sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Escola de Samba XV de Novembro é a campeã do Carnaval mais quente da Costa Doce


Com a única nota máxima pela avaliação dos jurados, no quesito mestre-sala e porta-bandeira, a Escola de Samba XV de Novembro é a campeã do Carnaval de São Lourenço do Sul. Em um fato inédito na folia lourenciana, a nota máxima decidiu a vencedora. Pela primeira vez houve um empate na apuração das notas, entre a Escola de Samba XV de Novembro e a Escola de Samba Unidos da Lomba, ambas com 77 pontos. Segundo o regulamento, o maior número de notas máximas definiu a vencedora.
Em 2015, a Escola de Samba XV de Novembro apresentou o samba-enredo “XV de Novembro, 60 anos de história, majestade na passarela do samba”. Com o maior número de integrantes, a campeã desfilou com 341 participantes. A segunda colocada, Escola de Samba Unidos da Lomba trouxe 195 integrantes à passarela do samba, com o samba-enredo “Alexandre – O Grande: a trajetória, mitos e lendas de um guerreiro imperador”.
A campeã obteve as melhores avaliações nos quesitos: comissão de frente, evolução, e mestre-sala e porta-bandeira. Empatou com a segunda colocada nos quesitos: alegorias e adereços e samba-enredo. A vice-campeã recebeu as maiores notas nos quesitos: bateria, fantasias e destaques e tema-enredo.
A apuração dos resultados foi realizada na passarela do samba, em frente ao palanque oficial, durante a tarde de terça-feira (17). Além da avaliação nos oito quesitos avaliados pelos jurados, as escolas de samba também precisam cumprir o regulamento, que estabelece que cada escola tem que desfilar com no mínimo 150 componentes, sendo um mínimo de 40 ritmistas agrupados na bateria e uma comissão de frente com 07 a 10 integrantes.
A terceira colocada na avaliação dos jurados, com 68,8 pontos, Escola de Samba Estação Primeira da Cruzeiro não cumpriu as exigências do regulamento referentes ao número mínimo de componentes e de integrantes na bateria. A entidade apresentou o samba-enredo “Eu quero é mais”.
Nenhum jurado lourenciano integra a comissão julgadora, o que garante a imparcialidade na escolha da grande campeã. O regulamento foi distribuído com antecedência às escolas de samba e os envelopes com as notas estavam lacrados pelos jurados e foram conferidos pelos representantes das entidades antes da divulgação dos resultados.
Confira os jurados responsáveis por escolher a campeã do Carnaval 2015:
- Comissão de frente – Thomas Porto Marinho: graduado em Dança – Licenciatura, professor, bailarino e coreógrafo;
- Evolução – Mauren Silveira: bacharel em Educação Artística – Habilitação em Artes Cênicas e professora de teatro;
- Mestre-sala e porta-bandeira – Fabiana Ferreira dos Santos:  preparadora e coordenadora de jurados para o Carnaval em diversas cidades da região;
- Alegorias e adereços – Ana Júlia Fortuna: jurada em carnavais de rua em diversas cidades da região;
- Fantasias e destaques – Patrícia Garcez: costureira especialista em fantasias, figurinos, bordados e alta-costura;
- Tema-enredo – Alexandre Lemos Vieira: graduado em Letras Português/Inglês e Literaturas;
- Bateria – Marcelo Amaro: percusionista e cantor;
- Samba-enredo – José Everton Rossini:  graduado em Música e músico percursionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário