O Brasil Rural Contemporâneo foi de relevante resultado para o turismo da Costa Doce. Desde quinta-feira, 13, até domingo, 16, milhares de visitantes passaram pelo estande Rota da Costa Doce, instalado no espaço das Rotas Turísticas do RS, na feira, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em Porto Alegre. O espaço da AD Costa Doce foi um dos mais visitados deste setor.
Além do material gráfico institucional, as pessoas que se dirigiram ao estande da AD, receberam informações relacionadas às atrações e roteiros turísticos dos 24 municípios que compõem a agência. Responsável pelo atendimento da AD no evento, a secretária executiva da agência, Simone Porepp, chama atenção para dois aspectos: a forte estrutura montada pelo MDA no Cais do Porto e também para o grande fluxo de visitantes.
Simone, que atua na Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de São Lourenço do Sul, informa que ao terem contato com o material, muitos visitantes se surpreenderam com a gama de alternativas oferecidas pela Região. “A versatilidade de nossas atrações, que mescla praia e campo, história e cultura torna nosso turismo muito competitivo em relação a outras rotas”, comenta Simone. Segundo ela, cada visitante que foi ao estande em busca de informações, é um potencial turista de nossas cidades.
De acordo com os organizadores, mais de 100 mil pessoas estiveram no Brasil Rural Contemporâneo. Ao todo, 250 expositores e empreendedores de todo o Brasil participaram do evento, que teve o investimento de R$ 4 milhões do governo federal.
De acordo com dados do Censo do IBGE de 2006, o setor da agroindústria familiar possui 4, 3 milhões de estabelecimentos cadastrados. Isso é correspondente a 84% dos empreendimentos rurais do Brasil.
Além do Caminho Pomerano e Caminho Farroupilha, A Costa Doce também foi representada na feira pelas agroindústrias Pomerana (massas e bolachas) e Figueira do Prado (sucos e doces orgânicos), ambas de São Lourenço do Sul.
A empresária rural Mirian Costa, integrante do Caminho Pomerano – roteiro de turismo rural da Costa Doce -, os contatos feitos em feiras como essa se constituem na maior vantagem para os empreendedores participantes. “Aqui se abrem bons caminhos para futuros negócios”, disse Mirian, de SLS e que assumirá a presidência do Caminho Pomerano, em junho.
Presença da AD será constanteJá para a presidente da AD Costa Doce, Stela Machado, o evento consiste numa grande oportunidade de apresentar as potencialidades turísticas e de produção da Costa Doce. “Estarmos presentes nestes eventos significa promover contatos com potenciais compradores de nossos produtos, é estarmos na vitrine”, pondera Stela Machado. No final de maio, a AD Costa Doce participa do Salão Nacional de Turismo de São Paulo e em junho, da Expotchê, em Brasília.
________________________________________
Alex Soares
Nenhum comentário:
Postar um comentário