quinta-feira, 1 de abril de 2010

Desincompatibilizações


Pré-candidato a Deputado Estadual, Zelmute Oliveira, desincompatibilizou-se nesta segunda-feira 29 da Presidência da Agência de Desenvolvimento do Turismo na Costa Doce – AD Costa Doce, passando o cargo à secretária municipal de Turismo, Esporte e Lazer de Tapes Stela Tolloti Machado (foto), e terça-feira 30 da função de secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio de São Lourenço do Sul, tendo sido empossado Gilmar Pinheiro (foto).

Jornalista, 35 anos, mestrando em Desenvolvimento Sustentável, casado com Laura Jardim, Zelmute Oliveira atuou durante anos na iniciativa privada e paralelamente na militância política no Partido dos Trabalhadores. Na esfera pública atuou no Governo do Estado do Rio Grande do Sul no Gabinete da Metade Sul, Assembléia Legislativa na Comissão de Orçamento e Finanças, Prefeitura de Pelotas na secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e há 5 anos e três meses esteve a frente da pasta que trata do Turismo, Indústria e Comércio em São Lourenço do Sul.

Voltado ao tema do desenvolvimento regional, Zelmute tem pautado sua atuação política em relações qualificadas e programáticas, com longa trajetória na organização da Economia Solidária no Estado. Possui compromissos claros com as questões ambientais relacionadas ao saneamento ambiental e a despoluição da Laguna dos Patos. Tem desenvolvido programas de apoio a micro e pequenas empresas e a vocações produtivas regionais como a agricultura. Defende um Estado indutor do desenvolvimento e comprometido com os investimentos em saúde, educação, assistência social, ciência, tecnologia e turismo. Comprometido com a sociedade civil organizada, acompanha as lutas dos movimentos sociais e a inclusão social, de gênero, juventude e etnias. Defensor da democracia e da justiça social.

Formado na cultura do trabalho e do empreendedorismo, possui dinamismo pragmático na busca de seus objetivos. Ajudou a consolidar o município de São Lourenço do Sul numa referência estadual e nacional em políticas públicas como o microcrédito, desenvolvimento do turismo, realização de grandes eventos, implantação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e na valorização da cultura e da identidade da população regional com destaque para a pesca artesanal e as etnias tradicionais.

Os próximos meses serão de muita mobilização e de debates sobre o futuro do país e da região sul. A renovação política e o compromisso objetivo de pessoas que se disponham a construir com todos, valorizando a participação popular, estão entre os desafios a serem alcançados nestes próximos meses.