quarta-feira, 10 de julho de 2013

Lourencianos pela Europa

Durante uma semana (de 20 a 27 de junho) Lourencianos foram convidados para uma missão entre Brasil e Alemanha, patrocinada pela MALWEE na pessoa de seu presidente Wander Weege pelos 725 anos da cidade de Resko (antiga Regenwald).
Na antiga pomerânia, hoje território da Polônia, o Sr. Weege recebeu o título de cidadão honorário do Município de Resko e levou consigo para uma missão cultural artistas, professores, escritores e pessoas interessadas na cultura pomerana somando um total de 56 visitantes vindos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo.
Representando o Município de São Lourenço do Sul estavam Jairo Scholl Costa, escritor da história pomerana; José Carlos Neutzling, empreendedor do Caminho Pomerano e Ileia Kruguer, professora de língua pomerana na escola Municipal de Bom Jesus. O grupo conheceu a Alemanha oriental que, desde de 1945 passou ao controle da polônia.  As cidades que antes pertenciam aos pomeranos foram transferidas para os poloneses e toda a população pomerana obrigada a se deslocar para o território, onde atualmente está localizada a Alemanha, e de onde se dispersaram não só por aquele país, mas também pelo mundo.
Nas palavras de Jairo Scholl Costa “a viagem foi muito construtiva no que diz respeito em conhecer as localidades de onde vieram os imigrantes do Município de São Lourenço do Sul, mas não foi possível estabelecer contato em língua pomerana com ninguém”.
A viagem iniciou por Stettin seguindo pelas localidades de Resko, Kamin, Kolberg, Rewahl e finalmente Berlim. Na ocasião da cerimônia realizada em Resko foram entregues ao prefeito da cidade uma bandeira de São Lourenço do Sul, medalha do sesquicentenário e DVD dos 150 anos da imigração pomerana à São Lourenço do Sul. No ensejo, o prefeito de Resko também foi informado sobre a existência de uma colônia pomerana no Sul do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário