Lucas e Tiago subiram ao palco, reunindo um grande público.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Cavalgada Cultural da Costa Doce chega a São Lourenço do Sul




Em sua 14ª edição, a Cavalgada Cultural da Costa Doce, chegou nesta quinta-feira (17) em São Lourenço do Sul. Os cavaleiros ficarão hospedados na Fazenda do Sobrado, onde na sexta-feira (18), acontecem a Missa Crioula e apresentações culturais.

A 14° Cavalgada Cultural da Costa Doce, partiu de Guaíba, em direção ao Sul do Estado, passando pelas cidades que compõem a região turística da Costa Doce. O fim da cavalgada acontece na cidade de Pelotas.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

São Lourenço do Sul é contemplado pelo Programa Verão Numa Boa Mais Digital




Governador lançará o programa no município na manhã de sábado

No sábado (19) pela manhã, a partir das 11 horas, o Governador Tarso Genro estará em São Lourenço do Sul, lançando o Programa Verão Numa Boa Mais Digital. Uma parceria entre as secretarias de Comunicação e Inclusão Digital (Secom), de Turismo (Setur), do Gabinete do Governador, e da Procergs, o projeto irá disponibilizar durante a temporada de veraneio hotspots wi-fi em um telecentro localizado junto Estação Verão do SESC, com uma área de alcance de dois quilômetros.

Desde o final de novembro iniciaram as tratativas entre a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, e o Governo do Estado. A Administração Municipal demonstrou interesse na implantação do programa, visando o acesso a internet na praia a toda a comunidade lourenciana e turistas.

Para o prefeito Daniel Raupp, além de qualificar a oferta aos moradores e turistas, a implantação do programa coloca o município no eixo das importantes ações do Governo do Estado. “São Lourenço do Sul está atento à inclusão digital. Através dessa experiência com o programa, estaremos avaliando as possibilidades de criação de um projeto que amplie o acesso a internet nos bairros e vilas do município.” – afirma o prefeito.

Além do governador Tarso Genro, também estarão presentes no evento o vice-governador Beto Grill, secretários do Estado e autoridades municipais.

Atividades Paralelas – Simultaneamente ao lançamento do programa estarão ocorrendo a Caravana Lilás de enfrentamento à violência contra a mulher, na orla da praia, distribuição de mudas nativas pelo Horto Florestal de Sema, Escola Aberta para a Cidadania, com oficinas na E. E. E. F. Monsenhor Gautsch, projetos sociais da Brigada Militar e Polícia Civil. Na ocasião também estará presente o Projeto de Educação Ambiental “Estação das Águas” Corsan/Banrisul, com escalada, tobogã, futebol de sabão, Caminho das Águas e labirinto de entrada.

Como utilizar o serviço: os interessados devem comparecer à Estação Verão do SESC, onde será instalado o hotspot, para realizar um cadastro para a utilização da senha de acesso a rede wi-fi.

Em pauta – Dois fatores importantes, que são antigas reivindicações da comunidade, também estarão em pauta durante a visita do governador. Caso seja viável, o Governador deve visitar as obras de melhorias na rede de abastecimento de energia da CEEE.  Os produtores rurais do município em diversas ocasiões tem solicitado providências para resolver as constantes quedas de energia no interior.

Outra possibilidade é o anúncio da empresa e assinatura da licitação da conclusão dos oito quilômetros restantes da ERS 265, que liga o município à Canguçu. Pela estrada transita um grande fluxo de veículos e a conclusão do trecho facilitaria o escoamento da produção agrícola e representaria uma economia no percurso de deslocamento entre as cidades da região até Porto Alegre.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

São Lourenço do Sul dá a largada para o Carnaval 2013 com a escolha da corte




Foi dada a largada para o Carnaval mais quente da Costa Doce em São Lourenço do Sul, com a escolha da corte que representará o samba no pé e a beleza da mulher lourenciana em 2013. Na noite de domingo (13), onze candidatas concorreram ao título.


Com 17 anos, representando a Escola de Samba Unidos da Lomba, Pâmela Vicente Nascente foi eleita a Rainha do Carnaval 2013.


Como 1ª Princesa foi escolhida a representante da Escola de Samba XV de Novembro, Pâmela Borges, 17 anos.


A representante do Movimento de Consciência Negra, Andressa da Silva Soares, 19 anos, recebeu o título de 2ª Princesa. Michel Nunes, representando a Escola de Samba Vai-Vai continua com o título de Rei Momo. A escolha da corte contou com o show de Jairinho e a bateria Dona da Noite, de Pelotas. A abertura do evento foi realizada pelo grupo Da Cor do Samba.

Foram avaliados pelos jurados Marcelo da Rosa Neves, Lidiane Soares, Luiza Neves, Adriane Mendonça e Carlos Alberto Ferreira Pereira, os quesitos samba no pé, simpatia, beleza e postura. Durante o evento também foi realizada a despedida da Corte do Carnaval 2012, que representou o município em bailes nos clubes e na passarela do samba, formada pela Rainha, Lidiane Soares e as princesas Thaís Mendes Alves e Thifany Centeno.

O evento foi promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio e contou com o apoio da Floricultura Neiva, Steins Malhas, Supermercado Jepsen, O Boticário, Loja Dy Fabrica Calçados, Coopesca, Cao Distribuidores, Nativa, Oficina Multimarcas, Maria Bonita, Sinal Verde, Loja Fascínio, Loja Fischer Haus e Foto Arte.

Para o prefeito Daniel Raupp, o diferencial do Carnaval lourenciano é a diversificação. Com opções para todos os gostos, são realizados bailes nos clubes sociais, desfiles das escolas de samba, blocos burlescos e também dos carros humorísticos, que trazem com irreverência e bom humor sátiras de situações do cotidiano.O Carnaval acontece de 09 à 12 de fevereiro em São Lourenço do Sul.



As seguintes candidatas concorreram ao título:


- Andressa da Silva Soares, 19 anos.
Entidade: Movimento de Consciência Negra.

- Angelita da Silva Ribeiro, 20 anos.
Entidade: Iate Clube.

- Daiane Brochado, 18 anos.
Entidade: Associação dos Quilombolas Rincão das Almas.
- Daniela Malta Uarte, 19 anos.
Entidade: Estação Primeira do Cruzeiro.

- Iula Peres Pereira, 17 anos.
Entidade: Escola Unidos da Lomba.

- Jenifer Dias Campos, 17 anos.
Entidade: Escola de samba XV de Novembro.

- Leandra Mendes, 16 anos.
Entidade: Escola de Samba Jurerê da Duque.

- Pâmela Borges, 17 anos.
Entidade: Escola de Samba XV de Novembro.

- Pâmela Vicente Nascente, 17 anos.
Entidade: Escola de Samba Unidos da Lomba.

- Tairane Bauer Macedo, 16 anos.
Entidade: Bloco Carnavalesco Arrastão.

- Viviane Soares, 23 anos.
Entidade: Escola de Samba Jurerê da Duque.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Inscrições abertas para etapa local do Garota Verão 2013



Estão abertas as inscrições para a etapa local do Concurso Garota Verão, que este ano chega a sua 31ª edição. Podem participar meninas com idade entre 15 e 20 anos. A escolha será realizada no domingo (19), a partir das 19 horas, no Largo Laura Abreu. O Concurso Garota Verão é uma realização da RBS TV, com o apoio da Prefeitura Municipal.
 
Na 30ª edição do concurso, realizada em 2012, foram escolhidas Vanessa Contreira Oliveira – Garota Verão da Praia das Nereidas, Débora Santos da Rocha – Garota Verão da Praia das Ondinas e Alexia Montezuma Lopes – Garota Verão São Lourenço do Sul.

Rainha do Carnaval 2013 será escolhida no domingo (13)



Para realizar o Carnaval mais quente da Costa Doce, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (SMTIC), realiza a escolha da corte 2013 a partir das 20 horas de domingo (13), no Largo Laura Abreu. O Grupo da Cor do Samba irá animar a festa.

As inscrições estarão abertas até a sexta-feira (11). As candidatas devem ter entre 16 e 30 anos e residir em São Lourenço do Sul. As vencedoras (Rainha, 1°Princesa e 2° Princesa) receberão uma ajuda de custo de um salário mínimo, além da fantasia confeccionada gratuitamente, transporte e alimentação durante o evento. As inscrições podem ser efetuadas  na Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, localizada na Rua Senador Pinheiro Machado, n° 169.

A partir desta quinta-feira (10) Blocos e Carros humorísticos podem fazer sua inscrição



A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (SMTIC), comunica que a partir de quinta-feira (10) estarão abertas as inscrições para carros humorísticos e blocos carnavalescos para o carnaval 2013. 

Os interessados devem se dirigir ao Departamento de Eventos, localizado na SMTIC, na Rua Senador Pinheiro Machado, n° 169, até o dia 1° de fevereiro. Mais informações podem ser obtidas através do fone (53) 3251-9599.

Inscrições para o 29º Reponte da Canção devem ser feitas da forma convencional


Por motivos alheios à vontade da Comissão Organizadora está cancelado o acolhimento de inscrições para o 29º Reponte da Canção e 21º Pérola Em Canto pela internet.  Assim, até o domingo (20), as inscrições poderão ser efetuadas pelas formas convencionais, previstas nos respectivos regulamentos.
 
Lembramos que a triagem dos trabalhos apresentados ocorrerá nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2013.
 
A Comissão Organizadora pede desculpas pelo inconveniente causado aos interessados e registra a intenção de proporcionar a implantação do serviço para próxima edição do evento. Os regulamentos e as fichas de inscrição estão disponíveis nos sites www.saolourencodosul.rs.gov.br e www.festivalreponte.com.br.


quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

14° Cavalgada Cultural da Costa Doce



Chegando em sua 14ª edição, a Cavalgada Cultural da Costa Doce, irá percorrer diversos municípios da região da Costa Doce. As inscrições já podem ser feitas pelo site da Associação, no endereço: www.cavaleirosdacostadoce.com.br.


A 14ª Cavalgada, acontecerá do dia 10 ao dia 20 de janeiro de 2013. A saída e concentração dos cavalarianos será em Guaíba, no início da tarde do dia 10, com um momento cívico no local do Cipreste histórico, logo após, acontece a partida dos cavalarianos para Barra do Ribeiro, local onde acontece o primeiro pouso dos participantes da cavalgada.

A previsão é de que, no dia 18 de janeiro, a cavalgada chegue em São Lourenço do Sul, na Fazenda do Sobrado, onde acontecerá a confraternização dos cavaleiros, apresentações culturais e tertúlia. Depois da visita na cidade, o grupo segue em direção a Pelotas, onde a cavalgado se encerra.

Show da Virada marca início de 2013



Mais de 10 mil pessoas compareceram ao Largo Laura Abreu na noite de terça-feira (01), para saudar a chegada de 2013, durante o tradicional Show da Virada. O evento promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (SMTIC), que aconteceria durante a virada, foi transferido devido ao mau tempo.

A festa teve início às 22 horas, com o show da banda Estação 5. Em seguida foi realizado o show pirotécnico, proporcionando um espetáculo de cores e luzes à lourencianos e visitantes. O evento conta com o apoio da iniciativa privada, através da Associação Comercial e Industrial (ACI). 


O Show da Virada marcou a abertura do Festival de Verão de 2013, que acontece durante janeiro e fevereiro. Todas as noites de sextas-feiras e sábados, a partir das 22 horas, diversas atrações sobem ao palco do Largo Laura Abreu.

Segundo o Secretário de Turismo, Indústria e Comércio Gilmar Pinheiro, o Reveillon é principal evento do calendário do município, reunindo uma grande quantidade de lourencianos e turistas e movimentando e economia local.