quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Programa BNDES PER fomentará o desenvolvimento econômico de São Lourenço do Sul



Estiveram em São Lourenço do Sul, nesta sexta-feira (02), no auditório da Escola Nossa Senhora Estrela do Mar, o diretor de planejamento e vice-presidente do BRDE Henrique Horn, o superintendente regional de governo do Rio Grande do Sul do Banco do Brasil, Jeferson Armando e o deputado federal Henrique Fontana, para a apresentação do Seminário referente ao Programa BNDES PER – Programa Emergencial de Reconstrução de municípios afetados por desastres naturais. Também estiveram presentes o Prefeito José Nunes, o Vice-Prefeito Daniel Raupp e o presidente da ACI Leonard Jepsen.



O programa tem como objetivo atender as micro e pequenas empresas atingidas pela catástrofe de 10 de março. Atenuando os prejuízos causados pela catástrofe, de mais de 16 milhões de reais, a linha entrou em operação na última semana, na agência local do Banco do Brasil, com taxa fixa de juros de 5,5% ao ano, prazo de até dez anos para realizar o pagamento e carência de 03 a 24 meses, período durante o qual não incidirá juros.

O BNDES PER é um programa que visa tanto investimentos, quanto capital de giro, reconstrução e compra de máquinas. São Lourenço do Sul foi o único município contemplado com o PER no Estado, e todo empreendedor lourenciano pode acessar esta linha de crédito, basta ir até uma agência do Banco do Brasil ou do Banrisul e apresentar a sua necessidade de financiamento. “O mais importante é que os empresários de São Lourenço do Sul, sejam diretamente atingidos ou não, tem direito de acessar ao programa, basta residir no município”, anuncia o Prefeito José Nunes, animado com a conquista.





Segundo o Deputado Federal Henrique Fontana, o BNDES PER, foi instituído por uma lei assinada pelo Presidente Lula, destinada a atender inicialmente os municípios do Rio de Janeiro, Alagoas e Pernambuco, que enfrentaram aquelas grandes catástrofes que nós assistimos pela televisão, e foi necessário muito trabalho para incluir São Lourenço no programa.

O deputado acredita que com a conquista junto ao BNDES PER, São Lourenço do Sul se encontrará ainda melhor do que em 09 de março. “É uma grande conquista, que coroa o conjunto de ações que vêm sendo realizadas, em parceria com o Prefeito José Nunes e também o Vice-Prefeito Daniel Raupp, desde março deste ano, visando a recuperação do município e com certeza proporcionará o desenvolvimento econômico de São Lourenço do Sul”, declara Henrique Fontana, que reafirmou o compromisso de trabalhar para que a população lourenciana viva cada vez melhor.

Para o Vice-Prefeito Daniel Raupp, a conquista foi possível devido a uma série de articulações que vem sendo realizadas desde março, quando ele esteve em Brasília, juntamente com o Deputado Federal Henrique Fontana, visitando a estrutura do BNDES buscando a liberação de crédito. A atuação do deputado federal foi decisiva durante o processo de aprovação na Câmara, votação no Senado, a sanção da Presidência da República e a regulamentação pela Secretaria do Tesouro Nacional – STN no Ministério da Fazenda.

Na quarta-feira (07), será realizada a primeira grande reunião de instrução e fomento do BNDES PER, a partir das 09 horas, junto à sede da ACI/CDL. Será a oportunidade de interação com os executivos do BRDE, que estarão dialogando com os empresários (tirando suas dúvidas) sobre a viabilização de seus projetos de encaminhamento das concessões de crédito. O encontro será aberto ao público, para quem tiver interesse de usufruir da linha de crédito inédita para o município e servirá para todo e qualquer esclarecimento a respeito das operações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário