terça-feira, 29 de abril de 2014
São Lourenço: um roteiro de cultura e gastronomia pomerana
A cidade de São Lourenço do Sul recebeu sábado, (26/4), a 3ª
Expedição Gastronômica pelo RS, organizada pelo GT de Gastronomia Regional e
contou com a parceria da Administração Municipal, através
da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de São Lourenço do Sul.
Feira de produtos coloniais
O passeio teve início com uma visita na Feira de Produtos Coloniais, na Praça Central da cidade que existe há mais de 35 anos e abriga 13 bancas que oferecem hortifrutigranjeiros, conservas, geléias, embutidos, etc...
Casa das Cucas Pomeranas
O roteiro seguiu com a visita na Casa das Cucas Pomeranas onde o grupo teve a oportunidade de assistir o historiador Jairo School da Costa contar um pouco sobre a história, origem e a culinária pomerana. D. Marcilda, da Casa das Cucas apresentou uma receita de Cuca Pomerana.
Casa da Schimier
Na Casa da Schimier, agroindústria de schimiers, compotas, conservas e geléias. Adelino Huttner narrou um pouco da história da família e como começou o cultivo do pomar de árvores frutíferas. De produção agroecológica, a Casa da Schimier oferece uma ampla variedade de produtos a base de frutas.
Propriedade de Inês Klug
Na Coxilha do Barão, na propriedade de Inês Klug, o momento foi carregado de emoção e satisfação por partes de todos. O grupo desfrutou de um farto almoço pomerano. No cardápio, sopa pomerana, carne de porco assada, bolo de carne alemão, bolinho de batata alemã, salada de batata pomerana com toucinho, frango assado, arroz, feijão, saladas diversas, cucas, sucos, ambrosias, arroz doce e sagu com creme. A proprietária cultiva plantas medicinais e fitoterápicas.
Propriedade da família Klasen
Na propriedade da Família Klasen, o grupo teve a oportunidade de ver uma bela criação de gansos, cabras e perus e saber da tradição do peito de ganso defumado, característico da gastronomia pomerana. A propriedade possui uma queijaria, produz biscoitos e geléias.
D. Romilda Grimm Hax
No último passeio da expedição pelo ‘Roteiro Caminho Pomerano’ em São Lourenço, o grupo foi recebido por D. Romilda Grimm Hax, no Prado Novo, com um belo café com variedades de schimiers, embutidos, cucas e pães. Com muita sabedoria e experiência, D. Romilda nos contou sobre o trabalho desenvolvido na propriedade que tem uma criação de gansos, patos e perus, onde ela mantém a tradição da sopa parda e também produz o peito de ganso defumado.
Assinar:
Postagens (Atom)