quinta-feira, 22 de março de 2012

Inaugurado o curso técnico em Turismo



Nesta segunda-feira (19), no auditório do Instituto Estadual de Educação Dr. Walter Thofehrn, foi realizada a aula inaugural do novo curso técnico em turismo e eventos. Através de processo seletivo realizado o dia de 10 de março, 143 candidatos concorreram a 45 vagas disponíveis. O curso é uma conquista para o município, que nos últimos anos se consolidou como um dos roteiros turísticos mais visitados no estado do Rio Grande do Sul.

Estiveram presentes na aula inaugural, o Prefeito Municipal, José Nunes, o vice-prefeito Daniel Raupp, o Presidente da ACI/CDL Leonhard Iepsen, o representante da 5° CREA Círio Almeida, o representante da Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, Max Pinet, o Secretario de Turismo, Indústria e Comércio, Gilmar Pinheiro e a diretora do Instituto, Maralúcia Rosa.

O curso será dividido em três módulos: gestão em turismo, eventos e hotelaria. Cada um terá a carga horária de 360 horas/aula. No currículo constam ainda três línguas estrangeiras e história do Rio Grande do Sul.

terça-feira, 20 de março de 2012

Resultado Final do 20° Pérola Em Canto e 28° Reponte da Canção

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, juntamente com a comissão organizadora do Reponte da Canção, vêm a público divulgar a planilha completa dos resultados da linha Campeira e Livre do 28° Reponte da Canção e 20° Pérola Em Canto


- Jurados na Linha Livre:

Adriana Sperandir

Andrigo Xavier

Gilberto Oliveira


Resultado Final 20º Pérola Em Canto - Linha Livre

Resultado Final 28º Reponte da Canção – Linha Livre


- Jurados na Linha Campeira:

José Carlos Batista de Deus

Nilton Ferreira

Osmar Carvalho


Resultado Final Pérola Em Canto – Linha Campeira

Resultado Final Reponte da Canção – Linha Campeira


Através de votação popular foram selecionados os jurados da 29ª edição do Reponte. Na linha livre, com 33% dos votos foram escolhidos Sílvio Genro (Uruguaiana), Loma (Osório) e Gil Soares (Pelotas). Já a linha campeira será julgada por Agenor de Mello Coelho (São Lourenço do Sul), Demétrio Xavier (Porto Alegre) e Everson Maré (Pelotas), com 42% dos votos.

A 29° Edição do Reponte da Canção – “A mão que toca o ouvido e o coração”, acontecerá nos dias 7, 8, 9 e 10 de março de 2013

Mais informações podem ser obtidas diretamente pela página do Reponte da Canção no site da Prefeitura Municipal


segunda-feira, 19 de março de 2012

São Lourenço do Sul ganha curso técnico em turismo

O Instituto Estadual de Educação Dr. Walter Thofehrn, de São Lourenço do Sul passa a contar, a partir desta segunda-feira (19), com curso técnico em turismo e eventos. Uma conquista para o município, que nos últimos anos se consolidou como um dos roteiros turísticos mais visitados no estado do Rio Grande do Sul.

Trabalhando de forma articulada com o Governo do Estado a mais de dois anos, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, indústria e Comércio (SMTIC) foi uma das grandes responsáveis para que o curso técnico chegasse ao município. O Secretário da SMTIC, Gilmar Pinheiro destaca a importância da conquista. “Nosso governo, em parceria com o estado e a comunidade são os protagonistas desta conquista. Hoje nossos estudantes podem comemorar a oportunidade de terem um curso com perspectiva ascendente de geração de emprego e renda em nosso município”, destaca Pinheiro.

A qualificação terá três módulos: gestão em turismo, eventos e hotelaria. Cada um com 360 horas/aula. No currículo constam três línguas estrangeiras e história do Rio Grande do Sul. A aula inaugural será nesta segunda-feira (19), às 19h e contará com a participação de autoridades locais e a presença da Secretária de Turismo do Estado, Abigail Pereira.

quinta-feira, 15 de março de 2012

7° Encontro de Invernadas “São Lourenço em Dança” reuniu invernadas de todo o Estado


Nascido na esteira do Reponte da Canção, o Encontro de Invernadas “São Lourenço em Dança”, chagou no ano de 2012 à sua 7° edição. Paralelo ao 28° Reponte da Canção, realizado nos dias 10 e 11 de março, junto à praça de alimentação do Festival, reuniu mais de 50 invernadas, vindas de todo o Estado do Rio Grande do Sul, nas categorias, mirim, infantil, juvenil, adulta e xirú.

Cidades como, Pelotas, Pedro Osório, Cerrito, Arambaré, São Vendelino, São José do Sul, São Pedro da Serra, Água Santa, Caçapava do Sul, Jaguarão, Herval, Condor, Turuçu e São Lourenço do Sul se fizeram presentes no Encontro. Durante os dois dias, circularam pela praça de alimentação, mais de duas mil pessoas, que prestigiaram o evento. Com o passar dos anos, o Encontro de Invernadas, cresceu e hoje não é apenas um evento paralelo ao Reponte e sim um grande evento do festival.

O Encontro de Invernadas “São Lourenço em Dança”, realizado pela Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, é mais uma prova que onde há música, também tem de haver dança, porque esta se faz parte da tradição gaúcha e é uma de suas mais belas manifestações de sua identidade cultural.

terça-feira, 13 de março de 2012

“Se A Mata Morre” na Linha Livre e “Quando A Saudade Anda A Cavalo” na Linha Campeira são as vencedoras o 28º Reponte



São Lourenço do Sul conheceu na noite de encerramento do 28º Reponte da Canção as composições premiadas. Receberam o Troféu Seival as primeiras colocadas. Na Linha Livre a composição “Se A Mata Morre” conquistou o 1º lugar. “Quando a Saudade Anda a Cavalo” de São Lourenço do Sul foi a primeira colocada na Linha Campeira.

Classificada através do 20º Pérola Em Canto, “Menino João Pescador” foi eleita através de votação a composição mais popular. A canção lourenciana também ficou em 2º lugar na linha livre, demonstrando a qualidade desta edição do Pérola Em Canto, que revela e valoriza os talentos locais.

As dezesseis finalistas foram apresentadas no domingo (11). Os vencedores receberam troféus confeccionados pelo grupo de ceramistas da Associação dos Artistas Plásticos de São Lourenço do Sul. Também foram entregues troféus especiais da Caixa Econômica Federal e da Corsan.

O Vice-Prefeito Daniel Raupp destacou a qualidade das composições inscritas, que proporcionaram um belo espetáculo. Daniel comemorou a revitalização do evento que se afirma como um festival renomado a nível internacional.

Nesta edição o evento celebra a superação e também a solidariedade de todos que, de alguma forma, trabalharam na reconstrução do município. Realizado em uma data simbólica para a comunidade, um ano após a enxurrada que atingiu o município em março de 2011, o 28º Reponte da Canção consolida a sua identidade.

O Prefeito Municipal José Nunes destacou a sua satisfação em ver o Galpão Crioulo lotado, assim como o Camping Municipal, desde a quinta-feira (08). Aliada aos patrocinadores, a Administração Municipal investe na preservação e difusão da cultura nativista, qualificando o festival e aumentando o nível da competição. “Este ano, foram mais de 600 músicas inscritas para participar do evento. Cumprimos nossa missão, o festival adquiriu qualidade, um aspecto cultural mais evidente, assim como superamos as expectativas de participação popular.” – declarou o Prefeito, que juntamente com o Vice-Prefeito Daniel Raupp recebeu da comissão organizadora, através de uma decisão unânime, o Troféu Raízes. O troféu é oferecido a personagens que se dedicaram e auxiliaram na construção da história do Reponte da Canção.

Através de votação popular foram selecionados os jurados da 29ª edição do Reponte. Na linha livre, com 33% dos votos foram escolhidos Sílvio Genro (Uruguaiana), Loma (Osório) e Gil Soares (Pelotas). Já a linha campeira será julgada por Agenor de Mello Coelho (São Lourenço do Sul), Demétrio Xavier (Porto Alegre) e Everson Maré (Pelotas), com 42% dos votos.



Durante o intervalo o grupo “Os Fagundes” subiu ao palco principal. A reconhecida família de músicos, que cativou o público com sucessos como “Canto Alegretense” e “Querência Amada”, se despedindo com a execução do Hino Rio-Grandense, sendo aclamada pelo público que lotou o Galpão Crioulo.

Nas quatro noites de festival, passaram pelo palco principal Jairo Lambari Fernandes. Adão Quevedo, Mulita, Cristiano Quevedo, Os Fagundes e a atração nacional Renato Teixeira. Na praça de alimentação César Oliveira & Rogério Melo e o Grupo Querência se apresentaram. O Secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio Gilmar Pinheiro salientou a importância do planejamento do evento, que este ano trouxe artistas consagrados no cenário nacional e internacional.

Paralelamente também foram realizados o 7º Encontro Estadual de Invernadas “São Lourenço Em Dança”, que reuniu mais de 50 grupos de todas as regiões do Rio Grande do Sul e a 8ª Feira da Economia Solidária. Os eventos paralelos agregam valor ao festival, que vem sendo reestruturado a cada ano.

O 28º Reponte da Canção conta com o apoio dos patrocinadores e das Leis de Incentivo à Cultura. Supermercados Guanabara, Petrobras e Alimentos Castro são os patrocinadores master. O Badesul, Caixa Econômica Federal, Corsan, Secretaria Estadual de Turismo, Blue Ville e Banrisul também patrocinam o evento. São apoiadores culturais o BRDE, Corag e a TVE/FM Cultura. Realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Turismo Indústria e Comércio, o 28º Reponte da Canção é produzido pela Tabla Produções Artísticas.

Confira todas as premiadas do 28º Reponte da Canção:


- Se A Mata Morre (Capão da Canoa e Santa Maria) – 1º Lugar Linha Livre – Troféu Seival; Melhor Poesia Linha Livre – Troféu Lanceiros Negros (Vaine Darde); Melhor Tema Ambiental – Troféu Chico Mendes;


- Quando A Saudade Anda A Cavalo (São Lourenço do Sul) – 1º Lugar Linha Campeira – Troféu Seival; Melhor Intérprete – Troféu César Passarinho (Robledo Martins);


- Menino João Pescador (São Lourenço do Sul - classificada através do 20º Pérola Em Canto) – 2º Lugar Linha Livre - Troféu Estância do Salso; Composição Mais Popular – Troféu Caixa Econômica Federal;


- Retratos (Pelotas e Canguçu) – 2º Lugar Linha Campeira – Troféu Estância do Salso; Melhor Arranjo Instrumental – Troféu Lagoa dos Patos (Cícero Camargo); Melhor Poesia Linha Campeira – Troféu Lanceiros Negros (Marcio Nunes Correa e Helvio Luis Casalinho).

- De Água, Concha e Areia (Porto Alegre) – Melhor Tema Litorâneo – Troféu Troféu Costa Doce; Melhor Instrumentista – Troféu Ernani Ferreira (Miguel Tejera);

- Saberás de Mim (Palmeira das Missões e Porto Alegre) – Melhor Melodia – Troféu Noel Guarany (Gabriel dos Santos “Selvage”);

- No Seu Lugar (Bagé) – Troféu das Águas – Oferecido pela CORSAN

Fotos: Rafael Grigoletti

sábado, 10 de março de 2012

São Lourenço do Sul dá início ao 28º Reponte da Canção





O evento projeta a música nativista na América Latina


Um dos mais renomados festivais de música nativista do Estado e patrimônio cultural do povo lourenciano , o Reponte da Canção chega este ano à sua 28ª edição. A abertura oficial do evento foi realizada na noite de sexta-feira (09). Após um ano de dificuldades enfrentadas em decorrência da enxurrada que atingiu o município em março de 2011, o 28º Reponte consolida sua identidade, celebrando à vida e afirmando seu compromisso com a arte, a cultura e a preservação dos costumes do povo gaúcho.

O Deputado Federal Henrique Fontana, que esteve prestigiando a primeira noite do evento, destacou a atuação da comunidade lourenciana, que não se deixou abater, e celebra, ao som de acordes bem executados, a vida e a superação. Henrique Fontana destacou ainda a relevância da realização do festival, tanto para a preservação das raízes, como para a valorização da cultura.

No palco principal foram apresentadas sete composições. Na linha campeira passaram pelo palco as composições “Última Tropilha”, “Quando a Saudade Anda a Cavalo”, “Retratos” e “Tributos Ao Domador”. Já na linha livre foram apresentadas “No Seu Lugar”, “De Água, Concha e Areia” e “Milongón De La Calle”.
Na noite de sábado (10), mais nove composições serão executadas, entre elas duas lourencianas, classificadas no 20º Pérola Em Canto. São elas “Piqueteiro Por Vontade” na linha campeira e “Menino João Pescador” na linha livre. Foram mais de 600 trabalhos inscritos nesta edição do festival.

Após oito anos de gestão, o Prefeito Municipal José Nunes se despediu emocionado do festival, que hoje é referência em valorização da cultura. José Nunes destacou a necessidade de políticas voltadas à promoção da arte e identidade do povo gaúcho. Na ocasião o Prefeito salientou ainda a importância do incentivo das entidades privadas, que aliado ao poder público acredita no Reponte e na cultura nativista e investe na realização do festival que vem se aprimorando à cada ano.

O Piquete Anita Garibaldi realizou uma encenação homenagem ao dia internacional da mulher, com texto de Jairo Scholl Costa. A apresentação saudou as mulheres de todas as épocas e lugares, destacando as dificuldades enfrentadas no cotidiano e a luta por igualdade.

Durante a primeira noite de festival se apresentaram no palco principal Adão Quevedo, com o Projeto Autores Lourencianos e também Mulita, personagem interpretado pelo humorista Derli Lemes, natural de Restinga Seca. O dueto Cezar Oliveira & Rogério Mello encerrou a noite de apresentações na praça de alimentação. A dupla atua desde 2001 no cenário nativista, e é reconhecida em todo o Sul do país. Antecedendo a abertura do festival foi realizada a tradicional missa crioula.

No sábado (10), os shows ficam por conta de Cristiano Quevedo, do Grupo Querência e da atração nacional Renato Teixeira. O 28º Reponte da Canção é planejado durante o ano inteiro, e conta com o apoio dos patrocinadores e das Leis de Incentivo à Cultura. Supermercados Guanabara, Petrobras e Alimentos Castro são os patrocinadores master. O Badesul, Caixa Econômica Federal, Corsan, Secretaria Estadual de Turismo, Blue Ville e Banrisul também patrocinam o evento. São apoiadores culturais o BRDE, Corag e a TVE/FM Cultura. Realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Turismo Indústria e Comércio, o 28º Reponte da Canção é produzido pela Tabla Produções Artísticas.

sexta-feira, 9 de março de 2012

20º Pérola Em Canto canta à Terra de Todas as Paisagens



Evento paralelo ao 28º Reponte da Canção valoriza os talentos lourencianos

O 20º Pérola Em Canto celebrou, na noite de quinta-feira (08), a cultura nativista e os talentos lourencianos. O evento integra o 28º Reponte da Canção, que acontece de 08 a 11 de março, no Camping Municipal.

Cinco composições concorreram na linha campeira, versando sobre os usos e costumes das lides do campo. A classificada na linha campeira foi a composição de gênero zamba “Piqueteiro Por Vontade” com letra e música de Mauro Ubiratan da Rosa, intérprete Maurício Barcellos, com acompanhamento no bandoneon de Carlitos Magallanes, violão de 8 cordas de Maurício Marques, violão de Maurício Barcelos e recitado por Mauro Rosa. A composição será apresentada na noite de sábado (10) no 28º Reponte.

Na linha livre, concorreram também cinco composições. A composição classificada na linha livre foi a canção “Menino João Pescador”, com letra de Ricardo de Freitas, música de Vilson de Freitas e interpretada por Daniel Torres. Marco Michelon acompanhou na bateria, Paulinho Bracht no teclado, Texo Cabral na flauta, Marcelo Duarte no contrabaixo e Wilson Freitas no violão aço. A canção será apresentada na noite de sexta-feira (09). A composição também recebeu o troféu de melhor arranjo.

A milonga “O Encantador de Palavras”, recebeu o troféu de melhor poesia. O organizador e membro da comissão artística do Reponte da Canção Silvestre Klering destacou a qualidade das composições inscritas, assim como o surgimento de novos artistas, o que resulta em ótimas performances.

Segundo o Vice-Prefeito Daniel Raupp, o Pérola Em Canto promove um intercâmbio cultural entre artistas já consagrados no cenário musical e os talentos locais. Para Daniel esta edição do Reponte da Canção celebra a afirmação do evento, que se projeta internacionalmente.

Para o Secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio os eventos paralelos agregam valor ao festival, que consolida a cada ano sua identidade. O 20º Pérola Em Canto vem se aprimorando e ocupando espaço no cenário nativista.

O apoio dos patrocinadores, juntamente com o poder público e os voluntários que trabalham o ano inteiro na preparação do evento são os principais responsáveis pelo sucesso do festival. O 28º Reponte vem adquirindo visibilidade, dinamizando a economia do município, gerando emprego, renda e oportunidades e valorizando a cultura e talentos de toda a América Latina. O festival foi reestruturado nos últimos oito anos, adquirindo qualidade e se tornando renomado em todo o Estado. Para o Secretário é gratificante ver que os artistas estão investindo no seu trabalho e se qualificando, o que aumenta o nível da competição.

Na sexta-feira (09) será realizada a tradicional Missa Crioula do 28º Reponte da Canção, a partir das 20 horas, no Camping Municipal, junto ao palco do 7º Encontro Estadual de Invernadas “São Lourenço Em Dança”. A entrada é gratuita.

Em seguida acontecem as apresentações de oito classificadas para o 28º Reponte, entre elas a classificada do Pérola Em Canto na linha livre. Adão Quevedo e Mulita se apresentam na noite de sexta-feira no palco principal. Na praça de alimentação se apresentam Cezar Oliveira & Rogério Mello.

O festival conta com o apoio dos patrocinadores e das Leis de Incentivo à Cultura. Supermercados Guanabara, Petrobras e Alimentos Castro são os patrocinadores master. O Badesul, Caixa Econômica Federal, Corsan, Secretaria Estadual de Turismo, Blue Ville e Banrisul também patrocinam o evento. São apoiadores culturais o BRDE, Corag e a TVE/FM Cultura. Realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Turismo Indústria e Comércio, o 28º Reponte da Canção é produzido pela Tabla Produções Artísticas.


quinta-feira, 8 de março de 2012

28º Reponte da Canção apresenta grande programação de Shows


Festival que celebra a cultura nativista, o 28º Reponte da Canção se iniciará nesta quinta-feira (8), em São Lourenço do Sul. Durante quatro dias, a cidade receberá artistas de todo o Estado, além da atração nacional, Renato Teixeira. Paralelo ao festival, ocorrerá ainda o 20º “Pérola em Canto”, o 7º Encontro Estadual de Invernadas “São Lourenço em Dança” e a 8ª Feira da Economia Solidária.
Somado aos artistas que tiveram canções selecionadas para o 28º Reponte da Canção, o palco do Galpão Crioulo localizado no Camping Municipal, receberá atrações consagradas do nativismo. A música caipira será representada pelo cantor paulista Renato Teixeira, no sábado (10). Confira a programação completa:
Quinta-feira (08/03)
Jairo Lambari Fernandes
Com três CD gravados - De Flor e Luna, Buena Vida e Cena de Campo – o artista natural de Cacequi (RS) canta em seu trabalho o romantismo do homem rural.
Sexta-feira (09/03)
Adão Quevedo
Com extenso histórico em festivais, tendo classificado mais de 100 músicas, Adão Quevedo representa o talento local no 28º Reponte da Canção. O show conta, ainda, com a presença de seu filho, Danilo Kuhn no contrabaixo.
Mulita
Atração humorística que promete contagiar o público. Mulita, personagem criado por Derli Lemes na década de 90, já tem cinco CDs gravados e dois DVDs.
Cezar Oliveira & Rogério Melo
Amigos desde a infância, foi só em 2001 que se uniram para celebrarem a música gaúcha. Juntos, Cezar Oliveira & Rogério Melo gravaram nove CDs e três DVDs. A variação rítmica é característica marcante da dupla.
Sábado (10/03)
Cristiano Quevedo
Artista com 17 anos de estrada e oito discos, além de participação em coletâneas, Cristiano Quevedo participa, desde 1994, de festivais nativistas como intérprete ou compositor. No final de 2011, Quevedo gravou seu primeiro DVD: Contraponto.
Grupo Querência
O grupo pelotense com 13 discos gravados e um DVD completa 30 anos de estrada neste ano. Mesmo tendo sofrido alterações na formação durantes todos esses anos, o Grupo Querência permanece com o objetivo de difundir a cultura gaúcha pelo Brasil.
Renato Teixeira
Nascido em Santos, mas de alma caipira, Renato Teixeira é experiente quando o assunto é festival. Teve uma das suas composições interpretada por Gal Costa no Festival de Música da Record, em 1967. Uma das suas composições mais conhecidas é Romaria, eternizada na voz de Elis Regina.
Domingo (11/03)
Os Fagundes
Bagre, Neto, Ernesto, Antonio e Paulinho têm mais do que o sobrenome em comum. Todos compartilham a mesma paixão pela música e o nativismo. Como Os Fagundes têm cinco álbuns gravados e um DVD.
O 28º Reponte da Canção conta com o financiamento das leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo do Estado do Rio Grande do Sul. São patrocinadores master os Supermercados Guanabara, Petrobras e Alimentos Castro. O patrocínio é do Badesul, Caixa Federal, Corsan, Secretaria do Turismo, Blue Ville e Banrisul. São apoiadores culturais o BRDE, Corag e a TVE/FM Cultura. A produção cultural é da Tabla Produções Artísticas e a realização da Prefeitura de São Lourenço do Sul. Informações podem ser obtidas pelo site www.saolourencodosul.rs.gov.br, email turismosls@gmail.com ou pelos telefones (53) 3251 - 9519 e 325 1 - 9518.
Serviço
O quê: 28º Reponte – “A mão que toca o ouvido e o coração”
Quando: 08 a 11 de março de 2012
Onde: Galpão Crioulo do Camping Municipal, em São Lourenço do Sul
Ingressos: São vendidos por noite ou um pacote para as quatro noites
Plateia: R$ 8 individual e R$ 20 o pacote
Cadeiras: R$ 15 e R$ 30
Mesa: R$ 300 para as quatro noites
Eventos Paralelos
08/03 – 20º Pérola em Canto
08 a 11/03 – 8ª Feira de Economia Solidária
10 e 11/03 – 7° Encontro Estadual de Invernadas “São Lourenço em Dança”
Canções classificadas para o 28° Reponte da Canção
Linha Campeira
1-Retratos (Pelotas)
Gênero: Toada
Letra: Macio Nunes Correa e Helvio Luis Casalinho
Música: Cícero Camargo
2- Brinquedos (Santiago)
Gênero:
Letra: Dilamar Costenaro
Música: Sidenei Almeida
3- Última Tropilha (Pelotas e Candiota)
Gênero: Milonga
Letra: Adriano Silva Alves
Música: Cristian Camargo
4- Tributo ao Domador (Santana do Livramento)
Gênero: Chamarra
Letra: Volmir Coelho e Othelo Caiaffo
Música: Volmir Coelho
5- Quando a Saudade Anda a Cavalo (São Lourenço do Sul)
Gênero: Milonga
Letra: Adão Quevedo
Música: Adão Quevedo
6- Tino e Cuidado (São Borja e Porto Alegre)
Gênero: Chamarra
Letra: Rodrigo Bauer
Música: Matheus Alves
7- De Cantar para o Coração (Canellones/ ROU e Santana do Livramento)
Gênero: Chamamé
Letra: Jorge Modesto
Música: Juliano Moreno

Classificadas 28° Reponte da Canção
Linha Livre
1- Milongón de La Calle ( Pelotas)
Gênero: Candombe
Letra: Lyber Bermudez
Música: Lyber Bermudez
2- Juvêncio Soldado (Santo Antônio da Patrulha e Tramandaí)
Gênero: Afro
Letra: Chi co Saga e Mario Tressoldi
Música: Chi co Saga e Mario Tressoldi
3- Minha Árvore e Eu (Viamão)
Gênero: Milonga
Letra: Maurício Barcellos
Música: Maurício Barcellos, Tito Martins, Daniel Petry, João Manuel Pereira
4- Saberás de Mim (Palmeira das Missões e Porto Alegre)
Gênero: Valsa
Letra: Rômulo Chaves
Música: Gabriel Lucas dos Santos “Selvage”
5- Se a Mata Morre (Capão da Canoa e Santa Maria)
Gênero: Milonga
Letra: Vaine Darde
Música: Tuny Brum
6- De Água, Concha e Areia (Porto Alegre)
Gênero: Praieiro
Letra: Caio Martinez Machado
Música: Caio Martinez Machado
7- No Seu Lugar (Bagé)
Gênero: Canção
Letra: Fábio Peralta
Música: Fábio Peralta

quarta-feira, 7 de março de 2012

Veja aqui a programação do 28° Reponte da Canção:

Programação do 28° Reponte da Canção:

08/03/2012 - quinta-feira - 21:30h

20° Pérola em Canto
Show com "Jairo Lambari Fernandes"
Premiação das concorrentes do 20° Pérola em Canto

09/03/2012 - sexta-feira

20:00h - Missa Crioula
21:30h - Show de abertura - Projeto Autores Lourencianos com "Adão Quevedo"
Apresentação das Músicas concorrentes ao 28° Reponte da Canção
Show de Intervalo com "Mulita"
Show Baile na praça de alimentação com "Cézar Oliveira e Rogério Mello

10/03/2012 - sábado - 21:30h

Show de Abertura com Cristiano Quevedo
Apresentação das músicas concorrentes ao 28° Reponte da Canção
Show de encerramento com Renato Teixeira
Show baile na Praça de Alimentação com "Grupo Querência"

11/03/2012 - domingo - 20:00h

Apresentação das músicas finalistas
Show de intervalo com "Os Fagundes"
Premiação das músicas vencedoras

Eventos Paralelos:

7° Encontro de Invernadas "São Lourenço em Dança" - 10 e 11 de março - Praça de Alimentação

8° Feira de Economia Solidária


Tudo pronto para o 28° Reponte da Canção


Um dos maiores festivais de música nativista do Estado, o Reponte chega este ano à 28ª edição. Serão quatro dias do evento que vem se aprimorando a cada edição e consolidando sua identidade. O 28º Reponte da Canção – “A mão que toca o ouvido e o coração”, acontece de 08 a 11 de março no Galpão Crioulo, no Camping Municipal.

Oito composições concorrem na linha campeira, que versa sobre os usos e costumes das lides do campo. As composições devem representar as raízes da cultura regional gaúcha e grande pampa, tanto na letra, como no ritmo e instrumentos utilizados. Na linha livre, na qual há uma maior liberdade na escolha dos temas e também dos ritmos e instrumentos, concorrem também oito composições.

Composições Classificadas no 28° Reponte - Linha Campeira


1-Retratos (Pelotas)
Gênero: Toada
Letra: Macio Nunes Correa e Helvio Luis Casalinho
Música: Cícero Camargo

2- Brinquedos (Santiago)
Gênero:
Letra: Dilamar Costenaro
Música: Sidenei Almeida

3- Última Tropilha (Pelotas e Candiota),
Gênero: Milonga
Letra: Adriano Silva Alves
Música: Cristian Camargo

4- Tributo ao Domador (Santana do Livramento)
Gênero: Chamarra
Letra: Volmir Coelho e Othelo Caiaffo
Música: Volmir Coelho

5- Quando a Saudade Anda a Cavalo (São Lourenço do Sul)
Gênero: Milonga
Letra: Adão Quevedo
Música: Adão Quevedo

6- Tino e Cuidado (São Borja e Porto Alegre)
Gênero: Chamarra
Letra: Rodrigo Bauer
Música: Matheus Alves

7- De Cantar para o Coração (Canellones/ROU e Santana do Livramento)
Gênero: Chamamé
Letra: Jorge Modesto
Música: Juliano Moreno


Composições Classificadas no 28º Reponte - Linha Livre


1- Milongón de La Calle ( Pelotas)
Gênero: Candombe
Letra: Lyber Bermudez
Música: Lyber Bermudez

2- Juvêncio Soldado (Santo Antônio da Patrulha e Tramandaí)
Gênero: Afro
Letra: Chi co Saga e Mario Tressoldi
Música: Chi co Saga e Mario Tressoldi

3- Minha Árvore e Eu (Viamão)
Gênero: Milonga
Letra: Maurício Barcellos
Música: Maurício Barcellos, Tito Martins, Daniel Petry, João Manuel Pereira

4- Saberás de Mim (Palmeira das Missões e Porto Alegre)
Gênero: Valsa
Letra: Rômulo Chaves
Música: Gabriel Lucas dos Santos “Selvage”

5- Se a Mata Morre (Capão da Canoa e Santa Maria)
Gênero: Milonga
Letra: Vaine Darde
Música: Tuny Brum

6- De Água, Concha e Areia (Porto Alegre)
Gênero: Praieiro
Letra: Caio Martinez Machado
Música: Caio Martinez Machado

7- No Seu Lugar (Bagé)
Gênero: Canção
Letra: Fábio Peralta
Música: Fábio Peralta

Segundo o Secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio Gilmar Pinheiro, a expectativa é de receber 30 mil pessoas durante as quatro noites de festival. Estão programados shows no palco principal e também na praça de alimentação, que este ano será totalmente coberta e contará com 18 fornecedores. Além de uma grande quantidade de hotéis, pousadas e restaurantes, uma boa opção para os turistas é o Camping Municipal, que além de contar com uma completa infra-estrutura, com banheiros, canchas esportivas, churrasqueiras, cantina e supermercado, permite a instalação de mais de 3 mil barracas.

O festival é planejado durante o ano inteiro, e conta com o apoio dos patrocinadores e das Leis de Incentivo à Cultura. Supermercados Guanabara, Petrobras e Alimentos Castro são os patrocinadores master. O Badesul, Caixa Econômica Federal, Corsan, Secretaria Estadual de Turismo, Blue Ville e Banrisul também patrocinam o evento. São apoiadores culturais o BRDE, Corag e a TVE/FM Cultura. Realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Turismo Indústria e Comércio, o 28º Reponte da Canção é produzido pela Tabla Produções Artísticas.

Premiação – Serão premiados o 1º e 2º lugar, assim como a composição mais popular nas linhas campeira e livre. Também serão entregues pela comissão julgadora os troféus de melhor instrumentista do festival, melhor intérprete do festival, melhor poesia (campeira e livre), melhor arranjo instrumental, melhor melodia, melhor tema litorâneo e melhor tema ambiental. José Carlos Batista de Deus, Nilton Ferreira e Osmar Carvalho são os jurados na linha campeira. Na linha livre os jurados são Andrigo Xavier, Adriana Sperandir e Gilberto Oliveira. Os jurados foram escolhidos em um processo transparente, na 27ª edição do evento, através de votação popular. A entrega da premiação ocorre na noite de domingo (11).


Shows – Na quinta-feira (08), o show fica por conta de Jairo Lambari Fernandes. Adão Quevedo e Mulita se apresentam na noite de sexta-feira (09) no palco principal. Na praça de alimentação se apresentam Cezar Oliveira & Rogério Mello. Na noite de sábado (10) Cristiano Quevedo e a atração nacional Renato Teixeira sobem ao palco principal. Na praça de alimentação o show fica a cargo do Grupo Querência. No domingo (11), Os Fagundes realizam o show de encerramento.

20º Pérola Em Canto valoriza os talentos locais

O 20º Pérola Em Canto acontece na noite de quinta-feira (08). Concorrem dez composições, sendo cinco na linha campeira e cinco na linha livre. Em cada linha uma composição é classificada para o Reponte da Canção. O ingresso para a primeira noite é 01 kg de alimento não perecível, que será entregue ao Gabinete da Primeira-Dama.

Classificadas 20° Pérola em Canto - Linha Campeira

1- Coplas de Fundo de Campo
Gênero: Milonga
Letra: Lauri Lopes
Música: Cristiano Vieira

2- Romance do Lírio Branco
Gênero: Milonga
Letra: Danilo Kuhn
Música: Adão Quevedo

3- Retratos em Molduras
Gênero: Chimarrita
Letra: Daniel Weymar Kaiser
Música: Frederi co Ribeiro Seus

4 – Piqueteiro Por Vontade
Gênero: Zamba
Letra: Mauro Ubiratan Pereira da Rosa
Música: Mauro Ubiratan Pereira da Rosa

5- Campo, Guitarra e Cordeona
Gênero: Chamamé
Letra: Rodrigo Spiering
Música: Rodrigo Spiering

Classificadas 20° Pérola em Canto - Linha Livre

1- O Poeta e o Rio
Gênero: Chamarra
Letra: Maria Cristina da Silva
Música: Fernando Teixeira

2- Sobre a Folha do Papel
Gênero: Milonga
Letra: Eduardo dos Santos Kern
Música: Cristiano Vieira

3- O Encantador de Palavras
Gênero: Milonga
Letra: Adão Quevedo
Música: Danilo Kuhn

4- Menino João Pescador
Gênero: Canção
Letra: José Ricardo Venzke de Freitas
Música: Vilson de Freitas

5- Sou Eu o Vento
Gênero: Maçambique
Letra: Jean Roberto Barbosa
Música: Jean Roberto Barbosa


Eventos Paralelos – De 08 à 11 de março acontece à 8ª Feira da Economia Solidária, com a exposição e comercialização de artesanato e também da agroindústria da região.

Paralelamente, também acontece o 7º Encontro Estadual de Invernadas “São Lourenço em Dança”, no sábado (10) e domingo (11). Considerado um dos maiores encontros do gênero no Rio Grande do Sul, o evento reúne mais de 50 invernadas de todo o Estado. As apresentações têm início a partir das 11 horas.

Segundo o Secretário Municipal de Turismo Indústria e Comércio, além de proporcionar uma interação com dançarinos de diferentes regiões do Estado, o que contribui para o enriquecimento cultural do povo lourenciano, o Encontro de Invernadas tem oportunizado espetáculos de beleza singular devido a performance dos artistas que através da dança evocam as raízes gaúchas e resgatam costumes quase olvidados.

A abertura oficial acontece a partir das 11 horas de sábado (10). Na praça de alimentação, a partir das 12h30min, Elmo de Freitas, o “Carijó” estará se apresentando.

Missa Crioula – A tradicional Missa Crioula do 28º Reponte da Canção será realizada na sexta-feira (09), a partir das 20 horas, no Camping Municipal, junto ao palco do 7º Encontro Estadual de Invernadas “São Lourenço Em Dança”. A entrada é gratuita.

Ingressos – Serão vendidos ingressos individuais para as noites de sexta-feira, sábado e domingo no valor R$ 8,00. O pacote para as três noites custa R$ 20,00 e será comercializado apenas no Galpão Crioulo. O pacote com direito a cadeira custa R$ 30,00 e a mesa para quatro pessoas custa R$300,00, e dão direito às três noites de evento. As cadeiras e mesas estão sendo comercializadas no prédio central da Prefeitura Municipal, localizado na Rua Cel. Alfredo Born, 202.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Lançamento do 28° Reponte da Canção acontece em Pelotas

Lançamento do 28° Reponte da Canção em Porto Alegre




Foi realizado na noite da última quarta-feira, no Tchê Churrascaria e cerveja, em Porto Alegre, o lançamento da 28° edição do Reponte da Canção.

A cerimônia de lançamento foi conduzida pelo trio de apresentadores, que estaram também conduzindo o festival, Paulo Mendonça, Shana Muller e Vera Armando. Fizeram o uso da palavra o chefe de gabinete da SEDAC, André Kryszczun, o representante da Petrobras, Alexandre Schull e o Secretário de Turismo, Indústria e Comércio de São Lourenço do Sul. Em seus pronunciamentos, todos ressaltaram a importância que o festival tem para a cultura nativista do Rio Grande do Sul, e que a cada ano cresce mais.
Dezenas de pessoas se fizeram presentes no evento, entre músicos, compositores, o Centro de Lourencianos em Porto Alegre, e o público em geral.

Além do Lançamento da 28° edição do evento, foi lançado, na capital, o CD e DVD da 27° edição, que ocorreu no ano de 2011.
O 28° Reponte da Canção, acontece nos dias 8, 9, 10 e 11 de março de 2012, no Galpão Crioulo do Camping Municipal de São Lourenço do Sul.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (053) 3251-9519 ou (053) 3251-9599, pelo blog: turismosls.blospot.com ou saolourencodosul.rs.gov.br

quinta-feira, 1 de março de 2012

Entrega de alimentos ao Gabinete da Primeira Dama


Foi realizada nesse sábado (25) a entrega de mais de 250 Kg de alimentos, recolhidos pelo SESC-RS durante o “Passeio Sobre Rodas”, realizado no último dia 11, para o Gabinete da Primeira Dama do Município. A entrega foi realizada pela coordenação do SESC, na Casa do Projeto “Estação Verão”, na Praia das Nereidas. Na ocasião estiveram presentes, a Primeira Dama, Regina Bauer, o Prefeito José Nunes e o Secretario de Turismo, Indústria e Comércio, Gilmar Pinheiro. Os alimentos arrecadados serão encaminhados para as famílias necessitadas da cidade.