segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Cavalgada Cultural do Chasque Farroupilha resgatou o histórico do Caminho Farroupilha em São Lourenço do Sul


Neste domingo (04), chegou em São Lourenço do Sul, a cavalgada Cultural Chasque do Caminho Farroupilha. A cavalgada tem por objetivo percorrer a região da Costa Doce, seguindo o mesmo trajeto que os farroupilhas percorreram nos tempos da Revolução, fazendo o resgate histórico do Caminho Farroupilha.

Os cavaleiros que saíram na terça (30), de Guaíba, em frente a casa Gomes Jardim, onde Bento Gonçalves viveu seus últimos momentos. Em seguida, partiram em direção a Região Sul do Estado, passando pela Barra do Ribeiro, Tapes, Arambaré, onde ocorreu o desembarque dos Imperiais na Revolução, Camaquã, onde está enterrada Caetana, esposa de Bento Gonçalves, pelo Cemitério do Cordeiro, onde por muitos anos ficou enterrado o corpo de Bento Gonçalves, Cristal, onde Bento teve sua estância.

Ao chegar em São Lourenço do Sul, dirigiram-se à estância Casa Nova, hoje propriedade de Paulo Régio Brauner, que foi residência da irmã de Bento, que serviu como refúgio para as mulheres farroupilhas. A estância, localizada no Boqueirão, tinha uma visão privilegiada de todo o território que hoje é o município de São Lourenço do Sul. Ana Gonçalves, foi quem doou as terras onde foi construída a Igreja Imaculada Conceição do Boqueirão, e é no altar desta, que se encontram os seus restos mortais. Paulo Brauner quer que dona Ana e a estância sejam reconhecidas, pelo seu simbolismo histórico e a relevância que a propriedade teve para a Revolução Farroupilha.

Na passagem por São Lourenço do Sul, houve apresentação musical das Gêmeas de Pelotas, Francine e Franciele, de apenas 16 anos, juntamente com Carlinho Botelho, que no próximo dia 2 de outubro estarão lançando um CD da 2° Mostra de Cantores de Pelotas.

Carlos Gonçalves, presidente Associação dos Cavaleiros da Costa Doce, ressalta o resgate histórico que é feito com a cavalgada e a reativação do roteiro turístico Caminho Farroupilha na região, baseado na cultura do gaúcho. A iniciativa busca gerar novos empreendimentos e geração de empregos, assim como, aumentar a auto-estima da população.

Na manhã desta segunda (05), a cavalgada partiu para Canguçu e está programada para chegar a Piratini no dia 09, onde serão a guarda do Governador do Estado e todo o secretariado. No dia 10 de setembro será realizada a promoção dos pontos turísticos e históricos da região da Costa Doce e no dia 11 será entregue ao Governador do Estado, um chasque com as reinvidicações de todas as cidades que fazem parte da Costa Doce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário