terça-feira, 26 de novembro de 2013

São Lourenço do Sul sediará debate do CDES sobre projeto para Hidrovia Brasil-Uruguai


São Lourenço do Sul recebe na manhã de sexta-feira (29), a partir das 10 horas, o evento “Diálogos CDES – Hidrovia Brasil-Uruguai”, promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES/RS). A atividade irá reunir lideranças regionais, autoridades, trabalhadores e empresários para debater o projeto no auditório da E. M. E. F. Profª. Marina Vargas, localizada na Av. Cel. Nonô Centeno, 933.

O objetivo do evento é compartilhar informações e aproximar os atores vinculados ao transporte hidroviário dos governos brasileiro e uruguaio, do Estado, municípios e iniciativa privada. A implantação da Hidrovia Brasil-Uruguai tem sido tratada como prioridade pelo prefeito Daniel Raupp, devido a sua importância estratégica para o desenvolvimento das atividades econômicas e logística da região. O chefe do executivo esteve em diversas oportunidades reunido com lideranças regionais, estaduais e nacionais pleiteando a inserção do município no projeto.

A previsão de investimentos na construção da Hidrovia Brasil-Uruguai é de R$ 50 milhões até 2014. O projeto está inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. A hidrovia possibilitará o transporte de cargas entre Brasil e Uruguai através da Lagoa Mirim, Canal São Gonçalo e Lagoa dos Patos. O Estudo de Viabilidade Técnico-Econômico e Ambiental (EVTEA) está em execução, pela empresa Ecoplan Engenharia Ltda, empresa contratada pelo Ministério dos Transportes, através da AHSUL.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Curso Compras Governamentais


A Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul, através do SETOR DE COMPRAS e SALA DO EMPREENDEDOR em parceria com o SEBRAE estará realizando de 09 a 10 de dezembro do corrente ano o curso de Compras Governamentais para os empreendedores do Município, visando esclarecer dúvidas dos empresários e estimular a participação dos pequenos negócios na compras Públicas Municipais. O curso contará com a presença do Setor de Compras da Prefeitura Municipal.
Os empresários que queiram participar entrar em contato pelo telefone 53- 3251-9594 ou 53-3251-9597 até o dia 05 de dezembro, vagas limitadas.
Curso GRATUITO e com CERTIFICADO!

Seminário Educação Empreendedora


A municipalidade através da Sala do Empreendedor em parceria com SEBRAE oportunizaram a participação de profissionais da Educação de São Lourenço do Sul no V Seminário Educação Empreendedora. Sendo uma das ações do Projeto Educação Empreendedora, Casos de Sucesso Municipais- SEBRAE. O Evento ocorreu no último dia 18 de novembro no Teatro da PUC/RS tendo como foco “o empreendedorismo em sala de aula e a inovação no campo da educação atendem a um objetivo maior: a transformação social, com os palestrantes José Pacheco, Gabriel Perissé e Zeca Mello.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Alunos da PUC apresentam projetos turísticos sustentáveis em São Lourenço do Sul


Na noite de quarta-feira (20), alunos do último semestre do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) estiveram em São Lourenço do Sul apresentando projetos visando o desenvolvimento turístico do município. Os graduandos apresentaram projetos elaborados com o tema “Desenvolvimento de Projetos Turísticos Sustentáveis”, na Associação Comercial e Industrial (ACI/CDL).

Além dos estudantes, a atividade também contou com a presença do prefeito Daniel Raupp, do secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio Gilmar Pinheiro, da turismóloga Cíntia Santos, do coordenador do curso Professor Me. Maurício Schaidhauer, e empresários locais. Os projetos serão cedidos ao município para possível implantação no futuro e também podem servir para a captação de recursos junto aos governos federal e estadual.
Os alunos estiveram em duas oportunidades realizando pesquisa de campo no município. Os estudantes participaram do roteiro turístico “Caminho Pomerano” e realizaram entrevistas. O evento foi realizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (SMTIC), juntamente com a Faculdade de Administração e Contabilidade (FACE) da PUCRS.

Confira os projetos apresentados:

- Projeto “Despertar para o turismo”;
- Projeto “Promoção e marketing de São Lourenço do Sul”;
- Projeto “Festival Gastronômico Sabores Lourencianos”;
- Projeto “Circuito de Verão”;
- Projeto “Som e Luz Farroupilha”;
- Projeto Pedagógico Rural “Crescendo e Aprendendo”;
- Projeto “Turismo Náutico em São Lourenço do Sul”.



segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Convite SMTIC e PUCRS


A Prefeitura de São Lourenço do Sul através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio juntamente com a Faculdade de Administração e Contabilidade – FACE da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, vem por meio de este convidá-lo (a) para apresentação de projetos elaborados pelos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, “Desenvolvimento de Projetos Turísticos Sustentáveis”.
O evento será realizado no dia 20 de novembro próximo, às 20 horas na (ACI) Associação Comercial e Industrial de São Lourenço do Sul.

II Encontro Nacional de Agentes de Desenvolvimento e II Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local

Nos dias 29,30 e 31 de outubro e 01 de novembro do corrente ano, aconteceu em Foz do Iguaçu, Paraná o II Encontro Nacional de Agentes de Desenvolvimento e II Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local com o objetivo de é facilitar o diálogo e o intercâmbio entre atores locais, nacionais e internacionais sobre a eficácia e impacto do Desenvolvimento Econômico local perante os grandes desafios da nossa época.
O encontro ocorreu com apresentação de palestras de estratégias e políticas públicas em prol ao desenvolvimento territorial sustentável e com painéis de práticas de ações de acordo com os benefícios da Lei Geral das MPEs.
O Estado do Rio Grande do Sul participou com 30 agentes de desenvolvimento, selecionados pelo SEBRAE/RS. A seleção ocorreu a partir da comprovação da Implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas nos Municípios, São Lourenço do Sul via a Sala do Empreendedor fez parte dessa comitiva do Estado. O evento contou com 900 agentes de desenvolvimento do Brasil.
Desde 2009, o município de São Lourenço do Sul desenvolve ações em prol das Micro e Pequenas Empresas, através dos benefícios gerados pela Lei Geral 123/2006, Lei 128/2008 e Lei municipal nº 3.097.
São Lourenço do Sul é um dos municípios referência na Implementação da Lei Geral, ou seja, em realmente tirar a Lei do papel e colocá-la em prática, agora está executando ações que visam o desenvolvimento de uma habilidade identificada como potencial que é a Educação Empreendedora.




terça-feira, 12 de novembro de 2013

São Lourenço do Sul no 25° Festival de Turismo de Gramado


Nos dias 07 a 10 de novembro de 2013, aconteceu no município de Gramado/ RS a 25ª edição do Festival de Turismo (Festuris), o evento que acontece no Centro de Eventos Sierra Park, é um instrumento eficaz de vendas. A feira de negócios é frequentada por um público altamente qualificado e com poder de decisão. Durante os dias de atividade, mais de 14 mil profissionais circularam pelos 17 m² da feira.
São Lourenço do Sul esteve representada em dois estandes do evento, Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul (SETUR/RS) e no estande do SEBRAE/Costa Doce, a fim de divulgar as potencialidades turísticas do município e da Região Costa Doce.
Na sexta-feira (08), através do Sebrae foi disponibilizado transporte para empresários do trade turístico da região participarem da Feira de Negócios, onde puderam ver as novas perspectivas do turismo.


Educação Empreendedora


Desde 2009, o município de São Lourenço do Sul desenvolve ações em prol das Micro e Pequenas Empresas, através dos benefícios gerados pela Lei Geral 123/2006, Lei 128/2008 e Lei municipal nº 3.097.
São Lourenço do Sul é um dos municípios referência na Implementação da Lei Geral, ou seja, em realmente tirar a Lei do papel e colocá-la em prática, agora está executando ações que visam o desenvolvimento de uma habilidade identificada como potencial que é a Educação Empreendedora.
Este projeto do SEBRAE RS contempla um número restrito de municípios, na região Sul até o momento são apenas São Lourenço do Sul e Tapes que estão sendo beneficiados. As ações possuem seu planejamento alicerçado em dois momentos, o diagnóstico com plano de ações para execução de atividades necessárias a evidenciar o universo de Educação Empreendedora existente assim como de Gestão para o Desenvolvimento. As ações ainda em 2013 irão ser desenvolvidas até o dia dois de dezembro, no qual retornam em janeiro para serem finalizadas com previsão em julho de 2014.
Todo o trabalho executado está previsto no planejamento da Lei Geral, e possui dois eixos principais nos quais estão sendo realizadas ações com o grupo de trabalho composto pelas Agentes de Desenvolvimento Dóris Klasen, e Eliane Goulart, Betânia Schimelpheming, Rosani Trindade, Joselaine  Quevedo com auxílio da Consultora do Sebrae-RS Daniela Burkhard.
As ações são coordenadas pela Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio no qual participa de todo o processo o Secretário Gilmar Pinheiro e o Gestor Responsável da Regional Sul SEBRAE é o Fabricio Burket, para as ações diversas Secretarias são parcerias e a Secretaria de Educação está alicerçada na base das ações em conjunto com Sala do Empreendedor.
O próximo passo agora é levar o grupo de profissionais envolvidos com o tema para o Encontro de Educação Empreendedora em Porto Alegre que será realizado dia 18 de novembro.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Tour “Educando para o Turismo”


Em uma ação conjunta da Secretaria de Turismo, Secretaria de Educação e Curso técnico de Turismo e Eventos do I.E.E. Dr. Walter Thofehrn realizou-se uma série de tours pelo município na zona urbana e rural contemplando as escolas municipais.
O objetivo da ação foi proporcionar que os alunos conheçam e valorizem os atrativos do município, despertando para a importância do Turismo.
Foram contemplados em torno de 1.200 alunos das Escolas municipais. A ação iniciou na 7ª Semana do Turismo e Empreendedorismo, que comemora o dia Mundial do Turismo.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Prefeito Daniel Raupp entrega nova solicitação de conclusão da ERS 265 no DAER


O Prefeito de São Lourenço do Sul, Daniel Raupp, foi recebido na manhã desta quinta-feira, 31, pela chefe de gabinete do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens – DAER, Misiara Oliveira, acompanhado pelo chefe de gabinete da SECDES, Zelmute Marten.

Na ocasião o Prefeito entregou novo documento reiterando a importância da conclusão das obras de asfaltamento da ERS 265 nos 8 km restantes na Boa Vista. “O encontro foi de excelentes perspectivas, o gabinete do governador esta acompanhando diretamente este tema e a previsão é de retomada das obras rapidamente”, destacou Daniel Raupp.

“Os entraves jurídicos e burocráticos estão solucionados, a licitação está concluída e a ordem de reinicio das obras será dada nas próximas semanas”, informou Misiara Oliveira. O Diretor-geral do DAER, Carlos Eduardo de Campos Vieira, e o secretário estadual de Infra-estrutura e Logística, João Vitor Domingues, tem sido aliados decisivos para esta conclusão.

A administração municipal de São Lourenço do Sul tem realizado diversas ações de manutenção da via, embora a responsabilidade seja estadual. O compromisso do governo local com o desenvolvimento rural está no centro das prioridades e a compreensão com as dificuldades de circulação de produtos e pessoas leva a prefeitura a minimizar as dificuldades e construir a solução juntamente com o governo estadual.

O assessor do mandato do deputado federal Henrique Fontana, ex-prefeito José Nunes, também tem sido incansável no acompanhamento deste tema. Ao longo de toda sua história de militância acompanhou o movimento pelo asfaltamento da 265 e tem buscado sempre a relação com o DAER e o governo estadual para conclusão da obra.