sexta-feira, 9 de março de 2012

20º Pérola Em Canto canta à Terra de Todas as Paisagens



Evento paralelo ao 28º Reponte da Canção valoriza os talentos lourencianos

O 20º Pérola Em Canto celebrou, na noite de quinta-feira (08), a cultura nativista e os talentos lourencianos. O evento integra o 28º Reponte da Canção, que acontece de 08 a 11 de março, no Camping Municipal.

Cinco composições concorreram na linha campeira, versando sobre os usos e costumes das lides do campo. A classificada na linha campeira foi a composição de gênero zamba “Piqueteiro Por Vontade” com letra e música de Mauro Ubiratan da Rosa, intérprete Maurício Barcellos, com acompanhamento no bandoneon de Carlitos Magallanes, violão de 8 cordas de Maurício Marques, violão de Maurício Barcelos e recitado por Mauro Rosa. A composição será apresentada na noite de sábado (10) no 28º Reponte.

Na linha livre, concorreram também cinco composições. A composição classificada na linha livre foi a canção “Menino João Pescador”, com letra de Ricardo de Freitas, música de Vilson de Freitas e interpretada por Daniel Torres. Marco Michelon acompanhou na bateria, Paulinho Bracht no teclado, Texo Cabral na flauta, Marcelo Duarte no contrabaixo e Wilson Freitas no violão aço. A canção será apresentada na noite de sexta-feira (09). A composição também recebeu o troféu de melhor arranjo.

A milonga “O Encantador de Palavras”, recebeu o troféu de melhor poesia. O organizador e membro da comissão artística do Reponte da Canção Silvestre Klering destacou a qualidade das composições inscritas, assim como o surgimento de novos artistas, o que resulta em ótimas performances.

Segundo o Vice-Prefeito Daniel Raupp, o Pérola Em Canto promove um intercâmbio cultural entre artistas já consagrados no cenário musical e os talentos locais. Para Daniel esta edição do Reponte da Canção celebra a afirmação do evento, que se projeta internacionalmente.

Para o Secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio os eventos paralelos agregam valor ao festival, que consolida a cada ano sua identidade. O 20º Pérola Em Canto vem se aprimorando e ocupando espaço no cenário nativista.

O apoio dos patrocinadores, juntamente com o poder público e os voluntários que trabalham o ano inteiro na preparação do evento são os principais responsáveis pelo sucesso do festival. O 28º Reponte vem adquirindo visibilidade, dinamizando a economia do município, gerando emprego, renda e oportunidades e valorizando a cultura e talentos de toda a América Latina. O festival foi reestruturado nos últimos oito anos, adquirindo qualidade e se tornando renomado em todo o Estado. Para o Secretário é gratificante ver que os artistas estão investindo no seu trabalho e se qualificando, o que aumenta o nível da competição.

Na sexta-feira (09) será realizada a tradicional Missa Crioula do 28º Reponte da Canção, a partir das 20 horas, no Camping Municipal, junto ao palco do 7º Encontro Estadual de Invernadas “São Lourenço Em Dança”. A entrada é gratuita.

Em seguida acontecem as apresentações de oito classificadas para o 28º Reponte, entre elas a classificada do Pérola Em Canto na linha livre. Adão Quevedo e Mulita se apresentam na noite de sexta-feira no palco principal. Na praça de alimentação se apresentam Cezar Oliveira & Rogério Mello.

O festival conta com o apoio dos patrocinadores e das Leis de Incentivo à Cultura. Supermercados Guanabara, Petrobras e Alimentos Castro são os patrocinadores master. O Badesul, Caixa Econômica Federal, Corsan, Secretaria Estadual de Turismo, Blue Ville e Banrisul também patrocinam o evento. São apoiadores culturais o BRDE, Corag e a TVE/FM Cultura. Realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Turismo Indústria e Comércio, o 28º Reponte da Canção é produzido pela Tabla Produções Artísticas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário