quinta-feira, 21 de março de 2013

segunda-feira, 18 de março de 2013

Sala do Empreendedor e Banco do Povo: contribuindo para o desenvolvimento econômico local


A sala do empreendedor, localizada junto à Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, é um local que serve como fonte de informação para os empreendedores locais e também aos futuros empreendedores. A sala têm como principal objetivo orientar os empreendedores, simplificando os procedimentos de registro de empresas.

Na Sala do Empreendedor é possível efetuar o registro, alteração e baixa do Microempreendedor Individual (MEI), que vem mudando a vida de muitos brasileiros. É a chance que o trabalhador autônomo tem de formalizar seu negócio de maneira mais simples e rápida, garantindo seus direitos e assim exercendo sua cidadania. O movimento do Empreendedor Individual é uma Política Pública Nacional de inclusão previdenciária, inclusão social e empreendedorismo.

O Banco do Povo, localizado junto com a Sala do Empreendedor foi especialmente criado para quem tem seu pequeno negócio e quer incrementa-lo. Para isso, o Banco oferece linhas de microcrédito, através de seus parceiros, produtivo e orientado, com juros de apenas 0,64% ao mês. O Banco do Povo é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, que visa o desenvolvimento econômico local.

A Sala do Empreendedor e o Banco do Povo se encontram junto a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio na Rua Senador Pinheiro Machado, n° 169. Mais informações pelo telefone 3251-9597 e 3251-9598.

sexta-feira, 8 de março de 2013

São Lourenço irá padronizar os ambulantes


Ocorreu na manhã da última quinta-feira (07), no Espaço Municipal de Cultura, a primeira reunião, com o objetivo de padronizar os ambulantes que atuam em São Lourenço do Sul.. A reunião foi chamada pela Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, através do Departamento da Economia Solidária, e contou com mais de 40 ambulantes. Os presentes puderam saber como funcionará o processo de padronização, como deverão ter suas novas instalações, uniformes e também ficaram informados de como obter o microcrédito do Banco do Povo.

O processo de padronização tem como objetivo, qualificar o atendimento dos ambulantes locais durante a temporada de verão e outros eventos no decorrer do ano. O processo será de unificar os atendimentos, ou seja, todos ambulantes terão sua “carrocinha” (ou trailler), sem diferença. As carrocinhas serão feitas em inox, e fabricadas por uma empresa da cidade. Além da unificação das carrocinhas, o projeto de padronização prevê o uso de uniforme de identificação. Tanto os trailers de alimentação, como também os uniformes serão utilizados por todos os ambulantes, sem distinção.

Para os ambulantes investirem no seu negócio, o Banco do Povo irá oferecer, para aqueles que desejaram obter as suas linhas especiais de crédito, com os juros reduzidos. Todos ambulantes deverão se adequar a essa nova padronização para conseguirem o alvará de funcionamento para a temporada de verão 2013/2014. Os ambulantes tem até o final do ano de 2013 para entrarem na padronização, caso contrario, não será expedido um novo alvará de funcionamento junto a Prefeitura Municipal.

Petrobrás patrocinará o Reponte pela 6ª vez consecutiva


Na tarde de quarta-feira (06), a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (SMTIC) recebeu a aprovação da Petrobrás referente à proposta de patrocínio no valor de R$ 100 mil ao 29º Reponte da Canção. Pela 6ª vez consecutiva, a estatal apóia a realização do festival nativista, que acontece de 03 a 05 de maio, no Galpão Crioulo do Camping Municipal, em São Lourenço do Sul.

Segundo o Secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Gilmar Pinheiro, a forma moderna com que o município trata os eventos, utilizando as Leis de Incentivo à Cultura federal (Lei Rouanet) e estadual (LIC/RS), propiciou que a Petrobrás, principal estatal brasileira, patrocine o Reponte da Canção.

A triagem das composições para o 29º Reponte da Canção e 21º Pérola Em Canto foi realizada no início de fevereiro. Foram inscritas mais de 700 composições nesta edição do festival. Jair Rodrigues, Jorge Guedes, Tchê Guri, Luiz Marenco, Maiquel Filho e Tambo do Bando são as atrações confirmadas para esta edição do festival. O 29º Reponte é realizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, sob coordenação da Comissão Organizadora.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Comissão Organizadora e Artística do Reponte prestigia o “Terra & Cor”


Nos dias 1° e 2 de março, na cidade de Pedro Osório, aconteceu o XVII Festival Nativista “Terra & Cor” e a 12ª edição da Expofesta da Melancia e da Agricultura Familiar. A Comissão Organizadora e Artística do 29° Reponte da Canção, esteve prestigiando o Festival. O “Terra & Cor”, depois de muitos anos sem ser realizado, retornou ao cenário Estadual dos festivais nativistas. Neste retorno, o evento foi realizado no Sindicato Rural de Pedro Osório.

Na foto, aparecem entregando o CD e DVD do 28° Reponte da Canção, para o Deputado Federal Fernando Marroni e o Prefeito de Pedro Osório, César Roberto Brito e sua esposa, a Primeira Dama Miriam Gonçalves, a comissão foi representada pelo Secretário de Turismo, Indústria e Comércio de São Lourenço do Sul, Gilmar Pinheiro, Arthur Martinez, Clediane Oliveira e Cíntia Santos.

terça-feira, 5 de março de 2013

Prefeito e Secretário têm agenda em Porto Alegre


O Prefeito Municipal de São Lourenço do Sul, Daniel Raupp, juntamente com o Secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Gilmar Pinheiro, estiveram na última quinta-feira (28), em reuniões importantes na capital do Estado. A primeira reunião ocorreu no Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (BadeSul), com a superintendente de marketing, Rejane Costa Passuello   onde foi acertado que o Banco irá, pelo terceiro ano consecutivo, apoiar o Reponte da Canção. Na próxima semana, o Banco se comprometeu em anunciar o valor total do recurso destinado ao Festival.

Após a reunião com o BadeSul, Prefeito e Secretário se reuniram com a Produtora Cultural do Festival, para tratar de assuntos, como a estratégia de captação de recursos, execução e prestação de contas do Festival.

A última importante reunião aconteceu no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS), com o chefe de gabinete do Conselho, Zelmute Marten. Na ocasião foi tratado o assunto que se refere a uma empresa do ramo da aviação, que estará, nos próximos dias, visitando o aeródromo do município. Na oportunidade, será aberto o dialogo sobre a possível reativação do aeródromo, visando atender a região do Mercosul.