terça-feira, 14 de fevereiro de 2012
2ª Festa do Peixe incentiva o consumo do pescado de forma criativa em São Lourenço do Sul
Em São Lourenço do Sul o final de semana foi marcado por muita alegria e descontração, além de um variado cardápio à base de pescado na 2ª Festa do Peixe – “Peixe no prato é saúde na mesa”. O evento aconteceu nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, consolidando São Lourenço do Sul como referência em gastronomia do peixe. Durante os três dias um grande número de pessoas compareceu ao Camping Municipal, prestigiando o evento.
A abertura oficial da 2ª Festa do Peixe aconteceu na tarde de sexta-feira (10). Além da gastronomia, também se destacaram as atrações musicais. Na noite de sexta-feira (10), a Banda Estação 5 subiu ao palco.
No sábado (11), foi a vez do Grupo Kendyrya animar os presentes. Flávio Souza embalou o almoço de domingo (12), com canções nativistas.
À noite a Banda Rota Luminosa agradou a todos os gostos, com seu variado repertório.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, juntamente com a EMATER promoveram degustação e receitas com carpa. No quiosque do Ministério da Pesca, os presentes puderam contar com orientação e encaminhamentos de documentos dos pescadores. Além de mostra de peixes vivos, vindos de tanques do Programa de Piscicultura de Sentinela do Sul e mostra de alevinos e peixes ornamentais (aquários), durante a realização do evento também foram distribuídos livros de receitas de gastronomia do pescado (Ministério da Pesca). A Erva Mate Valério promoveu uma mateada.
O Banco do Povo – Programa Municipal de Microcrédito esteve prestando informações relativas às linhas de produtos que contemplam o segmento de pesca. A Coordenadoria de Cultura, com um espaço de arte e recreação, promoveu atividades como desenho e pintura, hora do conto, pintura no rosto e biblioteca móvel.
Entre as iguarias a base de peixe comercializadas durante o evento, destacou-se a variedade de opções. Além dos pratos tradicionais, como tainha e anchova na taquara, pastel de siri, pastel de camarão, bolinho de peixe com batata e estrogonofe de camarão, quem compareceu ao evento também pôde experimentar o doce de peixe.
Segundo o diretor do Departamento de Economia Solidária Cláudio Nei Almeida a 2ª edição do evento superou a todas as expectativas, incentivando o consumo de peixe de forma diversificada e valorizando a criatividade na hora do preparo dos pratos. A 3ª Festa do Peixe já tem data marcada e acontece nos dias 24, 25 e 26 de janeiro de 2013.
Com o objetivo de incentivar o consumo de pescado, estimular a atividade pesqueira, assim como promover uma valorização do cooperativismo, do turismo e da gastronomia, a 2ª Festa do Peixe foi realizada pela Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul, através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Departamento de Economia Solidária, Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e Secretaria de Desenvolvimento Rural, juntamente com a COOPESCA, JAPESCA e EMATER.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário