Reponte da Canção

    Considerado uma dos maiores festivais de música nativista do Rio Grande do Sul O Reponte da Canção busca o resgate e divulgação das tradições e músicas regionais, bem como contribui para o fomento do turismo local, tendo reconhecimento de destaque como o melhor festival nativista do país, já faz parte do calendário cultural do Rio Grande do Sul.

    O evento, promovido pela Prefeitura Municipal, sempre contou com o prestígio e o voluntariado da comunidade lourenciana. O Galpão Crioulo do Camping, que abriga o evento, é considerado pelo publico, artistas e pela mídia, como um dos melhores, senão o melhor espaço dentro do Rio Grande do Sul disponibilizado para eventos da espécie. Opiniões de respeito conceituam-no como “templo sagrado” do nativismo.

    A cada ano centenas de obras são apresentadas à triagem para a seleção. No palco do Reponte dezenas de músicos e cantores desfilam composições de jovens e maduros poetas e musicistas, que fazem do festival, seguramente o mais abrangente e representativo dos festivais nativistas realizados no Brasil.