terça-feira, 30 de julho de 2013

30º Reponte já tem data definida

O festival nativista de maior destaque da região sul já tem data definida para acontecer em 2014. A 30º edição do Reponte da Canção será realizada do dia 04 ao dia 06 de abril de 2014, no Galpão Crioulo do Camping Municipal. Conhecido pelos eventos paralelos, como o Pérola em Canto, o São Lourenço em Dança – que promove o encontro de invernadas no Estado -, shows nativistas, regionais e nacionais, o 30º Reponte pretende ter uma programação especial para que a população comemore a data.
A comissão organizadora já está fechando a programação do evento, que no próximo ano acontece no mês seguinte ao que os compositores e o público em geral estão acostumados. O motivo são as festividades dos meses anteriores, como o carnaval, que em 2014 será no início de março. Os shows já confirmados são do cantor Sérgio Reis, como atração principal, Paulinho Mixaria, Cristiano Quevedo, César Oliveira e Rogério Melo, e Os Serranos.
Os jurados do 30º Reponte da Canção também já estão definidos. Escolhidos por votação popular no 29º Reponte, na linha manifestação regional, os jurados são Rômulo Chaves (Palmeira das Missões), Mário Barbará (Santo Ângelo) e Oberdan Wasckow (São Lourenço do Sul), e na linha campeira os jurados são Gujo Teixeira (Lavras do Sul), Leo Almeida (Porto Alegre) e Maykel Paiva (Dom Pedrito).

Jornal Tradição Regional
Pricilla Farina Soares

quinta-feira, 25 de julho de 2013

São Lourenço do Sul recebe Certificado de Mérito Comunitário por participação no Dia do Desafio

O prefeito Daniel Raupp, juntamente com o coordenador municipal de Desporto, Renato Brächer, e o secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Gilmar Pinheiro, esteve recebendo o gerente da Unidade Pelotas do Serviço Social do Comércio (SESC), Luís Fernando Parada, em seu gabinete na manhã de quinta-feira (18).
Na ocasião, Parada realizou a entrega do Certificado de Mérito Comunitário, reconhecendo o envolvimento e entusiasmo do município na participação do Dia do Desafio. Em 2013, São Lourenço do Sul enfrentou Ciudad Quesada, da Costa Rica.  A reunião também teve como pauta a possibilidade de implantação de projetos futuros.

Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas

Dando seguimento à Implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, MPEs, aconteceu na última quarta-feira (17), nas dependências da Associação Comercial Industrial (ACI), encontro do Comitê Gestor sobre os resultados da 1ª licitação exclusiva para MPEs, cujo valor é de até R$ 80 mil.
Na oportunidade, foram elaboradas estratégias de divulgação, adequação e adesão das empresas nas compras governamentais a partir do Relatório de Compras e percentual de participação das empresas locais, apresentado pela Central de Compras do Município.
A próxima reunião está prevista para o dia 14 de agosto do corrente ano.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Agência de Desenvolvimento do Turismo na COSTA DOCE em Ação Conjunta ao Município de Rio Grande

Na última sexta-feira (19) estiveram em reunião os secretários de Cultura e Desenvolvimento Econômico do Município de Rio Grande, Jordano dos Santos Marques e Celso Santos junto ao secretário de Turismo, Indústria e Comércio de São Lourenço do Sul também presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo na Costa Doce, Gilmar Pinheiro.
A reunião teve por objetivo constituir parceria entre a AD Costa Doce e o Município de Rio Grande para encaminhar projetos junto ao Ministério de Cultura (lei ROUANET) para captar recursos na Revitalização do Centro Histórico daquele Município, a cidade mais antiga do Estado com alto valor histórico e cultural e de grande importância turística por abrigar inúmeros museus e prédios antigos que demonstram a preservação de sua história.
Também foi abordada a experiência de São Lourenço no Microcrédito fornecido aos Pequenos e Micro Empresários no incentivo de estimular a economia local gerando oportunidades de desenvolvimento a novos empreendimentos.  Na oportunidade, Pinheiro explanou sobre a política de atração de novos investimentos e sobre a importância de festivais nativistas dentro do estado como, por exemplo, o Reponte da Canção, realizado em São Lourenço do Sul no Galpão Crioulo junto ao Camping Municipal, que chega a sua trigésima edição, ao qual há interesse por parte dos riograndinos na criação de um Festival Nativista no Município. Os presentes acontecimentos demonstram, mais uma vez, que São Lourenço do Sul serve de modelo às novas administrações que estão iniciando.
Buscando fortalecer a governança regional é que a Agência de Desenvolvimento do Turismo na Costa Doce promove através de ações participativas a integração entre os Municípios com foco de consolidar o turismo na região sul do Estado.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Vendedores Ambulantes Terão Uniformes Padronizados

A prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio junto ao Departamento de Economia Solidária, estão desenvolvendo programa de padronização de uniformes destinados aos vendedores ambulantes de São Lourenço do Sul.
O programa conta com apoio do Sebrae, onde os uniformes estarão dentro dos padrões explicitados pelos órgãos sanitários. Serão também padronizados os trailers e “carrocinhas” tendo por objetivo, qualificar o atendimento dos ambulantes locais durante a temporada de verão e outros eventos que ocorrem durante o ano no Município. O atendimento será unificado, ou seja, todos ambulantes terão suas “carrocinhas” ou traillers padronizados, sem distinção.
Com lançamento previsto para o mês de novembro, a Prefeitura Municipal disponibilizou o layout da padronização e também estará ofertando linhas de crédito para aquisição de materiais. Os uniformes já podem ser adquiridos junto ao Departamento de Economia Solidária de São Lourenço do Sul.
Para mais Informações:
(53)3251-9530
Departamento de Economia Solidária


Mais uma Empresa foi Contemplada pela LEI Nº 2341 – Condomínio Industrial

Na última quinta-feira (18), esteve visitando a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de São Lourenço do Sul, o proprietário e gerente de Marketing da loja Dy Fabrika Calçados, Alexandre Colvara, trazendo amostras de sua primeira produção feita no Berçário Industrial.
Contemplado pela LEI Nº 2341 que institui a concessão de módulos de 50m² a Micro e Pequenas Empresas que queiram se instalar no Condomínio Indústria (Berçário Industrial), criado pela Lei Municipal 1812/92, a efetividade deu-se através de estímulos criados pela Prefeitura Municipal na busca de incentivar o desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas.
Entre os benefícios concedidos pela LEI Nº 2341 destaca-se a instalação gratuita pelo prazo de até 03 (três) anos, podendo ser renovado por até 02 (dois) anos, por decisão da Associação dos Usuários do Condomínio Industrial; a isenção de tributos municipais, pelo prazo de até 03 (três) anos, tais como IPTU, ISSQN e outros que venha a ser criados; e concessão de Incentivos promocionais através de “flashes” publicitários em veículos de comunicação, exposições e mostras que permitam às Micro e Pequenas Empresas Industriais tornarem conhecidos os seus produtos, entre outros benefícios. 
Para o Secretário de Turismo, Indústria e Comércio de São Lourenço do Sul, Gilmar Pinheiro, o Município vive um novo momento no que diz respeito ao desenvolvimento econômico. “No intuito de atrair novos investimentos para o Município, estamos criando condições para que empresas tenham a oportunidade de expandir seus negócios”.
Os calçados feitos pela Dy Fabrika estarão à venda a partir do mês de setembro.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Novas Reuniões Referentes à Implementação da Lei Geral das MPEs

Dando segmento à implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, MPEs, aconteceu, no último dia 16 de julho, através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio junto a Sala do Empreendedor, reunião referente à implementação e qualificação da Lei Geral no Município de São Lourenço do Sul. Na pauta, foram tratados temas correspondentes aos quesitos de Agente de Desenvolvimento Local, Empreendedor Individual, Desburocratização e Compras Governamentais. 
Durante a reunião esteve presente a consultora do Sebrae Sul, Daniela Burkhard; Joselaine Quevedo, Central de Compras do Município; e Dóris Klasen representando a Sala do Empreendedor.
Nas próximas reuniões haverá a disposição do tema, Compras Governamentais, com editais de cotas e subcontratação garantindo a regulamentação da Lei.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Reunião dos Secretários de Turismo da Região Costa Doce

Na última sexta-feira (12) estiveram reunidos, junto a FEARG - FECIS no Município de Rio Grande, os secretários de turismo de onze Municípios da região COSTA DOCE, entidades e empresários do trade Turístico.
Na ocasião, esteve presente o diretor de desenvolvimento da Secretaria de Estado do Turismo, Maximilianus Pinent, onde, entre outros assuntos, explanou sobre os desafios que os Municípios enfrentarão daqui para frente na criação dos Conselhos Municipais de Turismo, Planos Municipais e Inventário da oferta turística – Questões altamente importantes na obtenção de recursos e financiamentos tanto do Estado como do Governo Federal. 
Com o intuito de promover melhores resultados através da regionalização da cadeia turística, os representantes dos Municípios da região COSTA DOCE - como defende o secretário de Turismo, Indústria e Comércio de São Lourenço do Sul também presidente da AD Costa Doce, Gilmar Pinheiro - buscam, através das reuniões, implementar mudanças junto às conquistas, de forma a obter os resultados almejados na abordagem territorial; a integração e participação social, fortalecendo o protagonismo da cadeia produtiva do turismo no âmbito regional, no conjunto dos municípios, e no processo de gestão das políticas públicas; a sustentabilidade compreendendo a preservação da identidade cultural de cada Município e  a preservação ambiental; a inovação no que diz respeito à busca de produtos e serviços.
Na busca de incentivos ao fortalecimento do trabalho conjunto de estruturação e promoção da cadeia turística no estado é que Pinheiro defende a importância dos Municípios em aderirem a Agência de Desenvolvimento do Turismo na Costa Doce, AD Costa Doce, buscando fortalecer a governança regional.
Durante informações dadas pelos secretários, destaca-se o Município de Guaíba, que aumentou seu fluxo de turistas em mais de 300% devido ao transporte fluvial feito de Porto Alegre à Guaíba, através do Catamarã – que, a princípio, realizava o transporte de trabalhadores, mas através de seu aperfeiçoamento colaborou para o aumento do fluxo turístico na região.
A próxima reunião acontecerá no Município de Camaquã, dia 08 de agosto, às 14h00min no Forte Zeca Neto.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Grupos de Economia Solidária do Município Participaram da 2ª Feira Mundial de Economia Solidária


Aconteceu na cidade de Santa Maria, de 11 a 14 de julho, o 2º Fórum Social e a 2ª Feira Mundial de Economia Solidária reunindo cerca de 200 mil pessoas durante os quatro dias de evento. Participaram também países do Mercosul como Uruguai, Argentina, Paraguai e Venezuela.
São Lourenço do Sul se fez presente através dos grupos de Economia Solidária: Pastoral do Negro, Flaps, Associação Caminho dos Pomeranos, Temperme e Arte e Sabores. Os Grupos de Economia Solidária têm por objetivo apoiar iniciativas de geração de trabalho e renda por meio da participação coletiva, buscando sua inserção em um determinado setor produtivo ou econômico.
Reunindo cerca de mil empreendimentos de 40 países e 27 estados brasileiros, “a 2ª Feira Mundial de Economia Solidária demonstra grande oportunidade para que os grupos de São Lourenço do Sul ganhem visibilidade não só no país, mas também no exterior”, relata o diretor do Departamento de Economia Solidária, Cláudio Nei.
A participação dos Grupos de Economia Solidária do Município contou com o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e Secretaria de Educação de São Lourenço do Sul.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Realização do 11º Enduro Turístico da Família Costa Doce

A realização do 11º Enduro Turístico da Família Costa Doce, ocorrido no Município de São Lourenço do Sul, demonstrou a união por parte dos cavaleiros e o respeito à tradição. A cavalgada iniciou na sexta-feira (12) com a concentração dos cavaleiros na Comunidade Católica do Boqueirão, local de pernoite, onde foram recepcionados com jantar e café da manhã.
Na manhã de sábado (13) o trajeto se deu em direção à Casa da Schimier, onde aconteceu a encenação do convidador e da noiva de preto – aos quais descrevem um pouco da cultura histórica pomerana. Ao meio-dia, o almoço foi servido na Cooperativa Mista dos Pequenos Agricultores da Região Sul (Coopar) organizado pelo grupo de Pescadoras Amigas da Lagoa com saída em direção à Coxilha do Barão para o pernoite na propriedade Frischtick Haus. Na manhã de domingo (14) os cavaleiros visitaram a Picada das Antas com retorno a residência de D.ª Inês, na Coxilha do Barão, para realização do Mandala, visitação de monumentos históricos e encerramento da programação.
Através do Enduro Turístico os cavaleiros puderam desfrutar um pouco mais das belezas naturais que o Município tem a oferecer. A cavalgada foi uma parceria realizada entre Associação Cavaleiros da Costa Doce, Prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de São Lourenço do Sul e apoio da Agência de Desenvolvimento do Turismo na Costa Doce.

Aumenta Espaço de Pequenos Negócios nas Compras Públicas


Os municípios gaúchos que implementaram a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas estão colocando em prática ações que beneficiam e privilegiam os pequenos negócios locais. Exemplo disso são as cidades de São Lourenço do Sul e Coronel Barros, que estão comprando materiais e contratando serviços de empreendimentos de micro e pequeno porte, com base em um dos capítulos da legislação: compras governamentais.
São Lourenço do Sul abriu edital de concorrência para aquisição de água mineral exclusivamente de micro e pequenas empresas. O certame ocorre no dia 15 de julho. É a primeira vez que o poder público municipal realiza licitação exclusiva para as micro e pequenas empresas da cidade.
Já o município de Coronel Barros realizou pregão presencial no início do mês para aquisição de materiais e medicamentos destinados à distribuição gratuita e manutenção do Centro Municipal de Saúde. Nesse caso, a licitação não é exclusiva para os pequenos negócios, porém garante que 25% do total da compra seja adquirida de micro e pequenas empresas. Outra licitação realizada pelo município é para a execução de obra de engenharia civil que abrigará a academia de saúde da cidade.  A empresa licitante vencedora do certame obriga-se a efetuar a subcontratação de até 30% do valor licitado por meio de microempresas e negócios de pequeno porte. Em 2012, dos R$ 4 milhões gastos pela prefeitura municipal, mais de R$ 900 mil destinaram-se a pequenos negócios.
Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no estado, Vitor Augusto Koch, com estas ações os municípios estão promovendo o desenvolvimento local, na medida em que os recursos financeiros permanecem na cidade. “As micro e pequenas empresas são grandes geradoras de emprego e renda no país, por isso é tão importante colocar em prática iniciativas que criam um ambiente mais favorável ao crescimento e ao surgimento de novos negócios”, ressalta.
Prestes a completar seis anos de criação, a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas aumentou o número de contribuintes, a arrecadação de impostos e beneficiou milhares de negócios. A partir da regulamentação da legislação, os municípios podem realizar compras municipais de micro e pequenas empresas no valor de até R$ 80 mil. Além disso, permite desburocratizar o registro e a baixa de empresas; facilitar o acesso ao crédito; investir em inovação e tecnologia; e apoiar o associativismo e a cooperação, entre outros benefícios.
No Rio Grande do Sul, das 434 cidades que já aprovaram a legislação, 83 já estão colocando o regulamento em prática efetivamente. “Nossa meta é chegar ao final de 2013 com 105 municípios com a lei implementada”, acrescenta Koch. (ASN)

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Compras Governamentais



A Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul, através da Sala do Empreendedor e Setor de Licitações, está divulgando a realização da primeira licitação exclusiva para MPEs - Micro e Pequenas Empresas, cujo valor é de até R$ 80.000,00. Atendendo ao dispositivo da Lei Complementar 123/2006 regularizada no Município pela Lei Geral das MPEs 3.097/2009.
Os empresários que queiram participar devem acessar a página do Município http://www.saolourencodosul.rs.gov.br/ link das licitações; solicitar por e-mail compras@saolourencodosul.rs.gov.br ou pelo telefone 53- 3251-9594; e também retirar no próprio setor de licitações no endereço, Rua Alfredo Born 202, neste Município. A data de abertura será dia 15/07/2013 às 09h30 min na Sala de Licitações a tratar objetos de compra e aquisição de água mineral sem gás.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Conheça o Banco do Povo

Você possui um pequeno negócio, quer investir, mas os recursos encontram-se indisponíveis no momento?
Com essa finalidade de estimular a economia local gerando oportunidades para que microempresários possam realizar seus sonhos de prosperar no mercado de trabalho é que a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de São Lourenço do Sul criaram o Programa Banco do Povo.
Criado em 9 de agosto de 2006, o programa já beneficiou mais de 280 pessoas somando um total de investimento de R$ 1.425.432,00; ou seja, são centenas de pessoas em ascensão através de um desenvolvimento econômico sustentável.
Mas como funciona?
 O programa abrange todos os microempreendedores do setor formal e informal, ou seja, podem ser beneficiados tanto o dono de uma padaria, do comércio, o mecânico, a cabeleireira...
Para ter acesso aos benefícios é muito fácil: basta ser maior de 18 anos, não possuir restrições cadastrais (SPC, SERASA e outros), ter um empreendimento com faturamento anual até R$ 120.000,00 e fiador sem restrições no CPF.
Você não acha que já está na hora de sair da garagem de sua casa ou de investir numa infra-estrutura melhor? - Com o programa Banco do Povo, através de um crédito rotativo, você pode financiar até R$ 15.000,00 para investir no seu próprio negócio com taxas de juros baixíssimas de 0,41% ao mês e 5% ao ano.
Vamos lá... Na prática, se você é atuante no ramo do comércio, possui uma padaria, com experiência de pelo menos seis meses na atividade e pretende expandir seu empreendimento através da aquisição de máquinas ou equipamentos, então estamos falando de um investimento fixo. Agora, se o seu desejo é aumentar a quantidade de matéria-prima para sua produção; quem sabe tornar sua padaria num comércio com maiores variedades ou aumentar a produção de pães e massas, então estamos falando de um capital de giro.
Com funcionamento de segunda a sexta-feira das 08:30 às 11:30 e das 13:30 às 16:30, o Banco do Povo demonstra a preocupação da Prefeitura Municipal com as iniciativas de produção  popular na geração de trabalho, emprego e renda para a população de São Lourenço do Sul.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Oficina do Microempreendedor Individual

Aconteceram nos dias 02, 03 e 04 de julho, em São Lourenço do Sul, as oficinas para os Microempreendedores Individuais (MEI). Entende-se por Microempreendedor Individual (MEI) a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um microempreendedor individual, é necessário faturar no máximo até R$ 60.000,00 por ano.
Com o objetivo de tratar temas básicos para gestão e fortalecimento dos negócios de novos empreendedores, as oficinas aconteceram nas dependências da Associação Comercial Industrial (ACI) sendo ministradas por consultores do SEBRAE. Representando a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio do Município via Banco do Povo a agente de microcrédito, Silvana Vernetti, realizou a apresentação das novas taxas de microcrédito, de 0,41% o mês e 5% ao ano para empreendedores formais e informais que queiram investir no próprio negócio.
Com o objetivo de fortalecer a economia do Município, as oficinas foram uma parceria entre Prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio – Sala do Empreendedor, SEBRAE/RS e ACI/CDL.

Lourencianos pela Europa

Durante uma semana (de 20 a 27 de junho) Lourencianos foram convidados para uma missão entre Brasil e Alemanha, patrocinada pela MALWEE na pessoa de seu presidente Wander Weege pelos 725 anos da cidade de Resko (antiga Regenwald).
Na antiga pomerânia, hoje território da Polônia, o Sr. Weege recebeu o título de cidadão honorário do Município de Resko e levou consigo para uma missão cultural artistas, professores, escritores e pessoas interessadas na cultura pomerana somando um total de 56 visitantes vindos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo.
Representando o Município de São Lourenço do Sul estavam Jairo Scholl Costa, escritor da história pomerana; José Carlos Neutzling, empreendedor do Caminho Pomerano e Ileia Kruguer, professora de língua pomerana na escola Municipal de Bom Jesus. O grupo conheceu a Alemanha oriental que, desde de 1945 passou ao controle da polônia.  As cidades que antes pertenciam aos pomeranos foram transferidas para os poloneses e toda a população pomerana obrigada a se deslocar para o território, onde atualmente está localizada a Alemanha, e de onde se dispersaram não só por aquele país, mas também pelo mundo.
Nas palavras de Jairo Scholl Costa “a viagem foi muito construtiva no que diz respeito em conhecer as localidades de onde vieram os imigrantes do Município de São Lourenço do Sul, mas não foi possível estabelecer contato em língua pomerana com ninguém”.
A viagem iniciou por Stettin seguindo pelas localidades de Resko, Kamin, Kolberg, Rewahl e finalmente Berlim. Na ocasião da cerimônia realizada em Resko foram entregues ao prefeito da cidade uma bandeira de São Lourenço do Sul, medalha do sesquicentenário e DVD dos 150 anos da imigração pomerana à São Lourenço do Sul. No ensejo, o prefeito de Resko também foi informado sobre a existência de uma colônia pomerana no Sul do Brasil.

terça-feira, 9 de julho de 2013

11º Enduro Turístico da Família Costa Doce - Caminho Pomerano

Nos dias 12, 13 e 14 de julho ocorrerá no Município de São Lourenço do Sul o 11º Enduro Turístico da Família Costa Doce reunindo cavaleiros de diversas localidades da região que percorrerão o roteiro de turismo rural, Caminho Pomerano, que preserva a cultura do povo alemão-pomerano do Município.
Com o objetivo de divulgação e preservação das raízes, usos e costumes do gaúcho, a Associação reúne amantes da cultura do Estado através do lazer, conteúdo histórico envolvendo o turismo rural e a integração entre cidade e colônia.
A cavalgada é uma parceria entre Associação Cavaleiros da Costa Doce, Prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de São Lourenço do Sul e Agência de Desenvolvimento do Turismo na Costa Doce.
Para maiores informações, acesse:
http://www.cavaleirosdacostadoce.com.br/

Representantes da Agência de Desenvolvimento do Turismo na Costa Doce Visitaram o Município de Sertão Santana

No último dia 02 de julho, o Secretário de Turismo, Indústria e Comércio também presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo na Costa Doce, Gilmar Pinheiro, acompanhado pela Secretária Executiva da AD Costa Doce, Simone Porepp, visitaram o Município de Sertão Santana, localizado aproximadamente a 80 km da capital, Porto Alegre.
Na ocasião, foram recebidos pelo prefeito e presidente da Associação dos Municípios da Região Centro Sul, Sergio Teifke, onde o secretário Gilmar Pinheiro explanou sobre a importância do município em aderir a Agência AD Costa Doce para o fortalecimento do turismo na região. No ensejo, houve concordância sobre a nova política de Regionalização do Turismo e formatação das regiões turísticas no Estado do Rio Grande do Sul propostas pelo Ministério do Turismo (MTUR), onde Pinheiro defende que não haja a divisão dos 28 Municípios das regiões Sul e Centro Sul a fim de que se tornem uma única região Turística, Costa Doce, compreendendo Municípios de Guaíba ao Chuí. O fortalecimento da gestão do Turismo garantirá a participação de todos os envolvidos com o desenvolvimento da atividade turística no estado.
Aquiescente às reivindicações, o prefeito Sérgio Teifke encaminhará a Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, SETUR/RS, documento pela Associação dos Municípios da Região Centro Sul, A Costa Doce, solicitando a denominação de uma única região turística intitulada, Costa Doce.
Na oportunidade, o prefeito convidou o secretário e a comunidade Lourencia em geral para participarem da 3ª edição da Fest Vinho que ocorrerá no mês de julho no Município de Sertão Santana.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Artesanato Lourenciano em Foco

Acontecerá nos meses de julho e agosto, nas dependências da Associação Comercial Industrial (ACI), oficinas em parceria entre SEBRAE/RS e Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio.
As oficinas são voltadas aos membros dos grupos de Economia Solidária do Município e ao público em geral com o objetivo de aperfeiçoar o domínio e a técnica por parte dos artesãos abrangendo desde a criação dos produtos até a comercialização e gestão das finanças.
08/07/2013 à 11/07/2013 - Curso Prático de Criação de Coleção e Produção no Artesanato
15/07/2013 - Oficina “Administrando Fluxo de Caixa”
08/08/2013 - Oficina de Comercialização do Artesanato
19/08/2013 à 22/08/2013 – Oficina de Formação de Preços
Nas palavras do Diretor do Departamento de Economia Solidária, Cláudio Nei, “as oficinas visam qualificar ainda mais os grupos de economia solidária demonstrando a preocupação da Secretária de Turismo, Indústria e Comércio com a identidade do artesanato Lourenciano”.
Para mais informações (53) 3251-9530
Departamento de Economia Solidária

Representantes da Agência de Desenvolvimento do Turismo na Costa Doce Visitaram o Município de Sertão Santana

No último dia 02 de julho, o Secretário de Turismo, Indústria e Comércio também presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo na Costa Doce, Gilmar Pinheiro, acompanhado pela Secretária Executiva da AD Costa Doce, Simone Porepp, visitaram o Município de Sertão Santana, localizado aproximadamente a 80 km da capital, Porto Alegre.
Na ocasião, foram recebidos pelo prefeito e presidente da Associação dos Municípios da Região Centro Sul, Sergio Teifke, onde o secretário Gilmar Pinheiro explanou sobre a importância do município em aderir a Agência AD Costa Doce para o fortalecimento do turismo na região. No ensejo, houve concordância sobre a nova política de Regionalização do Turismo e formatação das regiões turísticas no Estado do Rio Grande do Sul propostas pelo Ministério do Turismo (MTUR), onde Pinheiro defende que não haja a divisão dos 28 Municípios das regiões Sul e Centro Sul a fim de que se tornem uma única região Turística, Costa Doce, compreendendo Municípios de Guaíba ao Chuí. O fortalecimento da gestão do Turismo garantirá a participação de todos os envolvidos com o desenvolvimento da atividade turística no estado.
Aquiescente às reivindicações, o prefeito Sérgio Teifke encaminhará a Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, SETUR/RS, documento pela Associação dos Municípios da Região Centro Sul, A Costa Doce, solicitando a denominação de uma única região turística intitulada, Costa Doce.
Na oportunidade, o prefeito convidou o secretário e a comunidade Lourencia em geral para participarem da 3ª edição da Fest Vinho que ocorrerá no mês de julho no Município de Sertão Santana.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Encontro da Secretaria de Turismo

No último dia 27 de junho aconteceu nas dependências da ACI (Associação Comercial Industrial) o encontro para o futuro Planejamento Estratégico da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio reunindo todos os funcionários, departamento de Eventos, departamento de Turismo, Economia Solidária, Departamento Administrativo, Departamento de Indústria e Comércio e Banco do Povo. Durante a pauta foram ressaltadas as conquistas do atual governo que desde 2005 promove mudanças positivas no Município.
Através do encontro estratégico houve a definição dos objetivos a serem desenvolvidos por esta secretaria.