terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Inscrições abertas para o 10° Encontro Estadual de Invernadas



Em 2015, o Encontro Estadual de Invernadas “São Lourenço em Dança” chega a sua 10ª edição. As invernadas interessadas têm até o dia 19 de março para se inscreverem. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no link “Invernadas” no site  www.festivalreponte.com.br. O evento acontece paralelamente ao 31º Reponte da Canção, nos dias 11 e 12 de abril.
O Encontro Estadual de Invernadas tem como objetivo a preservação, valorização e divulgação das artes, da tradição e da cultura popular do Rio Grande do Sul. Nesta edição, o evento apresenta novidades: terá duas modalidades – mostra e concurso de dança de entrada ou saída. As inscrições são gratuitas.
Para a modalidade concurso, disputada em 12 de abril, serão disponibilizadas 10 vagas. Em caso de número de inscrições maior que o número de vagas, será realizado sorteio em data e local a ser divulgado. Os grupos que não se classificarem na categoria concurso poderão se apresentar na mostra realizada no dia 11 de abril. Os participantes inscritos receberão pulseira de acesso a todo evento. Mais informações pelo telefone: (53) 3251-9519.
Reponte da Canção e Pérola Em Canto
As inscrições de composições para o 31º Reponte da Canção, que será realizado de 10 a 12 de abril no Galpão Crioulo do Camping Municipal de São Lourenço do Sul, e para o 22º Pérola em Canto continuam abertas até o dia 08 de março. Podem ser inscritas composições nas linhas campeira e manifestação regional. As inscrições devem ser feitas pelo site festivalreponte.com.br.
Nas inscrições enviadas através do site, o concorrente deve preencher uma ficha de inscrição para cada música, acompanhada da letra e mídia contendo a gravação. As inscrições também serão aceitas pelo correio, mediante critérios especificados no regulamento disponível no site do festival. A triagem das composições acontece nos dias 12 e 13 de março.
Realização
O 31º Reponte da Canção, o 23º Pérola Em Canto e o 10º Encontro Estadual de Invernadas “São Lourenço em Dança” são promovidos pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, sob a coordenação da Comissão Organizadora.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Abertas as inscrições para o 31º Reponte da Canção


O 31º Reponte da Canção será realizado de 10 a 12 de abril no Galpão Crioulo do Camping Municipal de São Lourenço do Sul. Até o dia 05 de março o festival recebe inscrições na linha campeira e manifestação regional. As composições devem ser inscritas pelo site festivalreponte.com.br.
Nas inscrições enviadas através do site, o concorrente deve preencher uma ficha de inscrição para cada música, acompanhada da letra e mídia contendo a gravação. As inscrições também serão aceitas pelo correio, mediante critérios especificados no regulamento disponível no site do festival.
Podem ser inscritas composições nas linhas: campeira – que versem sobre os usos e costumes das lides do campo, representando as raízes da cultura regional gaúcha e do grande pampa, tanto na letra, como no ritmo e instrumentos utilizados; e manifestação regional – maior liberdade na escolha dos temas, assim como ritmos e instrumentos, respeitando a cultura gaúcha e do grande pampa. As composições devem ser inéditas até a apresentação pública durante o 31º Reponte da Canção.
A triagem das composições acontece nos dias 12 e 13 de março. Na linha campeira, serão sete composições classificadas através dos jurados Xiru Antunes, Cristiano Vieira e Angelo Franco. Na linha manifestação regional serão selecionadas sete composições pelos jurados Pedro Munhoz, Nilton Junior da Silveira e Marcelo Delacroix. As notas dos jurados correspondem aos quesitos: letra, melodia, intérprete, palco e arranjo. As músicas selecionadas receberão R$ 4,5 mil a título de premiação pela participação e direitos autorais e artísticos. Além das 14 composições selecionadas, o Pérola Em Canto também classifica duas composições para o festival, sendo uma em cada linha.
22º Pérola Em Canto
Também estão abertas as inscrições para o 23º Pérola Em Canto, nas linhas campeira e manifestação regional, através do site festivalreponte.com.br ou ainda por meio do Protocolo Geral da Prefeitura, conforme especificado no regulamento. O festival reúne compositores residentes e atuantes em São Lourenço do Sul há no mínimo quatro anos. As músicas selecionadas receberão R$ 1 mil a título de premiação pela participação e direitos autorais e artísticos.
Realização
O 31º Reponte da Canção, o 23º Pérola Em Canto e o 10º Encontro Estadual de Invernadas “São Lourenço em Dança” são promovidos pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, sob a coordenação da Comissão Organizadora.
Mais informações:
Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio
Rua Senador Pinheiro Machado, 169
Fones: (53)3251-9599/3251-9519
 

Escola de Samba XV de Novembro é a campeã do Carnaval mais quente da Costa Doce


Com a única nota máxima pela avaliação dos jurados, no quesito mestre-sala e porta-bandeira, a Escola de Samba XV de Novembro é a campeã do Carnaval de São Lourenço do Sul. Em um fato inédito na folia lourenciana, a nota máxima decidiu a vencedora. Pela primeira vez houve um empate na apuração das notas, entre a Escola de Samba XV de Novembro e a Escola de Samba Unidos da Lomba, ambas com 77 pontos. Segundo o regulamento, o maior número de notas máximas definiu a vencedora.
Em 2015, a Escola de Samba XV de Novembro apresentou o samba-enredo “XV de Novembro, 60 anos de história, majestade na passarela do samba”. Com o maior número de integrantes, a campeã desfilou com 341 participantes. A segunda colocada, Escola de Samba Unidos da Lomba trouxe 195 integrantes à passarela do samba, com o samba-enredo “Alexandre – O Grande: a trajetória, mitos e lendas de um guerreiro imperador”.
A campeã obteve as melhores avaliações nos quesitos: comissão de frente, evolução, e mestre-sala e porta-bandeira. Empatou com a segunda colocada nos quesitos: alegorias e adereços e samba-enredo. A vice-campeã recebeu as maiores notas nos quesitos: bateria, fantasias e destaques e tema-enredo.
A apuração dos resultados foi realizada na passarela do samba, em frente ao palanque oficial, durante a tarde de terça-feira (17). Além da avaliação nos oito quesitos avaliados pelos jurados, as escolas de samba também precisam cumprir o regulamento, que estabelece que cada escola tem que desfilar com no mínimo 150 componentes, sendo um mínimo de 40 ritmistas agrupados na bateria e uma comissão de frente com 07 a 10 integrantes.
A terceira colocada na avaliação dos jurados, com 68,8 pontos, Escola de Samba Estação Primeira da Cruzeiro não cumpriu as exigências do regulamento referentes ao número mínimo de componentes e de integrantes na bateria. A entidade apresentou o samba-enredo “Eu quero é mais”.
Nenhum jurado lourenciano integra a comissão julgadora, o que garante a imparcialidade na escolha da grande campeã. O regulamento foi distribuído com antecedência às escolas de samba e os envelopes com as notas estavam lacrados pelos jurados e foram conferidos pelos representantes das entidades antes da divulgação dos resultados.
Confira os jurados responsáveis por escolher a campeã do Carnaval 2015:
- Comissão de frente – Thomas Porto Marinho: graduado em Dança – Licenciatura, professor, bailarino e coreógrafo;
- Evolução – Mauren Silveira: bacharel em Educação Artística – Habilitação em Artes Cênicas e professora de teatro;
- Mestre-sala e porta-bandeira – Fabiana Ferreira dos Santos:  preparadora e coordenadora de jurados para o Carnaval em diversas cidades da região;
- Alegorias e adereços – Ana Júlia Fortuna: jurada em carnavais de rua em diversas cidades da região;
- Fantasias e destaques – Patrícia Garcez: costureira especialista em fantasias, figurinos, bordados e alta-costura;
- Tema-enredo – Alexandre Lemos Vieira: graduado em Letras Português/Inglês e Literaturas;
- Bateria – Marcelo Amaro: percusionista e cantor;
- Samba-enredo – José Everton Rossini:  graduado em Música e músico percursionista.

Carros humorísticos e trio elétrico Ziriguidum levam a folia à Praia das Nereidas


A Praia das Nereidas esteve lotada durante a tarde de domingo (15). Lourencianos e turistas foram conferir a irreverência dos carros humorísticos e cair na folia com o trio elétrico Ziriguidum. As atividades integraram a programação do Carnaval mais quente da Costa Doce em São Lourenço do Sul.
As atividades começaram com o tradicional desfile dos carros humorísticos pela Praia das Nereidas. Reunindo grupos de amigos para apresentar sátiras a temas do cotidiano com bom humor, criatividade e alegria, os carros humorísticos são um dos principais atrativos do Carnaval lourenciano.
Após o desfile dos carros humorísticos, o trio elétrico Ziriguidum, promoção do Esporte Clube São Lourenço em parceria com a Prefeitura, trouxe a Xavabanda para animar os foliões.